BLINDAGEM DE VEÍCULO, MANUTENÇÃO E VALIDADE.

BLINDAGEM DE VEÍCULO, MANUTENÇÃO E VALIDADE.

I. Nível de Blindagem

Níveis de blindagem, que variam de acordo com o tipo de proteção exigida pelo cliente e a norma NIJ STD 0108.01 (National Institute of Justice – USA), padrão utilizado pelo Exército brasileiro. Cada nível protege contra o impacto de variados calibres de munição, conforme descrito abaixo:

balistica

Isso significa que: A construção do veículo blindado requer conhecimento técnico das propriedades balísticas dos materiais aplicados.

  • O uso de materiais homologados, fabricado por empresas certificadas e a correta aplicação, é que irão conjuntamente garantir que a blindagem do veículo tenha a proteção pretendida, para o nível balístico contratado pelo cliente.

II. ÁREAS QUE DEVEM SER PROTEGIDAS

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ ÁREA TRANSPARENTE: é toda a região compreendida pelos vidros originais. Os materiais que compõe a área transparente da blindagem utilizam o vidro blindado em substituição integral dos originais. Há no mercado uma variação relativamente grande de composições de vidros blindados, onde atualmente a composição de vidros laminados com PVB (poli vinil butiral), PU (poliuretano) e PC (policarbonato) é a mais usual.

Os vidros de boa qualidade são aqueles que possuem:

  • Curvatura (assento junto à carroceria);
  • Dimensional (encaixes);
  • Ótica (visão);
  • Peso (desempenho);
  • Espessura (baixa manutenção);
  • Estética (acabamento).

 ÁREA OPACA: é toda a parte de carroceria do veiculo, ou então, tudo exceto os vidros. Essa região é protegida pela aplicação de materiais como o aço e os compósitos de aramida, por exemplo. Cada um desses materiais tem sua finalidade e desempenham os mesmos papeis, com características diferentes.

AÇO :O aço utilizado deve ser  o inoxidável, da família do AISI 304. A liga 304 dos aços inoxidáveis são autênticos, não magnéticos, e são basicamente ligas de Ferro-Cromo-Níquel. Sua densidade é de 8,0 g/cm³. Possui excelente resistência à corrosão, a capacidade de conformação e soldabilidade.

Sua aplicação na blindagem é necessária nas partes estreitas e de bordas, pois sua resistência à deformação é muito superior ao do painel balístico, por esse ser um material tecido. Assim, os insertos de aço no vidro blindado (quando for o caso), overlaps, as fechaduras, colunas, barras de proteção das portas e travessas do teto são exemplos de regiões onde a aplicação do aço é a única solução segura. Abaixo, o exemplo do desempenho do aço (nesse caso aplicado como overlap do vidro da porta), onde vemos claramente como o projétil ultrapassa a borda do vidro blindado e atinge o aço aplicado atrás. Caso não existisse o overlap, o projétil atingiria o interior do veiculo, podendo ferir os ocupantes.

ARAMIDA

O aço por si só é um excelente material de proteção, porém seu peso torna-se um problema. Entram ai os compósitos. Esses materiais são resultados do desenvolvimento de novas tecnologias, onde se combinam materiais de diferentes naturezas, buscando propriedades finais não existentes nos materiais originais. O maior exemplo na blindagem atual é o painel de aramida ou manta balística.

O painel de aramida é um composto de tecido tramado a partir de fios de aramida (também conhecido como Kevlar® DuPont ou Twaron® Teijin) montado numa matriz de PE (polietileno), PU (poliuretano) ou de borracha sintética. A quantidade de fios de aramida, a forma de trama, a quantidade de camadas, o material da matriz e o processo de montagem são variáveis que influenciam na qualidade técnica do painel.

O maior resultado é a segurança do desempenho que o material tem, mesmo após o período de garantia, o que valoriza o produto como um todo. Por suas características, a maioria das empresas de boa qualidade usa ou sugerem a manta de aramida para a região do painel do veiculo, nas portas, teto, laterais, para-lamas, caixas de roda e porta-malas.

Outras características são levadas em conta para a especificação do tipo de manta de aramida, tais como:

TG3 Confiance.

III. REVISÕES E GARANTIA E VALIDADE

a blindagem possui um plano de revisões periódicas, medida essa que torna-se indispensável para a conservação do seu veículo blindado e obrigatório para a validade da garantia.

Após a blindagem, a primeira revisão especial é gratuita e executada em 2.500km ou três meses (o que ocorrer primeiro).

Para garantir a sua segurança e a qualidade da blindagem do seu veículo, as revisões periódicas devem ser realizadas a cada doze meses ou a cada 10.000 km alcançados. Ressaltamos que os itens de desgaste normal e manutenção não são cobertos pela garantia.

plano das REVISÕES PERIÓDICAS

QUILOMETRAGEM (km)

LIMITES (km) ou Meses*

2.500

2.500 a 3.000km ou 03 meses ( Primeira revisão gratuita)

10.000

9.500 a 10.500km ou 12 meses

20.000

19.500 a 20.500km ou 24 meses

30.000

29.500 a 30.500km ou 36 meses

40.000

39.500 a 40.500 km ou 48 meses

50.000

49.500 a 50.500 km ou 60 meses

60.000

59.500 a 60.500 km ou 72 meses

70.000

69.500 a 70.500km ou 84 meses

80.000

79.500 a 80.500 ou 96 meses
*KM ou Meses – O que ocorrer primeiro.

Nota: A realização de revisões fora dos períodos de tolerância estabelecidos na tabela acima poderá acarretar sérios prejuízos à durabilidade de seu veículo e comprometer a cobertura da garantia.


IMPORTANTE

 EXISTEM GARANTIA QUE VAI ATÉ 120 MESES (condicionado a certas circunstâncias estabelecidas no manual da blindagem)

  • Para a maioria das Companhias de Seguros o prazo aceito para garantia da blindagem do veículo é de até 05 anos.
  • A posição da Seguradora leva em conta que: carro blindado tem validade do ponto de vista balístico. A parte opaca tem garantia de 5 anos  e os vidros, por usarem policarbonato, com certeza já delaminaram. Como um jogo de vidro novo custa +- R$12.000,00, a maioria acaba retirando esses vidros e reautoclavando. Com isso você tira as bolhas de ar, mas também não existe garantia do desempenho balística
  • O carro carregou 200kg a mais pelos últimos 12 anos. Claro que o desgaste dependerá do uso, mas freio, suspensão e mesmo a carroceria e estrutura tendem a sofrer desgaste acelerado.Fonte: SISTEMA DE BLINDAGEM HI.TECH

                    TG3 Confiance.

 PREÇO DE SEGURO PARA BLINDADO

PEÇA A SUA COTAÇÃO AQUI

10 ideias sobre “BLINDAGEM DE VEÍCULO, MANUTENÇÃO E VALIDADE.

  1. Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. Im going to watch out for brussels. Ill be grateful if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers! bckdeccafbeb

  2. Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article. Ill make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely return. kcgdbededeec

    • Marga – é muito legal o seu contato!
      Poderia responder a sua pergunta se tudo fosse igual no mercado de blindagens….Porém,a região, a tecnologia da empresa, o tempo de garantia e o material empregado divergem na qualidade e no preço.

      Por isso – o ideal mesmo é escolher uma empresa blindadora para oferecer orçamento desejado.

      Os níveis de blindagem seguem as normas de regulamentação da ABNT, na qual os mais usados são:

      Nível I – munição: 32 e 38.
      Nível II-A – munição: até 357.
      Nível III-A – munição: até magnum 44.

      Procure as blindagens da DuPont™ Armura® e WTruffi.
      Conheça abaixo as características de cada uma:

      DuPont™ Armura®:
      A blindagem DuPont™ Armura® foi desenvolvida sob um sistema único e inovador com o objetivo de proteger você e sua família diante de ameaças cotidianas nos grandes centros urbanos. A blindagem de nível I protege contra cerca de 75% dos armamentos apreendidos nas mãos de meliantes em todo o País (Dados do Instituto Sou da Paz – 2014), além disso todas as blindagens homologadas são previamente testadas no próprio veículo com mais de 300 disparos reais antes de serem comercializadas.

      Entre os principais benefícios de Armura®, destaca-se sistema industrial de blindagem através de kits pré-formados, não prevê delaminação dos vidros e é muito mais leve, pois agrega em média 90 Kg de peso adicional ao veículo, não comprometendo a vida útil de suas peças, sem aumentar o consumo de combustível. A blindagem Armura® é a única oferecida pela Mitsubishi direto de fábrica para a ASX e Lancer 0 km.

      Garantia de 3 anos com a qualidade e credibilidade da marca DuPont.

      Saiba mais ou inscreva-se para ver um teste prático da blindagem: http://www.armura.com.br ou ligue 0800 17 17 15

      WTruffi:
      A WTruffi tem 15 anos de atuação no mercado, com mais de 8.000 veículos blindados e desenvolve blindagens do Nível I, Nível II-A e Nível III-A.
      Trabalha com os mais altos níveis de tecnologia existentes no mercado nacional e internacional, utilizando alguns dos materiais presentes nas blindagens de aviões e helicópteros militares.
      A empresa possui o certificado ISO 9001:2008, é associada à ABRABLIN e seus processos de produção são homologados e regulamentados pelo Exército Brasileiro.
      Oferece a blindagem mais leve do mercado, garantia de 10 anos contra delaminação dos vidros blindados e assistência técnica 24 horas, com unidades volantes e plataformas próprias.
      Garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e com a qualidade e credibilidade da marca WTruffi.
      Mais informações: http://www.truffiblindados.com.br
      Contato: atendimento@truffiblindados.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>