CARRO BLINDADO. PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS FREQÜENTES DOS INTERESSADOS EM BLINDAR UM CARRO

 .POSSO BLINDAR SOMENTE OS VIDROS?

pODE, MAS NENHUMA EMPRESA RECOMENDA. GASTA-SE MUITO DINHEIRO (CERCA DE 70% DE UMA BLINDAGEM COMPLETA) PARA POUCA PROTEÇÃO.

COMO É FEITA À ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

HÁ EMPRESAS QUE OFERECEM A MANUTENÇÃO ATÉ MESMO EM FINAIS DE SEMANA. O IMPORTANTE É VER EM QUANTO TEMPO A OFICINA DEVOLVE O CARRO.

QUAL A GARANTIA DAS EMPRESAS?

OS DEFEITOS APRESENTADOS NA BLINDAGEM SÃO COBERTOS POR ATÉ DOIS ANOS. O PROBLEMA MAIS FREQÜENTE SÃO PEQUENAS BOLHAS NOS VIDROS. ELAS APARECEM NOS ESPAÇOS ENTRE AS LÂMINAS SUPERPOSTAS.

O AUMENTO DE PESO NO CARRO INFLUENCIA A DIRIGIBILIDADE?

A BLINDAGEM MAIS COMUM TEM DE 100 A 200 QUILOS. O AUTOMÓVEL FICA UM POUCO MAIS BAIXO E O TEMPO DE FRENAGEM AUMENTA. A RECOMENDAÇÃO É CALIBRAR OS PNEUS COM A PRESSÃO MÁXIMA.

COMO FICA O NÍVEL DE RUÍDO?

UMA BLINDAGEM BEM-FEITA NÃO CAUSA RUÍDOS. ACONTECE O OPOSTO. O VIDRO MAIS GROSSO E AS PORTAS RECHEADAS DIMINUEM O BARULHO DA RUA.

POSSO BLINDAR UM CARRO POPULAR?

PODE, MAS NÃO VALE A PENA. A BLINDAGEM, ALÉM DE SAIR PELO DOBRO OU TRIPLO DO PREÇO DO CARRO, REDUZ DEMAIS O DESEMPENHO DO MOTOR.

É MELHOR BLINDAR UM CARRO NOVO, UM USADO OU JÁ ADQUIRIR UM VEÍCULO BLINDADO?

DEPENDE DA CONDIÇÃO ECONÔMICA. QUEM ESTIVER SE APERTANDO DEMAIS PARA ADQUIRIR UM BLINDADO, DEVE PESQUISAR NO MERCADO DE SEMINOVOS, POIS HÁ EXCELENTES OPÇÕES, COM RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO BASTANTE INTERESSANTE.

 QUANTO PESA UMA BLINDAGEM E FAZ MUITA DIFERENÇA NO DESEMPENHO DO CARRO?

NÃO E SIM PORQUE NÃO SE PODE BLINDAR AUTOMÓVEIS COM POTÊNCIA INFERIOR A 90 CAVALOS, ENTENDA QUE UMA BLINDAGEM PESA EM MÉDIA 200 KG.

POSSO VISITAR A OFICINA PARA SABER COMO MEU CARRO ESTÁ SENDO BLINDADO?

MUITOS NÃO DEIXAM MAIS DEVE, ENTENDENDO QUE A TRANSPARÊNCIA FAZ PARTE DO PROCESSO.

DOS VÁRIOS NÍVEIS DE BLINDAGEM QUE EXISTEM, QUAL É O RECOMENDADO? 

O NÍVEL MAIS UTILIZADO NO MERCADO É O IIIA. É O QUE SUPORTA EM GERAL TODOS OS DISPAROS EFETUADOS POR ARMAS DE MÃO.

HÁ OUTROS NÍVEIS MENORES, MAS A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO NÃO COMPENSA.

QUAL É A GARANTIA?

A GARANTIA PADRÃO É DE TRÊS ANOS.

ANTES DE BLINDAR UM USADO, CONVÉM FAZER UMA REVISÃO GERAL NO VEÍCULO?

É OBRIGAÇÃO PORQUE SE O CARRO TIVER ALGUM PROBLEMA A CULPA PROVAVELMENTE SERÁ COLOCADA NA BLINDAGEM.

QUANTO TEMPO DEMORA UM PROCESSO DE BLINDAGEM?

DE 15 A 40 DIAS ÚTEIS.

COMO IDENTIFICO UMA BLINDAGEM BEM-FEITA? 

NÃO É FÁCIL PORQUE OS BONS ACABAMENTOS PODEM CAMUFLAR BLINDAGENS RUINS. PODE PARECER ESTRANHO VER SEU CARRO TODO DESMONTADO, MAS É MELHOR ACOMPANHAR TODO O PROCESSO DE BLINDAGEM PORQUE LHE PROPORCIONARÁ MAIOR SEGURANÇA.

UM AUTOMÓVEL BLINDADO FICA MAIS OU MENOS SEGURO EM CASO DE COLISÃO? 

EM TESE NÃO EXISTEM TESTES CONCLUSIVOS PARA SABER SE FICA MAIS O MENOS SEGURO. A SEGURANÇA MAIOR É PROPORCIONADA PELA PRESERVAÇÃO DAS REGIÕES DE DEFORMAÇÃO DO VEÍCULO LEMBRANDO SEMPRE QUE AS BLINDAGENS DEVEM SER FEITAS EM VEÍCULOS QUE SEJAM EQUIPADOS COM AIRBAG.

BASTA BLINDAR O AUTOMÓVEL PARA SAIR TRANQÜILO ÀS RUAS? 

NÃO, UMA VEZ QUE NINGUÉM SABE AO CERTO QUE REAÇÃO TERÁ NO CASO DE UMA ABORDAGEM. NÃO FALTAM HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE ACABARAM ABRINDO A PORTA POR SE ESQUECER DE QUE ESTAVAM EM UM BLINDADO.

QUANTO CUSTA BLINDAR UM AUTOMÓVEL?

TEM VARIAS FORMAS DE BLINDAR UM CARRO, PORTANTO MUITOS VALORES, O PREÇO DEPENDERÁ DO TIPO DE BLINDAGEM; BLINDAR É UM PROCESSO CARO E TRABALHOSO.

A BLINDAGEM DE CLASSIFICAÇÃO III-A É O NÍVEL DE PROTEÇÃO MAIS COMUM NO BRASIL.

CONFERE-SE O PESO ORIGINAL DO VEÍCULO. COM A BLINDAGEM, A CARGA ADICIONAL É DE CERCA DE 130 QUILOS, MAS PODE SER MUITO MAIS.

O VEÍCULO É TODO DESMONTADO. RETIRAM-SE A CAPA INTERNA DO TETO E O FORRO DAS PORTAS, BANCOS E VIDROS. FICAM SÓ LATARIA, MOTOR E PAINEL. A ESCOLHA DE UMA EMPRESA SÉRIA É IMPORTANTE TAMBÉM PARA GARANTIR QUE A REMONTAGEM SEJA CUIDADOSA.

COMEÇA A BLINDAGEM DA LATARIA. O TETO, AS PORTAS E TODAS AS PARTES PLANAS (COM EXCEÇÃO DO CAPÔ) SÃO RECHEADOS COM MANTA DE FIBRA DE ARAMIDA, MATERIAL USADO NA CONFECÇÃO DE COLETES À PROVA DE BALAS. QUANDO ATINGIDA POR UM PROJÉTIL, A MANTA DISTRIBUI E ANULA A ENERGIA PROPAGADA POR ELE, AMORTECENDO O IMPACTO.

CHAPAS DE AÇO INOX COM ESPESSURA DE 3 MILÍMETROS SÃO COLOCADAS NAS COLUNAS, NA JUNÇÃO DO VIDRO COM A LATARIA, NOS CANTOS DAS PORTAS, ATRÁS DA MAÇANETA E DOS PONTOS DE FIXAÇÃO DOS ESPELHOS RETROVISORES

AS RODAS RECEBEM UMA FINA CINTA DE METAL,  COM CERCA DE 2,5 MILÍMETROS, QUE IMPEDE OS PNEUS DE SE ESVAZIAREM, PERMITINDO QUE O CARRO PERCORRA CERCA DE 20 QUILÔMETROS NUMA VELOCIDADE BAIXA. ALGUMAS EMPRESAS ENVOLVEM A RODA COM UMA RÍGIDA FIBRA DENÁILON, COM ESPESSURA APROXIMADA DE 6,5 CENTÍMETROS. ELA NÃO DEIXA A RODA TOCAR NO CHÃO E O CARRO CONSEGUE PERCORRER CERCA DE 35 QUILÔMETROS A 80 KM/H.

OS VIDROS COMUNS SÃO RETIRADOS. NESTE NÍVEL DE BLINDAGEM, QUE RESISTE A TIROS DE MUNIÇÃO CALIBRE 44, A ESPESSURA DO VIDRO VARIA DE 18 A 21 MILÍMETROS.

CINCO LÂMINAS DE VIDRO COMUM SÃO FIXADAS UMAS ÀS OUTRAS, POR UM FILME PLÁSTICO. A PARTE INTERNA É REVESTIDA DE UM OUTRO FILME, O POLICARBONATO, TAMBÉM UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DOS FARÓIS DE AUTOMÓVEIS CONVENCIONAIS. O POLICARBONATO EVITA QUE ESTILHAÇOS SE DESPRENDAM, CASO O AUTOMÓVEL SEJA ALVEJADO.

O CARRO É REMONTADO E, ANTES DE SER ENTREGUE AO CLIENTE, PASSA POR UM CHUVEIRO ONDE SE VERIFICA SE O ISOLAMENTO DA CABINE ESTÁ PERFEITO. CHECA-SE TAMBÉM A EXISTÊNCIA DE EVENTUAIS RUÍDOS.

quem regulamenta o mercado de blindados?

O Exército Brasileiro, através de sua Diretoria de Produtos Controlados, regula os aspectos documentais que, por lei, são exigidos na aprovação de venda de um veículo blindado para pessoas jurídicas ou físicas em todo o território nacional.

Da mesma forma esse órgão faz o mesmo tipo de controle sobre as empresas envolvidas no processo de blindagem de veículos (prestadores de serviço e fabricantes de peças blindadas).

Quais são os documentos necessários para se regularizar um carro blindado?

Para o carro: autorização de blindagem (emitida pelo exercito), registro da blindagem junto ao exército e o Detran e certificado de inspeção no INMETRO.

Para o proprietário: conjunto de documentação mostrando a idoneidade da pessoa (certidões criminais), atestado de residência e documentos pessoais.

Quais  documentos devo pedir para comprar um carro blindado usado?

Todo veículo deve possuir no documento de propriedade a inscrição “veículo blindado”. Isto é a prova de que o veículo teve todo o procedimento legal cumprido.

Como fica a garantia de um veículo 0km após a blindagem?

Normalmente as montadoras e suas concessionárias “fecham os olhos” para o fato do veículo ter sido blindado, mantendo a garantia de fábrica para os itens não afetados pela blindagem, principalmente a parte mecânica

QUAL É A SUA DÚVIDA ? BASTA PERGUNTAR….

13 ideias sobre “CARRO BLINDADO. PERGUNTAS E RESPOSTAS

    • Prezado Paulo, é muito legal termos a sua participação!
      Referindo-se a sua pergunta – que é sobre carro km- informamos que tanto para carros normais ou blindados existem garantias que:
      1. carros nacionais: oferecem garantia para motor, cambio, suspenção e lataria – em média 02 anos para parte mecânica e 03 ou 4 para lataria;
      2. carros importados, mesmo que fabricados no Brasil – vai de 03 a 05 para parte mecânica e até 06 para a lataria.
      3. blindagem : pode chegar até 10 anos de garantia.

      um forte abraço
      Felipe Paladino

    • Caro Vargas,
      Tudo é relativo……Contudo, a blindagem, desde que, feita por empresa caprichosa tem vida longa. Sobretudo se o proprietário seguir o plano de manutenção indicado pela empresa blindados. Assim, pode demorar mais de 10, mais de 15 anos
      Paladino

    • Laura, preenchido os pré-requisitos é administrativamente rápido. Sugiro conversar com a empresa blindadora – ela possui essa assessoria e os trâmites engraxados……Faz parte do negócio deles.
      Paladino

    • A blindagem do capô é parte de um opcional do processo de blindadem e depende também da potencia do veículo. Utiliza-se, de modo geral, Aramida. É um tecido de fibra leve e de alta resistência, molda com perfeição – são aplicadas com colas adesivas especiais nas superfícies planas e de fácil aderência como portas e teto, etc…..

      Se preferir, use o recurso de tela cheia.

  1. Boa tarde, por gentileza qual o procedimento, quando o carro blindado é sinistrado e tem perca total, existe algum procedimento ou formulario com relação a blindagem?

    • FranCarlos, amigo! minha primeira observação para você – a mais confortável – é buscar os serviços de um despachante, uma vez que, os Detrans Estaduais possuem normas que divergem de um Estado para outro.
      Todavia, de modo geral temos: A baiuxa É o processo de exclusão da Base de Dados do DETRAN e da Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do registro de um veículo retirado de circulação nas seguintes situações: irrecuperável, definitivamente desmontado, sinistrado com laudo de perda total e vendido ou leiloado como sucata.
      Precisa ter:
      • Recorte contendo a gravação da numeração do chassi;
      • Placas de identificação do veículo;
      • CRV original.

      Veículo para vistoria ou agendar a vistoria domiciliar ou Laudo de vistoria.
      - Débitos vencidos quitados.
      - Declaração do proprietário se responsabilizando Civil e Criminalmente pela baixa definitiva e irreversível com firma reconhecida por verdadeiro em cartório.
      - CRV ou declaração de extravio.
      DOCUMENTOS ESPECÍFICOS
      • Requerimento de Baixa de Veículo, devidamente preenchido e assinado, com reconhecimento de firma do solicitante registrado em cartório;
      • Recorte do Número de Identificação Veicular (N.I.V.) do chassi. Será recusado o recebimento de partes desproporcionais do chassi, sendo recolhido apenas a parte que corresponde ao N.I.V.
      • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
      • Placa(s) do veículo.

      DOCUMENTOS PESSOAIS
      Do Proprietário – Pessoa Física
      • Documento de identidade e CPF;
      • Comprovante de endereço ou declaração de endereço;
      • Certidão que comprove alteração de nome, caso haja divergência entre as informações dos documentos apresentados (Ex. Certidão de Casamento);

      Do Proprietário – Pessoa Jurídica
      • Cartão CNPJ;
      • Cópia autenticada (todas as folhas) do ato constitutivo da pessoa jurídica e suas respectivas alterações (Ex. Contrato Social / Requerimento de Empresário / Estatuto e ata de posse dos responsáveis pela administração da pessoa jurídica);
      • Documento de identidade e CPF do responsável pela administração da pessoa jurídica, conforme ato constitutivo e/ou respectivas alterações.

      Do Representante
      • Documento de identidade e CPF;
      • Cópia autenticada do instrumento público de representação (Ex. Procuração Pública / Alvará Judicial / Certidão de Inventário);

      Assim, a baixa no Detran – desde que o documento do veículo possua o registro da Blindagem é excluido automaticamente quando baixa os dados do veículo. Isso ocorre assim porque a blindagem é um equipamento de modificação do original do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>