SAIBA COMO COMPRAR UMA APÓLICE DE SEGURO PARA SEU CARRO

bons orçamentos só com especialistas

 

O preço do seguro de um veículo é determinado pela análise de riscos das seguradoras, que têm a liberdade para estipular quanto custam seus produtos. No entanto, alguns padrões relacionados ao carro são comuns a todas as companhias e é possível se aproveitar deles para economizar na hora da contratação.

No total, 11 milhões de brasileiros têm contratos em seguradoras, de acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenASeg).       O crescimento do seguro de automóvel chegou a 6,5% no ano passado. Com tantas empresas no mercado, o mais indicado é que se pesquise em pelo menos quatro delas.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) não interfere diretamente nos preços praticados. “A Susep acompanha as políticas de tarifação por meio das análises, nas quais são apresentados resultados, incluindo informações relativas à sinistralidade apurada”, explica Luciana Carreira, coordenadora do órgão.

A economia do preço do seguro do seu pode ocorrer quando o contratante examina o tipo de cobertura oferecido. Analise se as coberturas oferecidas atendem as suas necessidades, compatíveis com os eventuais prejuízos que possam ocorrer.

Além disso, a forma de pagamento pode significar alguma redução do custo. Praticamente todas as seguradoras têm várias formas de pagamento disponíveis: parcelamento com juros, sem juros, à vista com desconto. Se o segurado tiver capacidade econômica é bom que opte pelo pagamento a vista ou em até 04 parcelas sem juros ou 06 parcelas sem juros, a depender da seguradora.

.Na hora da contratação é bom atentar para algumas informações:

Contrate somente as garantias adicionais e serviços que considere úteis ou necessários. -Serviços adicionais como estacionamento livre, carro reserva, seguro para vidros, lanternas, retrovisores, assistência residencial, seguro residencial, danos morais, autonomia de guincho acima de 200km e acessórios só encarecem o preço do seguro.

Faça seu pedido de cotação com corretora oficial ou corretor que apresente a sua habilitação da SUSEP para seguro de todos os ramos e que possa apresentar preços de no mínimo quatro seguradoras. Por quê?          A política de preços entre as empresas é livre, é importante pesquisar e o corretor oficial tem essa possibilidade. Dessa forma, são possíveis preços diferentes do seguro com a mesma relação custo x benefícios.

Não esqueça que: Carro estacionado na rua encare o valor do seguro. Mas é aconselhável que o proprietário fale a verdade. Uma resposta mentirosa no preenchimento do perfil do seguro é considerada fraude. Se o preço do seguro subir demais por conta disso, é válido fazer um orçamento em algum estacionamento privado nos arredores do trabalho ou da residência para contar com o desconto da seguradora para o item de proteção e guarda do veículo.

Incluir mais um condutor no seguro custa mais caro. Ainda mais se a segunda pessoa tiver menos de 25 anos. No entanto, é importante que a informação não seja omitida na hora de preencher o perfil. Se não tiver jeito, encare esse extra;

A instalação de um rastreador no veículo pode baratear o seguro. Na maioria das seguradoras, esse sistema é oferecido gratuitamente, a depender do tipo, marca e valor.  Se o segurado já possuir um rastreador, precisa se comprometer a deixá-lo ativo durante a vigência da apólice. Algumas empresas podem dar um desconto de até 30% na apólice, variando de acordo com o carro e localização;

Algumas seguradoras oferecem descontos que podem ser de fidelidade – quando o segurado renova há anos com a mesma empresa -, por experiência – para quem possui seguros sem sinistro -, e até familiar, concedido a partir do segundo seguro emitido por membros de uma mesma família;

Se você não possui um segundo veículo, recomendo que não deixe de contratar a garantia de carro reserva, desde que você observe se pode pagar pela garantia de no mínimo 15 dias. No Estado da Bahia, é difícil ter seu carro reparado em um tempo inferior a 20 dias, e aconselho ainda a contratar o carro reserva tipo básico com ar.

Se você só utiliza o veículo dentro da grande salvador, por exemplo, ou em um raio de até 100 km, reduza o preço do seguro solicitando a Assistência 24 horas, tipo básica ou simples.

Se você possui um veículo importado, novo ou seminovo não fique sem a cobertura de retrovisores e faróis. Hoje, em média esse tipo de reparo chega ser de800, a 5.000, contra uns 10% desse preço para comprar a garantia do seguro.

Se desejar fazer o seguro, mas está com o orçamento apertado, contrate o seguro total com Franquia Majorada por que essa mesma franquia em caso de perda total do seu veículo por colisão ou roubo desaparece. Só será cobrada na perda parcial.

Se você possui um veículo financiado ou em regime de leasing, recomendo, urgentemente, contrate uma apólice de seguro, mesmo que tenha de pagar mês a mês.

Não economize no valor da garantia de Danos Corporais. O valor mínimo dessa garantia deve de R$100.000, menos, a Lei de Responsabilidade Civil e os advogados vão te dar muito trabalho. Só para você ter ideia a diferença entre 50 e 100 mil reais não passa de 30,00 por ano.

Felipe Paladino

9236-3616

Socyal seguros

ORÇAMENTO DE PREÇO DE SEGURO. ACESSE

2 ideias sobre “SAIBA COMO COMPRAR UMA APÓLICE DE SEGURO PARA SEU CARRO

  1. Boa noite estou olhando uma ranger 2002 2.8 blidada não tem no documento ablindagem e já esta vencida o valor é 33.000.00 ela e 4/4 compensa. Não entendo nada de blindagem

    • Adnilson,
      Para a média de preço do mercado de blindados – o veículo está, em média, com preço de 5.000 a mais…. porém, existe acessórios, estado dos pneus, pintura e outros elementos que podem fazer com que se cobre um pouco mais – isso não tenho aferir. Pessoalmente, nunca recomendo a compra de veículo blindado sem a documentação. Algumas pessoas compram… Como se trata de um veículo com quase 15 anos de fabricação, isso pode trazer algum embaraço nas vistorias obrigatórias junto ao Detran…
      Tenha calma. Se o seu interesse é um carro blindado, sugiro ver outras opções para poder decidir melhor.
      Paladino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *