Direção efetiva: o que fazer quando estou no trânsito e batem no meu carro?

Ninguém sai de casa disposto a se envolver em um acidente não é mesmo? Todos nós dirigimos na tentativa de ser seguros e efetivos para evitar prejuízos físicos e materiais. Cada vez mais aumenta a frota de carros em Curitiba que circulam pelo trânsito, que também está ficando caótico.

Diante disso, o grande desafio é praticar diariamente a direção efetiva, com ações seguras que diminuam o risco de causar acidentes. Pelo grande número de veículo circulando, isto não é fácil, mas com paciência e bastante concentração na hora de dirigir isto é possível.

Foto: Acidentes de trânsito podem acontecer a qualquer momento (Reprodução/Pixabay)

Os prejuízos em uma batida de carro podem ser altos no bolso dos motoristas. Então, não importa se você dirige um Volkswagen Gol ou uma BMW, todo cuidado é pouco para não se envolver em acidentes.

Hoje é preciso dirigir cuidando dos seus próprios erros e se prevenindo contra a direção nada defensiva dos demais motoristas. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que se envolvem em acidentes em que elas estavam paradas corretamente e sem esperar, foram atingidas por veículos que em que os motoristas cometeram erros.

Nem todos os problemas de um acidente de trânsito se resumem a custos materiais, como por exemplo, a franquia de veículos importados como o Citröen C3 que é um pouco mais alta. Muitas vezes são a vida das pessoas que estão sendo colocadas em risco por atitudes irresponsáveis que são cometidas no trânsito.

 Trânsito seguro

As atitudes diárias tornam o trânsito um local mais seguro. Dirigir de forma defensiva e evitando causar acidentes é uma maneira de tornar o trânsito caótico um local mais agradável. Aqui vão algumas dicas para que você possa fazer a sua parte e evitar muitos problemas quando estiver no volante:

  • é lei! Dirigir depois de consumir bebida alcóolica é crime.
  • respeite as sinalizações de trânsito.
  • fique bem longe do celular enquanto estiver no volante, ele tira sua atenção e, pode causar acidentes.
  • seja prudente, utilize o cinto de segurança e o capacete, no caso dos motociclistas.
  • dirija com segurança, evite fazer manobras bruscas, ultrapassagens perigosas e o excesso de velocidade.
  • se estiver chovendo reduza a velocidade. Nessas condições você perde a visibilidade e o carro pode não responder ao seu comando.
  • cuide de você e dos outros. Evite trafegar ao lado de motoristas que estão desafiando as leis de trânsito e estão sendo imprudentes. Se manter distante pode de livrar de prejuízos físicos e materiais.

Bateram no meu carro, o que fazer?

Se você não conseguiu evitar de se envolver em um acidente, a primeira coisa a se fazer é ver se todos os ocupantes que estão nos veículos envolvidos estão bem fisicamente. A partir daí é necessário que as providências legais sejam tomadas.

Tente ser amistoso e manter a calma na hora de conversar com os motoristas envolvidos na colisão. Se os veículos tiverem grandes avarias é hora de acionar o seguro e a polícia de trânsito, para que o boletim de ocorrência seja confeccionado no local, e os veículos possam ser retirados.

Se os veículos estiverem em condição para rodar, faça fotos do local para se resguardar e remova os veículos para não impedir o trânsito. Você pode registrar o boletim de ocorrência junto a autoridade de trânsito posteriormente, caso uma viatura não possa ir até o local.

É sempre importante anotar os nomes e telefones de testemunhas que possam declarar como ocorreu o acidente. Isto pode ser necessário em posteriormente na hora do responsável pelo prejuízo pagar pelos danos.

Quanto aos motoristas envolvidos, não esqueça de pegar todos os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dados do veículo, além de endereço e telefones para contato. Se possível fotografe a CNH e os documentos do carro, na hora de registrar o boletim isso pode ser importante para localizar o outro condutor envolvido no acidente.

Dicas de direção efetiva

A direção efetiva é praticada quando um motorista segue as regras de trânsito e dirige de forma prudente evitando se envolver em acidentes. É a maneira de dirigir evitando ao máximo se envolver em situações que possam ocasionar um acidente:

  • diminuir a velocidade em locais sinalizados e na hora de fazer curvas.
  • evitar o uso de marchas desengatas, a famosa “banguela” para ter sempre o máximo controle do veículo.
  • usar o freio motor e a redução das marchas para reduzir a velocidade, sempre respeitando uma distância considerável com o veículo da frente.
  • fique sempre de olho nos espelhos e retrovisores para perceber o que os demais motoristas estão fazendo, e na hora de mudanças de faixa também evitar possíveis colisões.
  • fique sempre longe do celular. Não utilize o aparelho durante o tempo que está no trânsito. O celular é uma das maiores causas de distração dos motoristas quando estão ao volante.
  • cuidado em semáforos, ruas preferências e entradas e saídas dos imóveis. Normalmente nestes pontos em que é necessária a parada do veículo é que os acidentes mais leves podem acontecer por pequenos momentos de distração.
  • sempre utilize as setas para sinalizar suas ações no trânsito. Evite fazer conversões ou trocas de faixas sem a manobra estar devidamente sinalizada.
  • respeite a sinalização do trânsito, é essencial para evitar acidentes.
  • conheça as leis de trânsito e tenha paciência para respeitá-las em todos os momentos que estiver dirigindo, isto pode fazer muita diferença e é um hábito saudável.

Estas dicas parecem simples, mas se elas forem levadas em consideração diariamente, muitos acidentes de trânsito podem ser evitados. Ficar atento aos seus erros é tão importante quando ficar atento ao que os outros motoristas fazem ao seu lado. Por exemplo, em uma situação que você observa um carro cometendo infrações, tente se afastar deste veículo para não ser vítima deste motorista imprudente.

Gostou deste artigo sobre as dicas de direção efetiva e o que fazer quando se envolve em um acidente de trânsito? Então que tal compartilhar este texto com os seus amigos através das suas redes sociais para que todos possa ficar cada vez mais atentos no trânsito e evitar acidentes.

FONTE: Milena Meira
Marketing Digital.
marketing02@chavesnamao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *