SAIBA ANTES DE COMPRAR UM CARRO BLINDADO

SAIBA ANTES DE COMPRAR UM BLINDADO

Resultado de imagem para foto de carro blindado

PRIMEIRAMENTE VOCÊ TERÁ QUE DECIDIR SE VAI COMPRAR UM CARRO:

  • USADO QUE FOI BLINDADO,
  • VAI BLINDAR O CARRO QUE VOCÊ TEM,
  • OU SE VAI COMPRAR UM CARRO NOVO BLINDADO.

NOS TRÊS CASOS VOCÊ TEM QUE TOMAR CONHECIMENTO SE A EMPRESA QUE BLINDOU OU VAI BLINDAR SEU CARRO, TEM ALGUM CERTIFICADO OUTORGADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO, SE NÃO FOR ASSIM NÃO TEM COMO SABER SE FORAM OU VÃO SER COLOCADOS NO SEU VEÍCULO OS PRODUTOS DEVIDAMENTE CONTROLADOS.

O CUSTO DE UM CARRO BLINDADO USADO SEMPRE É MUITO MENOR QUE BLINDAR UM CARRO NOVO, MAS DESSE JEITO NÃO E FÁCIL SABER (SE NÃO EXISTIR UMA NOTA FISCAL) QUAL FOI O NÍVEL DA BLINDAGEM QUE FOI COLOCADO NO CARRO.

OS NÍVEIS DE BLINDAGEM SÃO SEIS, MAS NA REALIDADE CADA EMPRESA APLICA SEU CRITÉRIO, PODENDO DE ALGUM JEITO TER MAIS OU MENOS NÍVEIS DE BLINDAGEM.

SE ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR UM CARRO USADO BLINDADO, VEJA ESTAS DICAS:

PRIMEIRO: PROCURE BOLHAS E DESCASCADOS NAS PELÍCULAS QUE COBREM O VIDRO BLINDADO, QUE NÃO PODEM EXCEDER 1 CENTÍMETRO, TENHA EM CONTA QUE TRINCAS DE ATÉ CINCO CENTÍMETROS NA PARTE EXTERNA SÃO ACEITÁVEIS, MAS SE FOR NA PARTE INTERNA TERÁ QUE TROCAR.

SEGUNDO: ENTENDA QUE A BLINDAGEM BÁSICA NO NÍVEL UNO, REPRESENTA UM PESO A MAIS DEPENDENDO DO CARRO DENTRE 120 E 170 QUILOS, COM ISTO QUEREMOS INFORMAR QUE OS AMORTECEDORES E FREIOS PODEM ESTAR MAIS DESGASTADOS QUE O NORMAL OU ATÉ NO FIM DA VIDA ÚTIL.

TERCEIRO: NO CARRO BLINDADO VOCÊ NÃO PODERÁ ABRIR AS JANELAS, PORÉM O AR-CONDICIONADO TEM QUE FUNCIONAR BEM OU MUITO BEM, PORTANTO DEVERÁ CHECAR O MESMO E SE ELE NÃO TEM O FUNCIONAMENTO APROPRIADO TERÁ QUE TROCAR FILTROS, CARREGAR GÁS E FAZER UMA HIGIENE DO MESMO.

QUARTO: TERÁ QUE SE INFORMAR BEM SE O CARRO TEM AROS METÁLICOS NAS RODAS, ISTO É DENTRO MESMO DOS PNEUS QUE PERMITEM PROSSEGUIR O CAMINHO UNS QUINZE QUILÔMETROS COM OS PNEUS VAZIOS, E SE FOR ASSIM TENHA CERTEZA QUE ESSE CARRO VALE MAIS; PARA SABER SE É VERDADE TERÁ QUE VERIFICAR O CERTIFICADO ORIGINAL EMITIDO PELA EMPRESA QUE BLINDOU O CARRO, CASO CONTRÁRIO TERÁ QUE DESMONTAR AS RODAS E VERIFICAR SEU PESO, COMPARANDO-A COM OUTRA DO MESMO CARRO OU DA RODA AUXILIAR OU ESTEPE.

QUINTO: NO NÍVEL DE PROTEÇÃO, MAIS DE 95% DAS BLINDAGENS DO BRASIL É DO TIPO III-A, PARA MUNIÇÃO ATÉ 9 MILÍMETROS E MAGNUM .44, SUFICIENTE PARA RESISTIR A TODA ARMA DE MÃO. A DE NÍVEL II SUPORTA ATÉ 9 MILIMETROS E .357 MAGNUM.

SEXTO: UMA TIRA DE AÇO SOBREPOSTA IMPEDE QUE A BALA ENTRE NO CARRO PELO ESPAÇO ENTRE O VÃO DA PORTA E O BATENTE. ESSA TIRA DE REFORÇO É CHAMADA DE OVERLAP OU FRAME. CONFIRA COM A BLINDADORA SE SEU CARRO TEM.

SÉTIMO; O CARRO DEVE SER TODO DESMONTADO PARA A BLINDAGEM, PODE HAVER PEÇAS DE ACABAMENTO SOLTAS. UM TEST-DRIVE PODE DENUNCIAR RUÍDOS DE PEÇAS MAL COLOCADAS. CONFIRA SE AS BORRACHAS DE VEDAÇÃO ESTÃO PERFEITAS, PARA EVITAR FUTURAS INFILTRAÇÕES.

OITAVO: PERGUNTE À EMPRESA QUE BLINDOU O CARRO SE ELA PROTEGEU MAÇANETAS, ANCORAGEM DO CINTO E FIXAÇÃO DO RETROVISOR, ÁREAS QUE NEM SEMPRE SÃO BLINDADAS. QUALQUER LUGAR DESPROTEGIDO PODE SER UM PONTO DE ENTRADA PARA UMA BALA.

NOVE: VErifique SE TODAS AS PARTES OPACAS ESTÃO PROTEGIDAS COM CHAPAS DE AÇO OU MANTA BALÍSTICA.

EMPRESAS  pouco CUIDADOSAS NÃO BLINDAVAM COLUNAS,       A DIVISÃO ENTRE MOTOR E CABINE E A SEPARAÇÃO ENTRE PORTA-MALAS E BANCO TRASEIRO.

DÉCIMO: DEVERÁ TESTAR TODOS OS BOTÕES DO VIDRO ELÉTRICO. COM O EXCESSO DE PESO, ALGUNS PODEM DEIXAR DE FUNCIONAR.

DÉCIMO PRIMEIRO; DÊ PREFERÊNCIA AOS CARROS AUTOMÁTICOS, MODELOS MAIS VALORIZADOS NO MERCADO, QUE APRESENTAM MAIOR LIQUIDEZ E SÃO RECOMENDADOS EM CASOS DE EMERGÊNCIA, POIS NÃO HÁ RISCO DE DEIXAR O CARRO MORRER NUMA FUGA.

DICAS

  • PARA QUE A BLINDAGEM DURE MAIS NUNCA FECHE A PORTA COM A JANELA ABERTA, POIS HÁ O RISCO DE O VIDRO TRINCAR; NÃO DEIXE AS PORTAS ABERTAS MAIS DO QUE O TEMPO NECESSÁRIO PARA ENTRAR OU SAIR, O EXCESSO DE PESO PODE DESALINHÁ-LAS; NUNCA ANDE COM O VIDRO ABERTO EM ESTRADA DE TERRA PORQUE A TREPIDAÇÃO PODE RACHÁ-LO.
  • USE APENAS UMA FLANELA, ÁGUA E SABÃO NEUTRO PARA LIMPAR A PARTE DE DENTRO DOS VIDROS PORQUE A PELÍCULA INTERNA PODE SE RISCAR OU SE SOLTAR COM PRODUTOS ABRASIVOS OU SOLVENTES.

TAMBÉM TOME CUIDADO COM ANÉIS OU CRIANÇAS COM BRINQUEDOS.

  • FUJA DA TRAVESSIA DE RUAS ALAGADAS. SE O CARRO FICAR PRESO NA ÁGUA, A MANTA BALÍSTICA PODE SER AFETADA PELA UMIDADE, O QUE REDUZ SEU PODER DE PROTEÇÃO.
  • VENTOSAS DE APARELHOS GPS DANIFICAM O POLICARBONATO DA PARTE INTERNA DO VIDRO, O QUE PODE COMPROMETER A EFICÁCIA DA PROTEÇÃO.
  • VARIAÇÕES BRUSCAS DE TEMPERATURA TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS, HÁ RISCO DE OCORRER TRINCAS NA BLINDAGEM E A EXPOSIÇÃO AO CALOR INTENSO PODE PROVOCAR A LAMINAÇÃO DOS VIDROS.

 

PERGUNTAS FREQÜENTES DOS INTERESSADOS EM BLINDAR UM CARRO

POSSO BLINDAR SOMENTE OS VIDROS?

É POSSÍVEL, MAS NENHUMA EMPRESA RECOMENDA. GASTA-SE MUITO DINHEIRO (CERCA DE 70% DE UMA BLINDAGEM COMPLETA) PARA POUCA PROTEÇÃO.

 COMO É FEITA À ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

HÁ EMPRESAS QUE OFERECEM A MANUTENÇÃO ATÉ MESMO EM FINAIS DE SEMANA. O IMPORTANTE É VER EM QUANTO TEMPO A OFICINA DEVOLVE O CARRO.

QUAL A GARANTIA DAS EMPRESAS?

OS DEFEITOS APRESENTADOS NA BLINDAGEM SÃO COBERTOS POR ATÉ DOIS ANOS. O PROBLEMA MAIS FREQÜENTE SÃO PEQUENAS BOLHAS NOS VIDROS. ELAS APARECEM NOS ESPAÇOS ENTRE AS LÂMINAS SUPERPOSTAS.

O AUMENTO DE PESO NO CARRO INFLUENCIA A DIRIGIBILIDADE?

A BLINDAGEM MAIS COMUM TEM DE 100 A 200 QUILOS. O AUTOMÓVEL FICA UM POUCO MAIS BAIXO E O TEMPO DE FRENAGEM AUMENTA. A RECOMENDAÇÃO É CALIBRAR OS PNEUS COM A PRESSÃO MÁXIMA.

COMO FICA O NÍVEL DE RUÍDO?

UMA BLINDAGEM BEM-FEITA NÃO CAUSA RUÍDOS. ACONTECE O OPOSTO. O VIDRO MAIS GROSSO E AS PORTAS RECHEADAS DIMINUEM O BARULHO DA RUA.

POSSO BLINDAR UM CARRO POPULAR?

PODE, MAS NÃO VALE A PENA. A BLINDAGEM, ALÉM DE SAIR PELO DOBRO OU TRIPLO DO PREÇO DO CARRO, REDUZ DEMAIS O DESEMPENHO DO MOTOR.

É MELHOR BLINDAR UM CARRO NOVO, UM USADO OU JÁ ADQUIRIR UM VEÍCULO BLINDADO?

DEPENDE DA CONDIÇÃO ECONÔMICA. QUEM ESTIVER SE APERTANDO DEMAIS PARA ADQUIRIR UM BLINDADO, DEVE PESQUISAR NO MERCADO DE SEMINOVOS, POIS HÁ EXCELENTES OPÇÕES, COM RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO BASTANTE INTERESSANTE.

 QUANTO PESA UMA BLINDAGEM E FAZ MUITA DIFERENÇA NO DESEMPENHO DO CARRO?

NÃO E SIM PORQUE NÃO SE PODE BLINDAR AUTOMÓVEIS COM POTÊNCIA INFERIOR A 90 CAVALOS, ENTENDA QUE UMA BLINDAGEM PESA EM MÉDIA 200 KG.

POSSO VISITAR A OFICINA PARA SABER COMO MEU CARRO ESTÁ SENDO BLINDADO?

MUITOS NÃO DEIXAM MAIS DEVE, ENTENDENDO QUE A TRANSPARÊNCIA FAZ PARTE DO PROCESSO.

DOS VÁRIOS NÍVEIS DE BLINDAGEM QUE EXISTEM, QUAL É O RECOMENDADO? 

O NÍVEL MAIS UTILIZADO NO MERCADO É O IIIA. É O QUE SUPORTA EM GERAL TODOS OS DISPAROS EFETUADOS POR ARMAS DE MÃO.

HÁ OUTROS NÍVEIS MENORES, MAS A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO NÃO COMPENSA.

QUAL É A GARANTIA?

A GARANTIA PADRÃO É DE TRÊS ANOS.

ANTES DE BLINDAR UM USADO, CONVÉM FAZER UMA REVISÃO GERAL NO VEÍCULO?

É OBRIGAÇÃO PORQUE SE O CARRO TIVER ALGUM PROBLEMA A CULPA PROVAVELMENTE SERÁ COLOCADA NA BLINDAGEM.

QUANTO TEMPO DEMORA UM PROCESSO DE BLINDAGEM?

DE 15 A 40 DIAS ÚTEIS.

COMO IDENTIFICO UMA BLINDAGEM BEM-FEITA? 

NÃO É UMA TAREFA  FÁCIL PORQUE OS BONS ACABAMENTOS PODEM CAMUFLAR BLINDAGENS RUINS. PODE PARECER ESTRANHO VER SEU CARRO TODO DESMONTADO, MAS É MELHOR ACOMPANHAR TODO O PROCESSO DE BLINDAGEM PORQUE LHE PROPORCIONARÁ MAIOR SEGURANÇA.

UM AUTOMÓVEL BLINDADO FICA MAIS OU MENOS SEGURO EM CASO DE COLISÃO? 

EM TESE NÃO EXISTEM TESTES CONCLUSIVOS PARA SABER SE FICA MAIS O MENOS SEGURO. A SEGURANÇA MAIOR É PROPORCIONADA PELA PRESERVAÇÃO DAS REGIÕES DE DEFORMAÇÃO DO VEÍCULO LEMBRANDO SEMPRE QUE AS BLINDAGENS DEVEM SER FEITAS EM VEÍCULOS QUE SEJAM EQUIPADOS COM AIRBAG.

BASTA BLINDAR O AUTOMÓVEL PARA SAIR TRANQÜILO ÀS RUAS? 

NÃO, UMA VEZ QUE NINGUÉM SABE AO CERTO QUE REAÇÃO TERÁ NO CASO DE UMA ABORDAGEM. NÃO FALTAM HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE ACABARAM ABRINDO A PORTA POR SE ESQUECER DE QUE ESTAVAM EM UM BLINDADO.

QUANTO CUSTA BLINDAR UM AUTOMÓVEL?

TEM VARIAS FORMAS DE BLINDAR UM CARRO, PORTANTO MUITOS VALORES, O PREÇO DEPENDERÁ DO TIPO DE BLINDAGEM; BLINDAR É UM PROCESSO CARO E TRABALHOSO.

A BLINDAGEM DE CLASSIFICAÇÃO III-A É O NÍVEL DE PROTEÇÃO MAIS COMUM NO BRASIL.

CONFERE-SE O PESO ORIGINAL DO VEÍCULO. COM A BLINDAGEM, A CARGA ADICIONAL É DE CERCA DE 130 QUILOS, MAS PODE SER MUITO MAIS.

O VEÍCULO É TODO DESMONTADO. RETIRAM-SE A CAPA INTERNA DO TETO E O FORRO DAS PORTAS, BANCOS E VIDROS. FICAM SÓ LATARIA, MOTOR E PAINEL. A ESCOLHA DE UMA EMPRESA SÉRIA É IMPORTANTE TAMBÉM PARA GARANTIR QUE A REMONTAGEM SEJA CUIDADOSA.

COMEÇA A BLINDAGEM DA LATARIA. O TETO, AS PORTAS E TODAS AS PARTES PLANAS (COM EXCEÇÃO DO CAPÔ) SÃO RECHEADOS COM MANTA DE FIBRA DE ARAMIDA, MATERIAL USADO NA CONFECÇÃO DE COLETES À PROVA DE BALAS. QUANDO ATINGIDA POR UM PROJÉTIL, A MANTA DISTRIBUI E ANULA A ENERGIA PROPAGADA POR ELE, AMORTECENDO O IMPACTO.

CHAPAS DE AÇO INOX COM ESPESSURA DE 3 MILÍMETROS SÃO COLOCADAS NAS COLUNAS, NA JUNÇÃO DO VIDRO COM A LATARIA, NOS CANTOS DAS PORTAS, ATRÁS DA MAÇANETA E DOS PONTOS DE FIXAÇÃO DOS ESPELHOS RETROVISORES

AS RODAS RECEBEM UMA FINA CINTA DE METAL,  COM CERCA DE 2,5 MILÍMETROS, QUE IMPEDE OS PNEUS DE SE ESVAZIAREM, PERMITINDO QUE O CARRO PERCORRA CERCA DE 20 QUILÔMETROS NUMA VELOCIDADE BAIXA. ALGUMAS EMPRESAS ENVOLVEM A RODA COM UMA RÍGIDA FIBRA DENÁILON, COM ESPESSURA APROXIMADA DE 6,5 CENTÍMETROS. ELA NÃO DEIXA A RODA TOCAR NO CHÃO E O CARRO CONSEGUE PERCORRER CERCA DE 35 QUILÔMETROS A 80 KM/H.

OS VIDROS COMUNS SÃO RETIRADOS. NESTE NÍVEL DE BLINDAGEM, QUE RESISTE A TIROS DE MUNIÇÃO CALIBRE 44, A ESPESSURA DO VIDRO VARIA DE 18 A 21 MILÍMETROS.

CINCO LÂMINAS DE VIDRO COMUM SÃO FIXADAS UMAS ÀS OUTRAS, POR UM FILME PLÁSTICO. A PARTE INTERNA É REVESTIDA DE UM OUTRO FILME, O POLICARBONATO, TAMBÉM UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DOS FARÓIS DE AUTOMÓVEIS CONVENCIONAIS. O POLICARBONATO EVITA QUE ESTILHAÇOS SE DESPRENDAM, CASO O AUTOMÓVEL SEJA ALVEJADO.

O CARRO É REMONTADO E, ANTES DE SER ENTREGUE AO CLIENTE, PASSA POR UM CHUVEIRO ONDE SE VERIFICA SE O ISOLAMENTO DA CABINE ESTÁ PERFEITO. CHECA-SE TAMBÉM A EXISTÊNCIA DE EVENTUAIS RUÍDOS.

QUAL É O PREÇO DO SEGURO DE UM CARRO BLINDADO?  ACESSE

 

315 ideias sobre “SAIBA ANTES DE COMPRAR UM CARRO BLINDADO

  1. Olá, tenho um carro blindado, mas não esta no documento, comprei ele a uns 2 anos, mas não veio nem NF de blindagem. Quero regularizar tudo, como e onde devo começar ou ir? Meu carro esta perfeito em tudo reforços, delaminaçao de vidros não tem nada, perfeito tudo. Desde já agradeço a ajuda. Obrigado

    • Caro Geison,

      Os veículos blindados deverão ser registrados nos Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRAN, conforme disposto em Portaria do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN
      Transferência de Propriedade: a pessoa para quem o veículo blindado será transferido deverá ter autorização prévia da Secretaria de Segurança do Estado onde resida. O veículo deverá ter sido registrado anteriormente.
      8. Consumidores em geral: A blindagem ou o veículo blindado só poderá ser vendido ou locado àquelas pessoas (física ou jurídica) que comprovarem idoneidade ao vendedor.
      · Pessoas Físicas – apresentar: documento de identidade, CPF, comprovante de residência, Certidão de antecedentes criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar do domicílio nos últimos cinco (05) anos.
      · Pessoas Jurídicas – apresentar: o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica – CNPJ. Cada um dos sócios administradores ou gerentes também deverão apresentar a Certidão de antecedentes criminais, da forma acima. Serão dispensadas de apresentar a documentação acima, as empresas que já possuírem CR.
      · Tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão obter autorizações prévias no estado onde residem, por meio de documento específico, a ser definido pelas secretarias.

      Deverá observar o prazo de validade da blindagem.
      Pela sua informação nos parece que desconhece a data e a origem da blindagem, nesse caso procure uma empresa BLINDADORA para fazer uma avaliação, reparação e certificar o processo para que possa junto ao seu Detran regularizar a situação na documentação do veículo.

      • Estou adquirindo um Audi A4 multitronic num rolo … Em questão de valores a audi vale uns 7 mil a mais que minha moto… Sem defeitos na blindagem porem ano 2001/2002 com 100 mil km.. Poderia me orientar ? Sera meu primeiro blindado e todo mundo que comento só fala coisas negativas… Desde já obrigado

        • Cristiano, estamos pedindo desculpas a todos que se conectaram conosco nos últimos 15 dias…..um problema técnico com nossa administradora de email nos tirou do ar. Motivo da nossa demora a resposta da sua consulta….Quanto a sua consulta a resposta é: se o veículo tiver o manual das manutenções orientado pela fabrica tiver sido seguido e em dia, e se os pneus estiverem bons. Vale muito a operação que pretende fazer…..É um bom negócio
          Paladino

      • João Victor, importante opção. Ter um carro blindado. Vale a pena? Sim. Não.
        O tipo do veículo é bom….comporta bem a blindagem. Verique os seguintes pontos:
        A- se o programa de revisão e manutenção do veículo foi feito corretamente;
        B- em que data foi feita a blindagem;
        C- qual é o estado dos pneus
        D o veículo possui o registro da blindagem no DETRAN
        E – verificar se o veículo não possui sinais de colisão
        F – verificar se não existe delaminação nos vidros – sinais de formação de bolha nos vidros
        G – kilometragem
        Preço deve corresponder ao preço da tabela filé sem considerar acréscimo pelo valor da blindagem
        Paladino

    • Olá meu amigo
      estou comprando uma vectra elite ano 2006 blindada o carro esta em perfeito estado de conservação tendo 70.000km será que consigo colocar ela no seguro?

      • Henrique,
        As chances são muito pequena quando se trata do primeiro seguro. Talvez, na seguradora CHUBB ou Porto Seguro.
        A regra de mercado para aceitação do primeiro seguro considera como limite de idade – até 04 anos de existência da Blindagem. É bom explicar que para seguro novo, o carro blindado com mais de 05 anos, para fins de seguro deverá apresentar o Certificado de Garantia da blindagem com validade acima de 05 anos. Nesse caso o corretor deverá se dirigir a sucursal da seguradora para negociar essa aceitação e ter um bom volume de produção para facilitar a contratação do seguro.

    • Boa noite!

      Gostaria de informação sobre o carro que comprei, ano 2007 de marca Ford Fusion Blindado pelo 1º dono junto ao Exercito Brasileiro no ano de 2008. Tem Certificado de Registro de Blindagem de Veiculo. Quero saber se tem validade esse registro e se tem como faço para ter o certificado do ano 2017.

      • Caro Amigo – no que se refere a sua dúvida explico: O certificado da blindagem é único. Mantenha- o em seu poder. Estará sempre válido enquanto não ocorrer alterações fisicas no veículo. Não precisa renovar.
        Paladino

  2. oi amigo estou comprando um carro em SP um vectra elite 2.0 ano 2006 ele e blindado e esta com 90km rodado o que vc me diz pois o cara estar vendendo por 26mil

    • Caro Mauricio, o preço do seu carro está na média de preço do mercado para compra se fosse um carro sem blindagem. Considerando que é blindado, mas a blindagem está vencida ha muito tempo, o ideal é que voce negocie uma desvalorização desse preço em torno de 20% a 30%

      • Amigo, discordo totalmente, a 05 anos ando de blindado, atualmente tenho 02 veiculos, Blindagem não vence, Aço balistico não estraga….e Kvlar tem sua data de validade em 20 anos. Quanto aos vidros, se for CrystalGuard (mais comum utilizados pelas Blindadoras, ele delamina com o Tempo, se o vidro for todo em vidro, sem polipropileno ele tem garantia contra delaminação de 10 anos. só ai vai delaminar. Já tive Carros da Wtruffi, BSS, IMBRA, G5 , HiTech e nunca tive problemas….

        Quando vocês se referem a BLINDAGEM VENCIDA…. PRESTEM ATENÇAO…. É A TAXA DE DEPRECIAÇÃO DA BLINDAGEM QUE É DE 25% AO ANO, DESTA FORMA, PARA FINS DE SEGUROS A SEGURADORA DESCONTA EM 4 ANOS O VALOR DA BLINDAGEM NO PREMIO DO CARRO.

        Existem várias pessoas desinformadas que não ajudam o Mercado de Blindados, pelo contrário, depreciam mais ainda os veiculos.Só se fala de desvantagem mas vou citar alguns pontos de vantagem na compra de um blindado a um preço justo ;

        1- Carros completos e topo de linha a nivel mundial
        2- Segurança para familia a um preço justo
        3 – Mais seguro em caso de colisão, pois o carro é todo reforçado ( não tem as portas de papel como nossos nacionais)
        4 – Todas as revisões são feitas em concessionária, pois executivos priorizam na manutençao do veiculo e geralmente quem compra tem condições para continuar com as revisoes na concessionária pois os veiculos raramente dão problemas
        5 – Pode estacionar o carro em qualquer lugar, o Blindado não é visado para roubo, tendo em vista que os “desmanches” vao demorar uma eternidade para cortar o carro (aço balistico) e reaproveitamento de portas é nulo
        6- Não vao estourar seu vidro, ou dobrar sua porta para levarem um GPS ou DVD player , ou qualquer coisa do seu carro.
        7 – Bandidos conhecem carro blindado, desta forma, nem as rodas levam parado, pois para retirar a cinta da roda é uma eternidade e precisa de maquina especial.

        Sinceramente, eu Não troco meus blindados usados por nenhum nacional zero Km. conforto, durabilidade dos importados são muuuuito superiores que os nossos nacionais exeto Toyota Corolla e Honda Civic

        Seguro do Blindado é mais caro, porem a probabilidade de sinistro é quase nula por roubo, fazemos mais por risco de PT (perda total) ou terceiros.

        Espero ter ajudado pois, se internautas querem saber como é a vida de ter um blindado, tem que perguntar para quem tem… nao para quem ACHA .

        Att,

        Sergio

        • Prezado Sergio, agradecemos a sua participação.

          A despeito da pouca sociabilidade e do excesso de entusiasmo do seu comentário, aqui entendido como uma forte contribuição para o sistema de informação de muitas pessoas, tornamos público o seu comentário, uma vez que, trata-se de uma informação nova e necessária direcionado, segundo o teor do mesmo, para as vantagens e benefícios do veículo blindado. Contudo, esclarecemos que:
          • As questões aqui tratadas são dúvidas pontuais e não genéricas;
          • De modo geral as pessoas conhecem as vantagens do carro blindado. Não é isso que buscam…
          • O que elas desconhecem no processo – digamos: Efeitos Colaterais é o que as motivas fazerem suas indagações;
          • O valor comercial e a sua real necessidade do bem.
          • O BLOG tem o cuidado de opinar – responder com responsabilidade as indagações, sempre pautada com base em informações colhidas das fontes que apresentam credibilidade, ao contrário do achômetro insinuado,
          O caráter do Blog é de interação, informação, troca de ideias….E ideias se concorda ou não, sendo isso livre e respeitado pelo BLOG, aonde o que conta é a noção de esclarecimentos que possam dirimir o maior número de dúvidas que ajude de alguma forma aos nossos leitores.
          • Em nenhum momento o BLOG se posicionou contra à blindagem, as suas vantagens e os seus benefícios, razão que parece ter motivado os seus comentários.
          • Nossas informações possuem base e fonte, a exemplo: “O presidente da Abrablin explica que, com a tecnologia atualmente disponível, qualquer carro pode ser blindado, mas dependendo do caso a blindagem pode não fazer sentido. Segundo ele, pelo apelo comercial algumas empresas se dispõem a blindar qualquer modelo, mesmo que a blindagem afete o desempenho do carro, a sua estabilidade ou fique exageradamente cara.
          “Algumas empresas forçam a barra em relação a isso. Tem gente que quer blindar até carro conversível. É até possível blindar, mas algumas partes da capotas vão ser mais vulneráveis. Carros muito grandes também ficam muito pesados e precisam de mudanças na suspensão. Eu não diria que há carros que não podem ser blindados, mas o custo do projeto pode ficar muito alto e não valer a pena”, diz Christian Conde.”
          Recomendamos acessar as informações abaixo e verificar o nível das nossas informações e as respectivas fontes.
          http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?p=534
          http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?p=523
          http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?m=201405
          O BLOG, diuturnamente, estará a sua disposição para divulgar os seus artigos técnicos, comentários ou matérias de relevantes interesses sobre a blindagem.
          Paladino

          • Bom dia estou comprando um Corolla achei um blindado com preço abaixo da tabela, os maiores problemas com os blindados é qnd há delaminação, posso mandar retirar o policarbonato qnd isso ocorrer? msm sabendo que perco a proteção, minha dúvida é ao desfazer a proteção dos vidros tenho que alterar a documentação? no ato da compra caso o carro já esteja legalizado tenho que transferir em um despachante especifico? tenho que fazer inspeção no INMETRO na transferência?

          • Bom dia estou comprando um Corolla achei um blindado com preço abaixo da tabela, os maiores problemas com os blindados é qnd há delaminação, posso mandar retirar o policarbonato qnd isso ocorrer? msm sabendo que perco a proteção, minha dúvida é ao desfazer a proteção dos vidros tenho que alterar a documentação? no ato da compra caso o carro já esteja legalizado tenho que transferir em um despachante especifico?

          • Amigo Edson,
            A blindagem é um equipamento que é adicionado ao veículo. Por isso mesmo pode ser retirado a qualquer momento, no todo ou em parte. Pessoalmente, pouco aprecio – quando se fala de meio termo, ou seja, ou visto calça comprida ou visto bermuda-. A blindagem é assim – deve garantir plenamente, pois essa é a sua finalidade. Segurança. Cada dia mais fundamental é necessária.
            Se alterar a segurança dos vidros não é necessário alterar o documento do veículo.

        • Gostei dos seus esclarecimentos Sergio ano que vem quero comprar um blindado para minha segurança e a da minha família,e pesquisando na internet os comentários vejo mais desvantagens do que vantagens em ter um blindado mas depois de ler seu depoimento não tenho mais nenhuma duvida,obrigado pelas dicas.

          • Verifique os seguintes pré-requisitos:
            faça o seguinte para realizar uma compra correta: escolha o veículo, de preferência com cavalagem acima de 2.0 – que tenha apresente o manual do fabricante com as devidas revisões atendidas…. certificado do veículo registrado no detran com o registro de veículo blindado, cópia da \n. \fiscal da BLINDAGEM E O CERTIFICADO DA BLINDADORA, mesmo que a garantia da blindadora já tenha seu tempo esgotado. Verifique o estado dos vidros, acionamento dos vidros, ausencia de trincas no painel e bolhas nos vidros. Esse é o passo a passo da sua garantia.
            Estado mecânico da suspensão e rodagem em bom estado são itens necessários.
            Paladino

        • Concordo com você, carros blindados são mais seguros e geralmente é se tratando de usados sempre são carros mais conservados e manutenção em dia.

        • Boa noite Sergio, bom estou comprando uma Pajero GLS ano 98 blindada, segundo o dono tem uma pequena deliminacao no vidro de trás, pelo ano sera que estou fazendo um bom negocio? Abraco

          • Sergio, delaminações são problemas quando inteferem na visibilidade da direção ou criam pontos cegos….. Se você esta optando por um carro blindado possui as suas próprias razões. Hoje em dia, ter um carro blindado não é um mau negócio – a depender do preço que estiver ou que pagou. Essa conta tem de ser analisada com referencia ao preço e o estado das demais condições mecânicas do veículo.

      • É isso mesmo ?? Não sou obrigado a ter blindado no doc em carro blindado ? E se for parado em blitz, não terá problemas ??
        Vi no código Brasileiro de trânsito que carro blindado deve constar na observação modificado blindado…

        Como explicar pro guarda que a blindagem é vencida ?

        Tenho um carro 2007/08 – teoricamente vencida

        • Olá Daniel, seja bem vindo amigo! Se entendi a sua dúvida pertinente ao seu veículo que é blindado e o documento possui ausencia desse registro no Detran, podemos informar que é OBRIGATÓRIO constar do DUT a informação de carro blindado ( isso não irá implicar em taxas ou maiores impostos).
          Quando adquiriu o veículo vc deveria ter observado, obrigatóriamente, essa informação. Na fiscalização, caso o agente desconfie do carro blindado e não encontre essa contrapartida no documento, poderá haver consequências…Leves ou onerosas.
          Como explicar pro guarda que a blindagem é vencida? Não poderá explicar…. A blindagem é uma alteração estrtural no veículo e é definitiva até a sua retirada. Você não deve confundir a blindagem com a garantia da blindagem . A garantia da blindagem ( ofertado pela blindadora é que vence) a blindagem não.
          Se possuir os documentos ” Certificado e dados daquele que autorizou a blindagem do veículo) você poderá mandar providenciar essa alteração e ter a sua tranquilidade.
          Paladino

          • Veja bem. Eu comprando um carro blindado. vidros delaminados, blindagem vencida. Eu não quero carro blindado. Comprei pelo atrativo do preço. E agora poso transferir pro meu nome? Ou será que o DETRAN vai exigir inspeção no Imetro, ou mesmo o Exercito vá exigir essa inspeção?
            Pensar em tirar os componentes da blindagem nem pensar , seria o mesmo que desmontar um carro e remontá-lo novamente. Se você não quer usar um carro blindado , acho melhor não comprá-lo . Outra pergunta: Para licenciar o carro blindado , anualmente, é preciso fazer vistoria e pegar laudo com o IMETRO? Acho que é muito complicado. Agora se você estar querendo um carro blindado para sua segurança. Exija do vendedor o certificado de inspeção com laudo aprovado.

          • Ailton, com referência ao seu comentário, perdoe-me, não entendi se faz afirmativas ou perguntas….Se for só comentarios pertinentes a sua opinião pessoal sobre carros blindados, não temos como opinar. Até porque quem quer comprar um carro blindado não pensa em desfazer a blindagem. A não ser que compre o veículo por questões de preço, sem saber que a tarefa de desfazer a blindagem é um serviço bem oneroso.

    • Não necessariamente. Exceto se for fazer seguro total do veículo com garantia da blindagem e principalmente dos vidros. Ou se, comercialmente, desejar incorporar o preço da blindagem no preço do veículo.

  3. oi por favor me ajude to comprando um veiculo blindado usado uma airtrek 2005 pelo preço de 26,000,00 , quero saber se para eu fazer o licenciamento etc terei dor de cabeça ou gastar dinheiro por ja ser blindado desde 2005

      • Amigo peguei um Audi a3 1.8 turbo aspirado blindado mas o rapaz que me passou o carro não me deu nenhum documento certifique que o carro passou pelo exército tem um trincado no vidro de trás mas não está do lado de dentro já transferi o carro pro meu nome é TBM já está contando a blindagem no CRV estou sem saber se eu for abordado em alguma blitz sem o registro do exército de posso ter problema com essa blindagem é se tem como eu regularizar essa situação pra poder conseguir o certificado da blindagem? No mais obrigado

        • Sávio, se o Detran do seu Estado não exigiu o Certificado de Blindagem no momento da vistoria da Transferencia a culpa não é sua! O mais importante você conseguiu – o registro da blindagem no documento de propriedade. Então isso significa que você se encontra regularizado. A tarefa de conseguir o certificado da blindagem pode ser dificil se você não conseguir manter contato com o primeiro proprietário que mandou fazer a blindagem….abraços

  4. Estou interssado em um mercedes c230 com 18.000km
    A blindagem ainda esta na validade digo tem validade blindagem de carro considerando ser um carro 2006 sem delamincao blindagem de excelente blindadora no mercado.

    Um carro dessa idade de blindagem e sem USO esta com eficeienciaa ainda?

    • Existe muita divergência sobre o tempo. Porém quase todos concordam que depende muito da empresa especializada que fez a blindagem. Nós, operamos com o mercado de seguros, com seguradoras que possuem corpo técnico atuarial. Assim, as Companhias Seguradoras, principalmente as multinacionais, com raríssima exceção consideram o tempo de vida útil de 05 anos. Isso não quer dizer que a blindagem não execute a sua função depois desse tempo, pois outros alegam que com exceção dos vidros ela pode ter uma vida útil de mais de 10 anos. O que ocorre para as seguradoras é que, no que concerne a reparação de serviços, que não sejam os vidros, você é obrigado a mexer na estrutura. A experiência atuarial das seguradoras registra que nesse momento apaecem muitas outras complicações, às vezes até de ter de começar tudo de novo, encarendo o reparo que provoca desequilibrio na relação do custo cobrado pelo mercado.

  5. boa tarde
    estou querendo comprar uma Pagero Full 3.2, blindada NIII A, ano 2003
    os vidros agp sem delaminação, documento consta blindagem.
    o carro tem cerca de 100000 km. uma blindagem deste ano ainda oferece segurança?

    • Toinho,
      A blindagem depois de 05 anos precisa, em tese ser corrigida. Isso é caro. Razão pela qual muitas pessoas não fazem. Quanto a segurança da blindagem em parte pode demorar mais de 10 anos a depender da empresa que fêz. O problema não é a blindagem nesse caso, mais sim o veículo. O peso em sí, produz, digamos, efeitos colaterais na estrutura e principalmente no sistema de eixo, ocasionando, segundo alguns especialistas, problemas estruturais que afetam a segurança da direção.

    • Caro Gabriel,
      Com até 04 anos não existe esse problema. As seguradoras aceitam dentro do limite de até 05 anos. Depois desse período, algumas aceitam se o veículo já estiver segurado. Isso é: Quando se trata de renovação. Nem todas fazem isso, porque, uma grande maioria não aceita fazer o seguro do carro blindado.

  6. Estimado, trabalho em uma multinacional, e estão vendendo o carro do Diretor com uma condição especial para funcionários! É uma VeraCruz 2007/2008, blindada,revisada, com 140 mil Km. Estão pedindo 34 mil, condição especial apenas para funcionários! O que acha? Visto na tabela Fipe este veículo estar valendo R$ 69 mil.

  7. bom dia amigo,sexta feira eu tive uma colisao com um carro blindado e amasso o para choque a maçaneta da mala e o capo deu uma levantada…gostaria de saber mais ou menos quanto custa para desamassar um carro blindado?

    • Caro Marcus,
      Qualquer informação de preço sobre valores para reparação estará incorreta. Sugerimos que procure uma empresa de serviços de carros blindados na sua região. Isso é necessário porque hevrá de ser feita uma inspeção mais apurada – tanto para os danos indicados por você, assim como, outras peças que possam ter sido atingidas e que estão invisível para você. Além disso, recomenda-se que o serviço seja feito por empresa especializada na reparação de carro blindado.
      Paladino

  8. Bom dia!
    tenho um corolla blindado..gostaria de saber como faço para poder sair do veículo caso venha a sofrer uma pane eletrica por qualquer motivo..pois me disseram que caso isso venha acontecer ficarei presa dentro do veículo. E estou morrendo de medo…

    obrigada.

    • João!,
      Não temos idéia da sua região – ou seja, em que área ou CEP você está domiciliado… Razão que nos impossibilita de resposta concreta.
      Entretanto, Um dos países com maior número de veículos blindados no mundo, o Brasil também tem uma quantidade significativa de empresas que prestam serviços de blindagem. Mas como o consumidor pode diferenciar estas prestadoras de serviços? Como escolher uma blindadora apta a oferecer serviços de qualidade? Responsável por uma avaliação de empresas blindadoras, em parceria com a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o CESVI BRASIL aponta cinco dicas simples que podem servir de orientação ao consumidor no momento de escolher uma blindadora.
      1 – Compare empresas – O primeiro passo no momento de blindar seu veículo é conhecer a empresa que fará o serviço. Visite mais de uma empresa blindadora para conhecer o processo e os diferenciais entre as empresas.
      2 – “Conheça nossa cozinha” – Não visite somente o showroom da blindadora; se possível, vá até o local onde a blindagem é realizada. Assim, torna-se possível identificar, por exemplo, os cuidados que a empresa tem com os veículos. Verifique se as peças que são desmontadas ficam guardadas em local apropriado. Neste local também é possível concluir se a blindadora é organizada.
      3 – Acompanhe – Pergunte se a blindadora oferece a possibilidade do cliente receber fotos do veículo durante o processo de blindagem, para um acompanhamento do trabalho feito.
      4 – Peça certificados – A blindagem de veículos é um processo regulamentado pelo Exército, por isto a empresa deve apresentar um documento denominado Certificado de Registro (CR), que é a comprovação de que o Exército autoriza as atividades desta empresa. Os materiais utilizados pela blindadora também devem ser homologados pelo Exército. A melhor maneira de saber isso é pedindo que a blindadora apresente uma cópia do Relatório Técnico Experimental dos produtos (Retex), que também é um documento expedido pelo Exército, mas, neste caso, para os fabricantes.
      5 – Exija o Termo de Responsabilidade – Na entrega do veículo, a blindadora deve emitir para o cliente um Termo de Responsabilidade, no qual estão descritas as características de todos os materiais empregados na blindagem do veículo, além de ser o documento que mostra que a blindadora se responsabiliza pelo trabalho executado.

      Para conferir as empresas de blindagem aprovadas na avaliação CESVI-ABRABLIN, acesse http://www.cesvibrasil.com.br

    • Paulo,
      Valer a pena a compra é muito pesoal, principalmente, quando é um desejo de consumo. Então o valor é relativo nesses casos.
      Entretando, considerando a relação custo x benefícios, sugerimos aglutinar outros fatores a questão do valer a pena….
      O carro indicado sem blindagem voce consegue comprar por um preço aproximado entre 25 a 30 mil. E será muito mais fácil revendê-lo depois.
      Não temos idéia do ano em que o carro foi blindado. O que podemos dizer é que um processo de blindagem com mais de 10 anos que não fez as revisões indicadas pela empresa ou que tenha mais de 03 anos que a revisão tenha sido feita, deve apresentar, se já não apresentou alguns problemas…..
      Além do mais, mesmo sendo uma veículo hilux, que aguenta um bom limite de carga, pode ter gerado ou vai gerar logo, logo, problemas de suspensão no veículo.
      Felipe Paladino

  9. Estou prestes a comprar uma Zafira 09/09 blindada, já vi que na coluna do lado do motorista tem uma etiqueta da blindadora (em Pernambuco e eu estou no Maranhão), tem também a nota fiscal com algumas informações sobre a blindagem, mas no documento emitido pelo Detran-PE não há nenhuma informação de blindagem.

    Minhas perguntas são:
    Tem que constar no documento que o carro é blindado?

    Quais os documentos que devo possuir para não ter problemas em blitz?

    Se for pra regularizar posso fazê-lo no Detran aqui em São luis-MA?

    • Olá Ronny, muito prazer!
      É obrigatório por Lei constar do DUT qualquer alteração processada no veículo, inclusive a Blindagem.
      A alteração tem de ser feita no DETRAN aonde se encontra o registro original do veículo, caso não tenha sido transferido para outra região.
      Quando a documentação necessária solicito acessar nossa matéria no link do nosso blog, cuja fonte pertence a steel blindagem, uma das maiores especialistas no segmento. http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?p=534
      Felipe Paladino

  10. Olá,

    Estou interessado na compra de uma toyota land cruiser prado 2004 blindada que apresenta uma delaminação no vidro traseiro e no documento não consta nenhuma referência à blindagem. Perguntei à pessoa que está vendendo e ele me disse que não preciso incluir a blindagem no documento , pois não há problema algum em uma blits. Isso é verdade? se não, o que devo fazer para acertar a situação, pois o preço está bem convidativo?
    Obrigado

    • Olá amigo!
      Tudo o que podemos responder a você é com a nossa posição pessoal. Também, não podemos opinar sobre ” desejos de consumo”. Tecnicamente e financeiramente um carro blindado com mais de 10 anos não um bom negócio. Não me refiro sobre a blindagem, nas sobre o peso e as consequências desse peso na estrutura do veículo ao longo de 10 anos, principalmente, em face a qualidade das estradas brasileiras.
      O vendedor pode ter dito o que disse por desconhecimento da Lei. Ele está errado.
      COMO DEVO PROCEDER COM A DOCUMENTAÇÃO DO VEÍCULO BLINDADO?
      De acordo com o DECRETO LEI Nº. 3665 – PORTARIA 013 (NORBLIND) a RESOLUÇÃO CONTRAN nº. 334 06/2011 – REF: CONTRAN Nº 292/2008, DELIBERAÇÃO Nº 75 DE 29/12/2008 e o Decreto Nº 59.218/2013 (POLÍCIA CIVIL – SP)

      O Exército Brasileiro por intermédio de seu Departamento Logístico aprovou a Portaria Dlog. nº. 013 de 19/08 que resa sobre as normas reguladoras dos procedimentos para blindagem e demais atividades relacionadas com veículos blindados (NORBLIND) e a resolução do CONTRAN de nºs 292/2008, 334 de 06/2011, dirigido para todos os DETRAN’s.

      Essas normas têm por finalidade regulamentar a blindagem de veículos de passeio, com a obtenção do Registro e a inserção da observação de “veículo blindado no C.R.L.V.”, o qual é obrigatório por lei e o registro no Departamento de Produtos Controlados da Polícia Civil e a não regularização desse procedimento, implicará na apreensão do veículo.

      Entenda os documentos obrigatórios das blindadoras: Não basta que a empresa blindadora tenha o CR (Certificado de Registro) no Exército, sem o qual a blindadora não pode atuar no segmento. A empresa precisa ter Alvará da Polícia civil o D.P.C. e uma autorização específica do Exército, para cada veículo a ser blindado. Esse requerimento deve ser feito em formulário próprio e enviado à Região Militar (R.M.) em que a blindadora está registrada. Esse procedimento visa evitar que carros blindados sejam utilizados por pessoas não idôneas.

      Para blindar um carro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidões negativas tiradas nos fóruns criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos. Se o carro for de empresa, também será preciso apresentar CNPJ e Certidão de antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes, das Comarcas onde tenham sido domiciliados nos últimos cinco anos.

      A Região Militar autoriza a blindagem do veículo e faz seu cadastramento no sistema de controle do Exército. O DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados) então repassa os dados cadastrais aos Denatran’s (Departamento Nacional de Trânsito), em Brasília, que faz o registro junto aos órgãos estaduais de trânsito. São exigidos, uma cópia do Termo de Responsabilidade da blindadora, com requerimento do proprietário, mais cópias da autorização de blindagem e do certificado de licenciamento, que serão enviadas à Região Militar, que emitirá uma autorização com todos os dados do veículo e do proprietário, depois, de acordo com a legislação de transito o documento do veículo, deverá ser vistoriado pelo INMETRO e a sua documentação (CLRV) retificado, constando no corpo desse documento do veículo a observação de veículo blindado ou “Modificado Blindagem”, depois disso, será obrigatório fazer o registro do veículo, no Departamento de Produtos Controlados da Polícia Civil e assim, você estará utilizando um veículo blindado legalizado, conforme as leis vigentes.

      Veja a lista de documentos exigidos para regularização:

      Pessoa Física:

      Cópia autenticada do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV), (DUT).
      Cópia simples do RG e CPF.
      Cópia simples do comprovante de residência ATUALIZADO (necessário apresentar conta de consumo, sendo: água, luz, telefone, TV a cabo ou gás, do mês vigente)
      · Cópia autenticada do Termo de Responsabilidade da Blindadora.

      · Cópia da Nota Fiscal da Blindagem, ou cópia do alvará da Blindadora.

      · Cópia da Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro para blindagem de veículo de passeio

      · Prova de ocupação lícita remunerada e habitual (ex. comprovante de vinculo empregatício, se sócio de empresa contrato social, autônomos apresentar carteira funcional, tais como OAB, CRM, CREA, CRC, etc., com a cópia da taxa de anuidade paga).

      · Procuração,(modelo a ser confeccionada por nós posteriormente, com firma reconhecida por autenticidade).

      · Requerimento padronizado (modelo a ser confeccionado, preenchido e reconhecido firma por autenticidade).

      · Declaração de responsabilidade (modelo a ser confeccionado, preenchido e reconhecido firma por autenticidade).

  11. Olá amigo,

    Estou interessado em um Focus 06/06 2.0 completo com teto solar, bancos de couro, ABS, automático, enfim tudo. Gosto muito de Focus e foi o que achei com o melhor custo benefício. Ele está custando 20.000, consegui negociar por 19.000, porém ele é blindado. Vale a pena adquirir esse veículo?

    • Willer, no que concerne a sua indagação podemos dizer que, comercialmente vale a pena. Voce deve atentar para verificar se a documentação do veículo consta a inserção da Blindagem que é obrigatório conforme Norma do Denatran e a documentação e certificação da blindagem também se encontra em ordem. É bom verificar a potencia da bateria também. Como voce deve saber o veículo blindado possui um peso maior, por isso uma análise do sistema de suspensão também é item para ser verificado.
      abraço
      Paladino

  12. Amigo to pegando um passat alemao 2.8 2004 automatico blindado nivel 3….nao entendo nada sobre blindagem….esse carro esta na tabela 27,500…comprarei ele por 20mil…Minha pergunta é: Estou fazendo um bom negocio, conseguirei vende-lo pelo mesmo preço que paguei daqui um tempo?
    Fico no aguardo
    Obrigado

    • Olá Leandro! Desculpe pela demora.
      Quem compra um carro com 11 anos de uso – importado e blindado não pode pensar em ganho financeiro ou recuperação total do capital. Considere como ganho a diferença entre o que vale hoje e o valor menor que vai pagar. Recomendo que antes de pagar leve o veiculo para um mecânico de sua confiança analisar o motor e a suspensão. Quanto a blindagem pode ja está vencida….confira a certificação e a data da ultima revisão.

  13. Existe um valor percentual padrão de desvalorização/valorização de um veículo usado blindado? Estou vendendo um carro e me apareceu uma oportunidade de troca por um Land Rover – Range Rover 04/04 HSE 4.4 Gasolina V8 com blindagem nível 3 da O’gara, documentos OK, sem nenhuma delaminação e suspencão trocada na concessionária!
    Qual seria um preço de avaliação justa se o valor do carro na Tabela FIPE é de R$ 66.000,00?

    • Sergio,
      O valor de mercado de veículos tem a sua pontualidade de preço e a tabela fipe como agente regulamentador.
      A tabela fipe é um referencial para compra ( todos os vendedores querem segui-la). Porém, se vc for vender o mesmo veículo para o mesmo vendedor ele irá depreciar em pelo menos 20% do valor fipe(lucro). O estado de conservação, perfil do ex proprietário, guarda, logistica de revisão são fatores que justificam pagar ou não o valor fipe. Outro aspecto é a capacidade comercial de venda do veículo com 10 anos ( alguns são fáceis outros bem difícil. Este em pauta tem publico reduzido, a despeito da qualidade. É motor para 300 mil.
      Saliento ainda existe a prática de redução da quilometragem ( mexer no velocímetro) para o veículo se apresentar como pouco rodado. por isso é bom conhecer os ex-dono.
      Quanto ao valor da blindagem – depende de quantos anos tem de uso. Uma nova custa em média 60 a 70 mil reais, validade de até 10 anos se as revisões e manutenções foram feitas corretamente.
      Então, a depreciação da blindagem também é um pouco subjetiva no plano financeiro, Fiz uma pesquisa sobre o preço da blindagem com 10 anos – e encontrei valores entre 4 mil, 5 mil e 6 mil. Ou seja, menos de 10% do valor da nova.
      Paladino

  14. Boa tarde , tenho uma saveiro com as portas eo teto blindados,uma parte da manta na caçamba foi retirada , e os vidros sao normais, e nao consta no documento a blindagem , eu posso continuar andando com o carro assim ???? ou tenho que regularizar alguma coisa?? obrigado.

    • Tatiane esperamos que tudo esteja muito bem com você! Sobre a sua consulta temos a seguinte opinião: a) Se voce não possui a certificação de origem da blindagem, para registrá-la no DUT você vai ter uma enorme trabalheira com custos. Então, na prática, as blitz não fazem essa verificação de blindagem, exceto quando esla é aparente. As principais peças visiveis no seu carro são os vidros e a manta da capota ( essa em função do peso e da pouca flexibilidade. b) assim acho ser melhor você deixar como está. No máximo, se ocorrer uma identificação (dificil por falta de visibilidade) a pena será uma multa por falta de atualização de dados. Ainda assim, muito mais barato e menos trabalhoso do que fazer essa alteração sem os certificados de origem. Porém essa decisão só pode ser sua!

  15. Ola amigo!
    Estou adquirindo uma pajero Sport 2007 com blindagem NIIIA feita pela imbra no carro zero. As revisoes estão OK porem o parabrisas esta delaminado. A informação blindado consta no documento. Acha que terei problemas tao logo com freios e suspensão? Este carro aguenta blindagem sem forçar o motor? Preço esta ótimo 30 % abaixo da tabela.

    • Thales, o carro a que se refere tem boas referencias, inclusive sobre o controle de qualidade da fabricação. Se as revisões foram sequencialmente seguidas não acredito em problemas com freios e suspensão. Esses itens, como você sabe precisam de prevenção e possuem vida longa. O modelo do seu veículo aguenta um peso, com a idade que tem, em torno de 500 kilos. A blindagem possui um peso de 150kilos.
      Então, o que posso dizer é que você estará conduzindo um carro com mais ou menos dois caronas……talvez um pequeno consumo a mais.

  16. Amigos, boa tarde! Estou negociando uma TR4 2008 Blindada IIIA ela tem o CR mas não consta no CRLV que o veiculo é blindado… Quais as procedências e quando vou gastar para colocar no CRLV e transferir para o meu nome? Muito obrigado!

    Atenciosamente,

    Daniel Junior

    • Daniel, muito obrigado pela sua companhia!
      Quanto ao ônus, valor que vai gastar, precisamente não temos como te afirmar. As tarifas mudam entre estados. Não é caro, numa média geral fica em torno de 20% do valor do imposto anual.
      Quanto as providencias e documentos, solicito que acesse nossa matéria sobre o assunto no link:
      http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/
      Não deve de se regularizar!
      abraços
      Paladino

  17. Estou vendo uma Dodge ram 2005 blindada por 80 mil. Não ví se a blindagem está vencida e qual o nível dela. Acha interessante comprar um carro blindado, com 10 anos de uso? lembrando que não sei a “idade” da blindagem do mesmo.

    • Prezado João! Feliz Ano Novo e sucesso em 2015!
      Aquisição de qualquer bem de consumo carrega consigo alguns aspectos pontuais do comprador e por si só altera qualquer opinião a distancia do real valor da aquisição.
      -Financeiramente, e de acordo com o mercado, o veículo se for de caçamba está com preço negociável – e a blindagem não foi incorporada ao preço. Ocorre, e isso deve ser analisado ser esse veículo de baixa rotação de venda – público restrito o que dificulta a venda e por isso a revenda tem preço baixo. Situação que irá ocorrer com você na hora de revendê-lo.
      -Outro aspecto é que possui uma das mais caras manutenção e preço de peças.
      – Qualidades do veículo ficam até melhores com a blindagem. O peso a torna mais macia. É um carro de chassis robusto e sem concorrência.
      – Quanto a blindagem, depois de 10 anos, sofrem ou apresentam sequelas onerosas. Principalmente nos vidros.

      – É interessante verificar a kilometragem e a caixa de câmbio do veículo em local de sua confiança.

      João, então é assim…Se a compra não tiver uma necessidade agregada a risco de proteção, profissão ou outros fatores, e se tiver de revender – pode fazê-lo por qualquer preço, penso que é um Negócio.
      Paladino

      • Obrigado pela resposta rápida Paladino.
        Seria um carro familiar (apesar do tamanho todo!!) e a blindagem seria mais usada para nossa segurança ao irmos pra praia e tudo mais (vide notícias de arrastões na baixada paulista).
        Cheguei a pensar em pegar uma dodge ram mais nova pelo mesmo valor mas sem a blindagem e blinda-la mais pra frente. Pois não sei quanto eu iria gastar para revisar toda a blindagem já existente na que eu dei o exemplo. Obrigado.

        • João, o tipo do veículo desejado possui baixa tendência de roubo em face ao respeito a robustez do veículo. Se ocorrer assalto é na hora da entrada ou saída do veículo. O mais correto é adquirir o veículo sem a blindagem e dotá-lo de um rastreador e bloqueador via satélite – sem essa indicação no veiculo

  18. Boa tarde Paladino!
    estou interessado num vectra blindado na Imbra, tudo correto com documentação e pouco rodado.
    minha duvida é: se ocorrer delaminação, posso substituir os vidros por vidros comuns sem muitas alterações? (é possível)
    o vendedor me disse que a suspensão foi reforçada. (ex: molas p/ carro a gás)
    a Imbra já faz este trabalho de reforço estrutural e suspensão?
    agradeço desde já.
    abrs.
    Gustavo

    • Caro Gustavo,
      Substituir pode. Sem muitas alterações, Não pode!. A substituição dos vidros blindados por vidros originais, além de economicamente inviável, deixaria buracos enormes entre o vidro e o acabamento do veículo, uma vez que painel e forração de portas são cortados para receber os vidros blindados. Barulhos!!!! serão muitos. O que geralmente se faz, quando o cliente não deseja mais a blindagem, é remover a camada interna do vidro blindado (lâmina de policarbonato) que provoca a delaminação. Desta forma, o vidro mantém-se quase da mesma espessura. Como a remoção da camada de policarbonato acarreta perda de proteção balística. É um serviço sem garantia.. O valor e o tempo de execução deste serviço costuma ser o mesmo da recuperação de um vidro delaminado.

  19. Boa noite.
    Comprei um carro blindado em sao Paulo. Possui ainda garantia da blindagem lllA da Oregon blindagem ( elantra 2012).
    Minha duvida embora a documentação esteja 101% impecável é como saber se de fato tudo o que esta no termo de responsabilidade foi feito pois as portas de trás são mais leves que as da frente dando a impressão de estar sem blindagem alem de não possuírem características visiveis de serem.
    Outro questionamento é quanto ao sistema de acionamento automático do parabrisa. Dizem que a blindagem cancela está função te obrigando a acionar o limpador manualmente. No meu caso, alem de estar acontecendo isto, não há mais o estagio de temporizador mas somente o estagio lento e rápido. Isto é normal?
    Grato

    • Cristhian,
      Entendemos que a sua aquisição apresenta aspecto pontual. Nesse caso nossa sugestão, em primeiro lugar é uma visita a empresa que fez o serviço de blindagem – vide nome no certificado de garantia e especificações – Lá voce pode esclarecer as dúvidas sobre a blindagem das portas traseiras e também sobre a parte mecânica. Na impossibilidade de ir até a empresa que fez a blindagem pode também fazer isso em outra empresa, dentre as inúmeras existente em S. Paulo

  20. Olá, boa tarde!
    Vi um TR4 2006 blindada que o cidadão diz que os vidros estão com garantia até 2022. Estes processos de recuperação de delaminados dão garantia ?
    Sabe o valor médio para recuperar vidro delaminado ?

    Lendo todas perguntas já entendi que acima de 10 anos é bomba, mas SP não está dando mais…para me esclarecer:

    10 anos se torna bucha pois indica que as mantas da blindagem podem estar podres/vencidas ou indica que chassi/suspensão podem estar comprometidos ?

    Este carro seria 100% uso cidade, não para viajar…

    Muito obrigado
    Daniel

    • Daniel, muito obrigado pelo seu contato.
      Amigo, a durabilidade da blindagem, assim como, outros equipamentos móveis ou imóveis está relacionado a qualidade do material que foi empregado e da sua manutenção nos prazos previstos. Por essa razão alguns equipamentos ou veículos possuem maior ou menor durabilidade. Queremos dizer com isso que nem toda blindagem – caso específico – pode se deteriorar no prazo da sua vida útil ou antes ou depois….
      No temos uma matéria – vide link a seguir que possui um plano de manutenção a ser seguido pelos proprietários de carros blindados. veja: http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?p=523.

      O preço par fins reparações de vidros blindados depende muito da situação que tem de ser avaliada por empresa especializada. Nas nossas pesquisas verificamos que pode ser de R$ 7.000 a R$15.000,

      No que se refere as questões técnicas sobre suspensão, eixos, etc…. também é relativo. Se o proprietário segue as as regras sobre manutenção/revisão do seu veículo, mesmo que seja blindado, em conformidade com a quilometragem, a possibilidade é que estejam em bom estado e por isso sua vida útil será bem maior do que aquele que não observou o plano de . Por que isso foi reparado.

      Então, conhecer a procedência do veículo, o tipo de atividade do ex proprietário e o uso é bom. Fazer uma vistoria mesmo paga do estágio de conservação dos equipamentos e da mecânica pode lhe garantir que atenuará surpresas desagradáveis.

      Paladino

  21. Olá Paladino
    Pretendo comprar agora em 2015 um Cintroen C4 2015(zero km.)na autorizada.
    Pergunto se posso mandar blindar somente os vidros, (pois já fui baleado em assalto). E quais as complicações para legalizar só os vidros,posso? Aguardo sua resposta.

    • Caro Porfirio,
      Nos dias de hoje possuir um Carro Blindado deixou de ser uma tendência a ser seguida e passou a ser fundamental por vários aspectos, dentre eles, o da segurança pessoal/familiar. Seja por conta de assaltos, seja por questões do elevado índice de colisão. Independente da região onde se encontra, existem muitas empresas que fazem a blindagem. Nesse caso, minha sugestão é de que não estabeleça agora a área prioritária da blindagem, mas que se dirija a algumas dessas empresas, no mínimo 03 e faça um orçamento. Com base no orçamento ficará mais fácil um juízo de valor econômico – que pode ser financiado – O ponto mais importante é a sua consciência de proteção pessoal familiar. É melhor previnir do que remediar!

  22. Boa noite, estou negociando uma mercedes ml 320 de 2000 com bondarem 3A. A blindagem é de 2001 e foi revisada recentemente e ainda está na garantia da revisão. A blindagem consta no documento. O carro de aspeto está bom e com 160.000km. Quais os principais cuidados a ter? O valor pedido pelo vendedor é de R$29.000. O que acha do preço ? Existe alguma seguradora que faça seguro a este carro ? Se sim, qual? Abs

    • João Carlos,
      O preço do veículo está bom e com desoneração do valor da blindagem o que pode indicar um bom negócio para quem deseja um bom carro blindado.
      Em nossa opinião, sua atenção deve ser em buscar uma analise do estado mecânico do veículo. Verificar o manual de manutenção e se as revisões recomendadas pelo fabricante foram realizadas.
      Nada a comentar sobre a blindagem vez que a certificação se encontra válida.
      Pelo ano do veículo, 2000 você terá dificuldades para contratar o seguro total. Porém, é possível encontrar uma seguradora para contratar o seguro contra terceiros com Assistência 24 horas.
      Paladino

  23. Bom dia , tenho uma scenic 2004 blindada , ou seja blindagem vencida , a blindagem não está no documento , e não tenho nada da empresa que fez a blindagem , o que tem que ser feito ou posso andar com carro assim mesmo uma vez que o carro está licenciado perfeitamente.

    • Olá Alexandre!
      A questão possui uma ” boa encrenca” Todo carro blindado precisa ser regularizado junto ao DETRAN. Para tanto existe a necessidade de exibição da documentação legal.
      Pelo seu relato, fica interpretado que o veículo já vem rodando a 10 anos sem essa correção no documento.

      Se o carro blindado é vendido de um proprietário para outro Nesse caso, o comprador deve, ao fechar o negócio, receber a declaração de blindagem do veículo
      do vendedor, pois só com esse documento conseguirá, no DETRAN, regularizar a mudança do nome do proprietário do veículo. Se o vendedor não dispuser mais da declaração de blindagem, o vendedor deve buscar o SFPC que autorizou o serviço, ou a própria blindadora, e solicitar uma segunda via do documento. Note-se que a autorização de blindagem foi confeccionada em nome do proprietário anterior, mas ela refere-se à autorização para blindar o veículo, independentemente de quem seja o proprietário. Assim sendo, não é necessário trocar o documento ou atualizá-lo para o nome do novo proprietário, a menos que seja desejo deste. Se assim for, o novo proprietário deve dirigir-se ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (www.dfpc.eb.mil.br – REDE DE FISCALIZAÇÃO) que autorizou a blindagem e providenciar a mudança do nome no documento.Note-se que a única diferença entre um carro comum e um carro blindado, quando ele vai para o DETRAN, é a questão da
      declaração da blindagem. Uma vez entregue esse documento ao proprietário, todo o processo é de competência do DETRAN/SSP, não mais do Exército.

      Por outro lado, considerando que a BLINDAGEM está com a Certificação vencida a muito tempo, o registro poderá trazer uma tarefa burocrática significativa para você.
      Porém aconselhamos observar a RESOLUÇÃO Nº 292, ( contran ou Denatran) DE 29 DE AGOSTO DE 2008 para a sua tomada de decisão.
      Forte abraço
      Paladino

  24. Olá! Boa tarde!
    Eu
    Compro e vendo carros. Nunca peguei carro blindado mas surgiu um através de um conhecido onde aparentemente a margem é boa, mas preciso de informações acerca da blindagem.

    Trata-se de uma mercedes E500 2003. Ela esta de
    Tabela 68.000 mas é comercislizada em média por 60.000. Porém a que estou vendo é blindada ñ possui nenhuma certificação, tampouco consta que é blindada no documento.
    O atual dono disse que comprou assim e que preferiu por ser sem burocracia… Mas será q tem mercado pra carro blindado sem certificação? E será que desvaloriza quanto? Estão me oferecendo ela a 45.000,00.

    • Prezado Paulo, muito obrigado por enriquecer as dúvidas dos proprietários de carros blindados que aqui interagem conosco….
      A informação do veículo está imcompleta…Para não deixarmos você sem resposta, consideramos que o veículo mencionado possa ser o veículo tipo E 500, Elegance/avant, at- 2003. O valor FIPE está entre 67 e 68 mil reais realmente….estaõ vamos opinar da seguinte forma: Primeiro. Considerando O preço de aquisição, desde que, o veículo tenha esse quesito, digamos em dia, assim como, possa ser analizado mecanicamente, e desde que, os reparos sejam de pequeno porte,podemos dizer que o negócio é de boa oportunidade e com boa margem comercial para revenda, mesmo que essa revenda ocorra no prazo de 180 dias.

      Segundo: Uma blindagem desse carro custa em torno de 80 a 100 mil reais…..Na proposta esse valor foi desonerado……porque, comercialmente, possui uma depreciação de 20%, mais ou menos, ao ano. A despeito dessa depreciação do valor da blindagem, se foi feita e teve manutenção, não significa que o veículo tenha perdido a sua capacidade de proteção. O que é um argumento positivo para a revenda.

      Terceiro: O mercado de carro blindado é um mercado cada dia mais crescente e procurado. O carro é de boa qualidade e possui excelente conforto.

      Considerando esses aspectos, resta-nos a questão legal da blindagem que deveria ter sido declarado e inserido no documento do veículo junto ao Detran….
      Nao foi feito….e parace que não pode ser mais feito por falta de documentação. Na nossa opinião com base no que tramita por aqui, existe compradores para veículos nessa situação. Você deverá verificar o estágio e a aparencia dos vidros que é o que pode chamar a atenção em uma fiscalização. Também, verificar que veículos com mais de 10 anos deverão fazer vistoria anual no Detran. E aí entra em ação o trabalho de um bom despachante.

      Paladino

  25. Bom dia, pretendo blindar meu veículo, Renault fluence 12/13, está com baixa quilometragem e sou o único proprietário, me parece ser mais vantagem blindar e acompanhar o serviço do que vender meu veículo abaixo do valor de mercado e comprar um blindado usado sem conhecer o histórico do carro e da blindagem. O que acha? Parece razoável esse pensamento? Que blindadoras são indicadas na cidade do Rio de Janeiro? Obrigado. Abs

    • George, Parabens! Ter um veículo blindado nos dias de hoje é, sem dúvida uma necessidade, principalmente, nos grandes centros urbanos…
      O seu racíocinio é correto! Principalmente se pode dispor o carro para a realização do serviço, sem prejuízo da sua locomoção temporal.

      Veja na tabela abaixo quais foram os carros mais blindados em cada semestre de 2004 a 2012 (excluindo-se o último semestre de 2012), segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) com as blindadoras associadas.

      1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 4º LUGAR 5º LUGAR
      1º Semestre 2004 TOYOTA- COROLLA VOLKSWAGEN – GOLF AUDI – A3 MITSUBISHI – PAJERO GM – OMEGA
      2º Semestre 2004 TOYOTA- COROLLA VOLKSWAGEN – PASSAT MITSUBISHI PAJERO/AUDI -A3 CHEVROLET – OMEGA BMW – X5
      1º Semestre 2005 TOYOTA- COROLLA MITSUBISHI – PAJERO MITSUBISHI – TR4 AUDI – A3 e A4 CHEVROLET – ZAFIRA
      2º Semestre 2005 TOYOTA- COROLLA MITSUBISHI – TR4 LANDROVER – Freelander TOYOTA – Fielder GM – OMEGA
      1º Semestre 2006 TOYOTA- COROLLA GM – VECTRA TOYOTA – HILUX SW VOLKSWAGEN – PASSAT TOYOTA – FIELDER
      2º Semestre 2006 TOYOTA- COROLLA GM – VECTRA MITSUBISHI – PAJERO TOYOTA- HILUX SW VOLKSWAGEN – PASSAT
      1º Semestre 2007 TOYOTA- COROLLA HONDA CIVIC/ MITSUBISHI PAJERO TOYOTA – HILUX SW4 VW-JETA / FORD FUSION / FREELANDER CHEVROLET VECTRA
      2º Semestre 2007 TOYOTA- COROLLA TOYOTA- COROLLA LANDROVER – FREELANDER TOYOTA – HILUX SW4 VW JETA / HONDA CIVIC
      1º Semestre 2008 TOYOTA- COROLLA LANDROVER – FREELANDER VW – JETTA MITSUBISHI – PAJERO FULL BMW X 5 / NEW CIVIC
      2º Semestre 2008 TOYOTA- COROLLA LANDROVER – FREELANDER CHEVROLET – VECTRA LANDROVER – DISCOVERY MITSUBISHI – PAJERO FULL
      1º Semestre 2009 TOYOTA- COROLLA GM – CAPTIVA LAND-ROVER -FREELANDER TOYOTA – HILUX MITSUBISHI -OUTLANDER
      2º Semestre 2009 TOYOTA- COROLLA GM – CAPTIVA LAND-ROVER -FREELANDER TOYOTA – HILUX HIUNDAY – AZZERA
      1º Semestre 2010 TOYOTA- COROLLA GM – CAPTIVA HYUNDAI – VERA CRUZ LANDROVER -FREELANDER HIUNDAY – SANTA FÉ
      2º Semestre 2010 TOYOTA- COROLLA LANDROVER -FREELANDER VOLVO – VOLCO XC 60 HIUNDAY – SANTA FÉ TOYOTA – HILUX SW4
      1º Semestre 2011 VW – TIGUAN VOLVO – XC 60 HYUNDAI – SANTA FÉ LANDROVER – DISCOVERY HYUNDAI – AZERA
      2º Semestre 2011 VOLVO – XC 60 VW – TIGUAN TOYOTA- COROLLA MERCEDES BENZ – C180 LANDROVER – DISCOVERY
      1º Semestre 2012 LAND ROVER – RANGE ROVER EVOQUE VW – TIGUAN VW JETTA SEDAN TOYOTA- COROLLA VOLVO – XC 60

      No Rio de Janeiro existem muitas empresas com excelente qualidade. Pessoalmente, tenho tido boas informações da Blindadora BlockerBrasil
      telefones: 24260620 e 2443-8495. Além das boas informações essa blindadora é parceiras de várias Companhias Seguradoras, que pelo critério técnico da analise é um bom indicador.
      Paladino

  26. Boa tarde Paladino, encontrei seu blog no google e está de parabéns!! Estou negociando uma Range Rover 2006/07 Supercharged 4.2 V8 blindada com apenas 39 mil km, o que acha disso? Sei que a kilometragem pode ser mexida porém é facilmente detectável! O veiculo é bom para se ter blindado?O valor negociado esta entre 80 e 90 mil, pelo seu conhecimento, o que acha?? Sobre o seguro, meu corretor disse que o melhor a fazer é ter contra terceiros, pq o seguro do veiculo além de muito alto, irei pagar pela desvalorização!! Hoje a ideia é segurança familiar! Agradeço e mais uma vez parabéns pelo blog!!

    • Anderson, é um prazer enorme contar com a sua passagem e, muito obrigado pelas palavras elogiosas.
      Então vamos agora fazer um trabalho de equipe. Eu e Você!
      1. O veículo R.Rover – 39 mil km. COMERCIALMENTE E Mecanicamente estamos nos referindo para o top dessa linha de um carro mais ou menos ZERO – Não zerinho. Mas, Zero.
      2. BLINDADO. Excelente! É um dos veículos ideal para ter blindagem sem forçar estrutura e nem o desempenho.
      2.1. CUIDADOS. Somente por precaução procure observar os acabamentos das laterais das portas…Nem sempre a blindadora consegue manter o elevado padrão desses acabamentos de fabrica.
      3. O valor comercial esta bem abaixo da Tabela Fipe. Nesse negócio é como se você estivesse pagando a blindagem e levando o confortável e especial veículo PELO PREÇO DE UM POPULAR.
      4. Seguro! Como diz o ditado ” Seguro morreu de velho”. A sugestão do seu Corretor de Seguros pode está certo – se conhece o seu perfil e a sua capacidade financeira. O modelo do veículo que pretende adquiri tem um preço de seguro novo entre 9% a 12% do valor Fipe do Veículo e bem menos para quem já possui um seguro vigente com boa bonificação. (faixa de 6 a 8 ou 10 bônus) que queira endossar o carro nessa apólice vigente.
      4.1. A razão do preço do seguro está vinculado a questão do elevado preço de peças, acessórios, e equipamentos nos sinistros parciais, acrescidos em média de 25% ( a mais) por conta da blindagem…
      4.2. Fazer o seguro contra terceiros é recomendável e essencial. Valores mínimos de R$ 100 mil para Danos Materiais e 150 mil para Danos Corporais + Assistência 24 horas tipo especial ou VIP.
      4.3. Se a compra for financiada, sugiro também, adquirir um rastreador com bloqueador, pelo menos, pelo período em que o veículo esteja alienado. Perdas parciais são resolvíveis, porem a perda total com financiamento ativo é terrível.

      Anderson você esta correto! Segurança é fundamental. Vá em frente amigo. Além da segurança, porte, robustez, vc estará conduzindo um melhores veículos britânicos da última série da plataforma Discovery III.
      é o mais dinâmico e moderno de todos os tempos, e acima de tudo, um carro feito para agradar o condutor. Sua cabine com foco no motorista oferece uma condução ligada a tecnologias intuitivas para maior segurança na estrada.
      PARABENS! E QUE O SENHOR DO BOMFIM E TODOS OS ORIXAS DA BAHIA REFORCEM A SUA PROTEÇÃO FAMILIAR!

  27. Bom dia, muito, mas muito obrigado pelos esclarecimentos e cordialidade!! Agradeço também as opiniões pessoais e lhe aviso que ganhou um seguidor pois além de todos os adjetivos acima, demonstrou o principal deles: confiança. Abs e tudo de melhor!

  28. Olá, estou de olho em uma land cruiser prado ano 2004 blindada. Está com 104 mil km rodados, com revisões feitas na ccs e revisão da blindagem feita ano passado no valor de 9 mil reais. É um veículo de particular, consta blindagem no documento. Está pedindo 75 mil reais. O q me sugere sobre essa compra? Vale à pena? Que cuidados precisaria ter na hora de transferir os documentos do carro para meu nome? Desde ja agradeço pela atenção.

    • Amigo Daniel, prazer está na sua companhia!
      Quem possui um Land C Prado sempre se diz encantado com a robustez e conforto do veículo. São muitos prós e poucos contra. Principalmente, um veículo que tem a certidão e controle das revisões efetuadas. Veículo extremamente confiável, durável, muito espaço interno,atrás possui regulagem independente, peças de reposição em conta, motor já conhecido pelos mecânicos, chassi, suspensão e freio dela é fora do normal, é carro pra durar décadas.
      – Você deve ficar atento as trincas que surgem no painel nessa versão…confira bem! Veja também o estado das correias, sua tensão, inclusive do ar-condicionado…verifique o estágio dos pneus, alinhamento e balanceamento, pois são o itens aparente de maiores cuidados.

      – Verifique em que situação se encontra o chip de potência do motor. Veja se esse item já foi trocado por um superior.
      – Se adquirir o carro, pense em fazer um seguro contra Terceiros + Assistência 24 horas. Danos Materiais de R$ 100.000 e Danos Corporais de R$ 150.000 ( valores mínimos a segurar)

      – Quando a documentação do veículo já consta o registro da blindagem é mais fácil transferir. Minha sugestão é que contrate um despachante para fazer esse serviço.

      – Quanto ao preço! Estou um pouco em dúvida pois não sei se é um veículo 2003/2004 ou 2004/2005. Bom, de qualquer maneira considero o preço solicitado fora de mercado – considero alto. Uma boa oferta será em torno de 60 a 65 mil reais.

      Forte abraço!
      Paladino

      Contras:
      Motor poderia ter mais potência, câmbio automático de 4 marchas cumpre bem seu papel mas merecia uma quinta marcha.Luz de neblina traseira decorativa, reparem que ela não acende.

  29. Paladino, antes de tudo gostaria de lhe dar parabéns por todos os esclarecimentos.

    Melhor blog de todos!

    Moro no Rio, tenho um Honda Fit 2008 não blindado e trabalho bem perto de casa e quase não viajo, resultado eh q ando aprox 9.000km/ano.

    Queria gastar no máximo R$ 80 k na compra de um blindado IIIA. Dai surge a duvida, compro um:

    1- usado 2013/14 e mando blindar; ou
    2- usado já blindado

    To pensando na opção 1 pois o carro comigo sofrerá menos desgaste, pois rodará bem menos km/ano. Nessa opção teria q ser um carro compacto pois a blindagem custa menos cerca de R$ 44 k alem do carro ser mais barato.

    Agora quais destes abaixo seria a melhor opção:

    Organizei melhor a lista das 7 possibilidades de compra abaixo.

    P favor:

    Veja se algum deles não serve pra blindar?

    Se os 7 custariam $44k a vista?

    1–NISSAN—NEW MARCH 1.6 SL 15/15

    2 e 3 –HYUNDAI–HB20 1.6 ou HB20X 1.6 manual Style

    4–TOYOTA—ETIOS CROSS 1.5L 16V FLEX

    5–HONDA—-FIT LX 1.5 AT

    6–Chevrolet-Onix V 4 108 CV

    7–FORD—-New Fiesta Hatch SE ou Titanium 1.6

    Última duvida, meu corretor cotou seguro destes carros blindados e disse q NENHUMA SEGURADORA COBRIRÁ MAIS QUE R$ 31K DA BLINDAGEM, OU SEJA, OS R$ 13 K RESTANTES (PRA COMPLETAR R$ 44K) NÃO ESTARIAM COBERTOS. Caso o seguro não cubra 100%, em caso de roubo terei prejuízo de R$13k. Eh isso mesmo, nenhuma seguradora cobre 100% da blindagem?

    Muito obrigado,
    Luiz

    • Luiz, muito obrigado por sua cordialidade! Antes de tratarmos do seu assunto é bom informar que nem sempre temos a resposta certa…Por isso procuramos indicar algumas recomendações – várias de formas técnicas – outras com base no mercado – outras com base na experiência do dia a dia. Então considere a nossa opiniaõ em parte e some a sua para poder pontuar uma decisão.

      Em primeiro lugar o parabenizo pela opção e desejo de possuir um carro blindado. Infelizmente, as questões relacionadas a segurança, principalmente em função da família exige que se adote opções para atenuar questões da insegurança. Bom! Vamos trocar uma ideia agora ponderando as suas opções iniciais….

      1. Mandar blindar ou comprar pronto? Para qualquer resposta é necessário levar em conta o seu perfil no que concerne ao gosto de troca de veículo períodica (costuma trocar sempre de carro?) Gosta de carro mais demora promover a troca? Levanto essa questão porque, no momento, o mercado ainda não leva em conta o preço da blindagem do veículo na hora da revenda. Raramente essa questão é levada em conta…

      1.1. Considerando o aspecto comercial do mercado no momento é melhor comprar um usado, blindado. Por que você compra o carro e leva a blindagem com um bom deságio financeiro. Sendo assim, financeiramente, mais racional para o conta corrente;

      1.2. Qualquer veículo, hoje, com as novas tecnologias de blindagem com material mais leve pode ser blindado. Porém, a experiência tem muitas histórias para indicar que nenhum veículo com motorização menor do 2.cv não deve ser blindado. Ou melhor, pode! Porém, muitas são as frustações a posteriori…As blindadoras não confirmam isso, pois o interesse comercial é maior. Então, não estou me opondo as suas opções, mas alertando o futuro.
      1.3. O carro blindado possui necessidades de boa motorização em decorrência da alteração estrutural no peso, na necessidade de força. Esses itens alteram a configuração original da engenharia o veículo. Aí, vem problemas de baterias, suspenção, freios dentre outros elementos que até são suportáveis durante certa idade do veículo, mais depois, a prática indica que há comprometimento. Resumindo: quanto menos robustez maiores serão os problemas lá na frente.

      Com 80 mil reais você consegue adquiri um carro 2013 ou 2013/2014, tipo uma Pajero TR4 , semi nova blindada.com baixa km. Que é um carro robusto e pode levar uma década no seu caso. É só ter cuidados com a manutenção. Isto é só um exemplo, pois você pode não gostar do tipo do carro. Veja a nossa matéria no link abaixo:
      http://socyalcorretoradeseguros.com.br/blog/?p=524

      2. Sobre o seguro. O que ocorre com o seguro da blindagem é o fato técnico das desvalorização da blindagem. Ou seja, a cada ano da blindagem, para fins técnico e matemático dos cálculos do segurador existe uma depreciação de 20% sobre o valor médio da blindagem – Ou seja, a maioria das garantias das blindagem está garantida entre 3 ou 5 anos……Isso representa para o segurador que um carro com 5 anos de vida blindada, está no sexto ano com o valor depreciado em zero porque esgotou o valor comercial……Contudo, o valor a segurar da blingadem nova, desde que comprovado para o segurador, pode ser de 100% na primeira vigência do seguro.
      2.1. Contudo, isso não é uma regra geral das seguradoras e é a depender de cada caso. O que se entende por isso. Se entende que se você vai fazer um seguro de um carro blindado que já tenha 02 anos de blindagem, e continua mantendo as suas renovações em dia você poderá continuar a fazer o seguro do carro blindado, mas depois de 05 anos, o valor a ser segurado será de um valor residual ( cada seguradora estabelece esse valor) e não mais do valor comercial de blindagem nova.

      É preciso que se entenda que a blindagem é como um equipamento adicionado. Que tem vida útil. Por isso mesmo eu falei que o valor do carro usado blindado possui um preço de mercado – mais menos – da tabela fipe – e pouco se agrega o valor desta blindagem na revenda.

      Bom, acho que abordamos todas as questões. Permanecendo alguma dúvida será um prazer dirimì-las
      Paladino

      • Muitíssimo obrigado Paladino!

        Entendi sua recomendação: com até R$ 80k eh melhor comprar um semi novo com motor + forte (1.8 ou de preferência 2.0) e carroceria + robusta do q um hatch compacto 1.5 (new Fit) ou 1.6 (new Fiesta ou hb20x).

        PS; gosto muito do TR4 e vários outros SUV pequenos.

        Me informe p favor onde (lj fisica ou sites) posso achar blindados semi novos 2013 ou 2014.

        Tinha a impressão – devido ao alto valor investido – q ninguém vendia um blindado com menos de 3 ou 4 anos de uso.

        Muito obrigado!

          • Caro Rodolfo. Seja Bem vindo ao núcleo de interação desse mercado que cada dia, em face as insegurança, vem crescendo muito. O mundo dos Blindados.
            Voce abordou muitas questões…que ao mesmo tempo se tornaria muito extensiva comentar sobre cada qual. Em face disso, por enquanto, com a sua permissão, estamos nos atendo a questão principal do seu comentário ” Honda Accord V6 que muito me interessaram, devido a tremenda robustez e potência que possui, sem contar a HONDA falo p.q.já estou no meu 4 CIVIC dessa geração e com a manutenção em dia e 132 mil km parece zero km tamanho o conforto e confiabilidade… outro também que me cativa e o JETTA, assim como a TUCSON V6″ . Então, seguindo essa tendência de gosto, aliás muito boa, tem um pequeno porém. Como o veículo é para sua mãe fica dificil opinar pois não temos o perfil dela. Principalmente, o fato da idade. Para uma pessoa que já tenha superado a idade dos 55 anos, sempre se sugere carros mais confortáveis e de menor porte, mas de excelente mecânica. Os SUVs são grandes e blindados ficam mais pesados, mesmos automáticos. Feitas essas considerações para que entenda nosso ponto de vista, e tendo como paradigma a sua experiência, os civics- os jetas- com motorização 1.8v são carros confortáveis e de boa mecânica.
            Veja o seguinte: ( em média no mercado ) O Tracker, da Chevrolet, ano 2008, custa R$ 30,6 mil conforme cotação da Molicar. Esse mesmo carro, sem blindagem, do mesmo ano-modelo, custa mais caro: R$ 34 mil, quer dizer, o carro blindado, que te deixa mais seguro, é mais barato.

            Outro exemplo é o Airtrek, da Mitsubishi 2006 que custa R$ 30,9 mil blindado e R$ 38 mil sem blindagem.

            Quem busca um carro pequeno pode comprar o Ford Focus, ano 2008, com câmbio automático, por R$ 30,9 mil, ou um Golf, da Volkswagen, ano 2006, por R$ 30,6 mil.

            Num segmento um pouco mais acima o mercado oferece um Subaru Impreza 2005 por R$ 29,6 mil ou o PT Cruiser, da Chrysler, 2005, por R$ 30,3 mil.

            Um sedã Bora blindado 2008 pode ser encontrado por R$ 29,8 mil e um Vectra 2006 por R$ 28,2 mil.

            Tem ainda Meriva 2008, Zafira 2005, Ecosport 2006, tudo nessa faixa de preço. Todos os carros citados têm blindagem N3.

            Faça uma visita ao site, cujo link vai a seguir:
            http://www.webmotors.com.br/comprar/carros/usados/veiculos-todos-estados/honda/accord/?tipoveiculo=carros&tipoanuncio=usados&anunciante=concession%C3%A1ria%7Cloja%7Cpessoa%20f%C3%ADsica&marca=honda&modelo=accord&vehicle1=%7B%22marca%22:%22honda%22,%22modelos%22:%5B%7B%22modelo%22:%22accord%22%7D%5D%7D&blindado=com%20blindagem&p=1&o=1&qt=12

            No que se refere ao seguro, { será um enorme prazer} solicito que passe as informações da situação atual através do link : http://www.socyalcorretoradeseguros.com.br/formulario/?mod=automovel
            informe a placa em algum lugar do formulário.

            Fico à disposição para prosseguir caso dejese outro questionamento/esclarecimento
            forte abraço
            Paladino

  30. Muito obrigado pela ajuda, Paladino! Falei com o proprietário e ele assegurou que o painel foi trocado no ano passado e tem garantia de 2 anos..ele está aberto a negociação e vou conversar melhor com ele. Mais uma vez, obrigado pela atenção.

    • Nós é que agradecemos! A sua interação e a sua comprovação de alguns quesitos por nós respondidos significa que foi possível contribuir…Valeu!
      Paladino

  31. OBA PALADINO!!!

    Desde já procurando por algumas informações básicas elementares, na 1 opção de buscas me deparei com a corretora que abordava esses assuntos e resolvi acessar sua página amigo e fiquei impressionado com a riqueza de informações tão preciosas e de maneira exposta tão esclarecedora, solicita e gentil para vossa segurança. Li toda e vi a complexidade minuciosa que devemos ter mas que pode até ser “simples” se seguida a rigor todas exigências e recomendações…
    Então: Eu possuo um CIVIC 99 com película antivandalismo que embora esteja saindo do escopo da questão talvez interesse a boa parte daqueles que não podem estar adquirindo uma auto. blindado já li, vi vídeos e no lugar de confiança me asseguraram que resiste a vários impactos com as chamadas “armas brancas” até que ponto PALADINO uma simples camada mais grossa da película pode ser tão efetiva como ouvi de impedir um disparo de baixo calibre 22. Obstante essa obs: direto ao assunto estou procurando e estudando diversos autos p encontrar p minha Mãe na faixa de até R$ 50 mil e já vi que após 5 anos não faz seguro completo, ainda mais se não tiver a manutenção em dia geral, inclusive da blindadora periódica, fora toda documentação exigida, delaminações/trincas/bolhas etc. Vi alguns Honda Accord V6 que muito me interessaram, devido a tremenda robustez e potência que possui, sem contar a HONDA falo p.q.já estou no meu 4 CIVIC dessa geração e com a manutenção em dia e 132 mil km parece zero km tamanho o conforto e confiabilidade… outro também que me cativa e o JETTA, assim como a TUCSON V6, MAS li que a OMEGA australiano faz muitas blindagens, a TR4, porém nenhum blinda como o TOYOTA COROLLA… COMPLEMENTANDO, gostaria de saber o que faz o mesmo ser tão comercial tbm. blindado mesmo sendo um auto. de potência + contida? Enfim amigo gostaria que diante desse quadro me desse sugestões para não adquirir gato por lebre pq. temos o orçamento mais contido e limitado.. Um grande abraço amigo e se puder me contate por e-mail passando COTAÇÕES do SEGURO DO CIVIC… que estou vendo para renovar… quem sabe agente faça negócio ou possa estar lhe indicando… Um grande abraço!

  32. Olá amigos sou paraplégico (cadeirante) e estou quase comprando um carro blindado. Minhas perguntas são: Um carro blindado me dará mais gastos do que se fosse o mesmo carro sem blindagem? Quanto a documentação e revisão: há alguma renovação/ manutenção periódica que se deve fazer (talvez após validade)? e quanto fica na média? E por fim, eu poderia ligar um som muito alto dentro ou mesmo no porta malas do carro?
    Não li o Blog todo então me desculpem se eu estiver sendo repetitivo nas perguntas. Obrigado!

    • Mario é uma grande satisfação tê-lo conosco. Muito Obrigado!
      No que se refere as suas indagações só vamos pontuá-las de forma genérica em virtude da ausencia de maiores informações, tais como: É um carro novo(zero) com blindagem zero ou um carro usado já blindado…..De modo geral, existem ônus na manutenção do veículo sem blindagem e Com blindagem. Maior ou menor despesa vai depender do tipo do veículo, porte, motorização e claro, os cuidados de manutenção sugeridos pelo fabricante. Quando o veículo adquirido é um usado blindado vai depender do estado de conservação tanto do veículo como da blindagem. Muito embora a blindagem tenha uma vida longa, depois de 05 anos em média, a depender de quem a blindou pode ser necessária algumas correções, de modo específico nas áreas de vidros. O veículo a depender da kilometragem nas áreas de suspenção – no dia a dia, um consumo de combustível maior, ……..
      Quanto ao som não existe nada contra. Contudo, no carro blindado, existe a recomendação de que seus vidros não sejam abertos com muita regularidade. Questão relacionada com peso e o sistema de elevação destes mesmos vidros.
      Quanto a documentação você só deve adquirir veículos blidados usados que possuam a certificação de propriedade e a certificação da blindagem…além do registro junto ao Detran. Sem isso você pode ter dor de cabeça para regularizar.
      É muito importante também não adquiri veículo ( usados)blindados que tenham passado por qualquer tipo de colisão.

      Valores ( custos de reparação) não é possível definir previamente. Pois toda situação é pontual
      Um forte abraço

      Paladino

  33. Caros amigos
    Gostaria de uma opinião pois pretendo comprar um carro blindado de um velho amigo. É uma Hilux SW4 2007 3.0 diesel com 130.000 km e blindagem III-A com certificação completa em documento. O carro esta revisado com trocas de molas e acerto de suspensão feita no ano passado em css, pneus novos com cinta e os dois vidros dianteiros e traseiros trocados também no ano passado. Em um vidro lateral possui duas pequenas bolhas de delaminação que o amigo falou que são fáceis de retirar. Enfim me garantiu que terei um carro pra pelo menos 4 anos sem problemas e me pede R$ 80.000, que é o preço médio que encontrei na Webmotors pra esse carro só que sem blindagem.
    Achei um bom negócio, vcs concordam? Temo apenas pelo seguro que parece que fica bem salgado mesmo pro meu perfil, Bonus 10 da Porto Seguro
    Obrigado e forte abraço

    • Prezado Luis. Se você deseja ter um carro blindado, bom, com origem bem conhecida e bem cuidado, achamos que você tem uma boa oportunidade de negócio. O mercado de carro blindado está crescendo muito. Logo mais, a depender dos rumos economicos do país esses veículos poderão ser muito mais valorizados, inclusive por conta da nova tecnologia. No momento, o preço da blindagem, com raras exceção não é agregado na hora da revenda do veículo. Isso tem uma explicação: As blindadoras oferecem garantia de médio prazo. Na média 05 anos. Assim, a blindagem vai perdendo o preço, em torno de 20 a 25% ao ano. No que concerne ao seguro existe uma regra quase que geral. O preço máximo a segurar – blindagem com mais de 05 anos fica em torno de 25% do valor fipe do veículo. No seu caso: mais ou menos em até 20 mil, porém algumas seguradoras descontam esse valor da tabela fipe do carro. Ou seja, ainda neste caso – na eventual perda total do veículo a indenização seria de 60 mil para o veículo + 20 mil da blindagem. Tendo bônus 10 o valor a pagar será em torno de mais ou menos 1.500, pela blindagem + o preço do seguro do veículo que gira em torno 8% a 10% do valor fipe do veículo. Este custo da blindagem no seguro é um pouco mais oneroso porque – em caso de danos parciais, o valor da recuperação das peças são mais ou menos 3 vezes maiores do que a peça normal, sem a blindagem. O que é compreensível.
      É bom esclarecer que a despeito da perda de garantia da blindagem não significa que a blindagem perca a sua função. Principalmente se tiver manutenção.
      Desejamos que conclua essa boa negociação, mas mesmo assim, cabe a pergunta a qualquer vendedor, mesmo sendo amigo : VAI VENDER PORQUÊ? A resposta, sendo sincera dará mais tranquilidade…
      Estou as suas ordens.
      Paladino

      • Prezado Paladino
        Maravilha!! Ouvi exatamente o que precisava para tomar a decisão. Vou consultar o motivo mas acho que não tenho mais alternativa, temos que ter um blindado em casa as noticias de problemas com segurança estão muito próximas de nós.
        Mais uma vez muito obrigado pelas informações, foram fundamentais pra mim.
        Forte Abraço

  34. Boa noite,
    Estou procurando carros blindados, sou de Belém do Pará e me ofereceram um Toyota Corolla; blindado 3A; 2008/2009; câmbio automático; bancos em couro; pintura e estética impecável; cor preta; 4 pneus novos. R$47.000 e um Fusion SEL 2007/2008, 2.3, 67.000km blindagem 3A no valor de R$ 45.000,00 estão todos com a Blindagem em dia. Pergunta qual a melhor compra?

    • Prezado Djalma,
      Não sabemos se já tomou sua decisão. Desculpe pela demora da nossa opinião. Tivemos problemas com o acesso ao site provocada pelo nosso provedor de internet.
      Sobre a sua consulta – opinamos, informando que: os veículos se encontram com as faixas de preço do mercado de revenda. Por se tratar de carro blindado sempre vai existir a possibilidade de negociar esses preços; quanto a melhor opção vai depender do programa de manutenção mecânica. É bom conferir se as revisões foram ou estão sendo cumpridas adequadamente em primeiro lugar. Verificar se os veículos não passaram por alguma colisao mesmo que de pequeno porte. Examinar o estágio da suspensão.
      Os dois veículos possuem porte bom para blindagem- na hora da escolha o mercado tem preferido muito mais o corola. Mas, vai depender do programada de revisão . Outro fator que pode decidir a escolha é conhecer ou ter informações do proprietário anterior e o uso que era dado ao veículo.
      Lembre- se também que comprar o veículo diretamente com o proprietário pode render um deságio de preço mínimo de 20 por cento a menos do que na revenda.

  35. Boa tarde, Paladino. Estou pensando em comprar um carro blindado pela segurança. Um usado mesmo. A princípio um corolla. Porém, na loja vi um BMW,330i, 2006. Foi blindado em SP. Moro em Fortaleza. Vou me informar hj os detalhes da blindagem
    Pediram 70 mil. Queria saber se o valor está bom, se é por aí mesmo. O corolla está 60mil,é 2009/10. Ainda não decidi.

    • Paulo,
      Você apresenta duas opções de veículos – como não sei se é por preferência ou impulso da primeira vista ou pesquisa na sua região ( aliás, bela cidade), vou tentar ir direto a questão:

      1. Opção Corola ( se for tipo 1.6.) pense em outra opção.
      1.1. VALOR MUITO ACIMA DO MERCADO.
      2. BMW . preço equilibrado. dá para reduzir um 5 mil no negócio
      2.1. Considerando que se trata de um veículo com mais de 8 anos de blindagem, se ainda não ocorreu, logo mais vai ocorrer a delaminação do para-brisa e vidros laterais – nesse caso, a correção terá um ônus aproximado entre 7 a 10 mil reais.
      2.2.Veículo com preço de manutenção mecânica e suspensão bem elevada e alto consumo de combustível.
      2.3. Entretanto:O lado sofisticado do sedã é percebido nos detalhes, como as chaves que, previamente programadas, podem memorizar até quatro diferentes ajustes do banco do motorista e dos retrovisores. Ou nos sensores que controlam o intervalo de varredura dos limpadores do pára-brisa conforme a intensidade da chuva. Ou ainda no sistema que volta a lente do retrovisor direito para o solo quando a ré é engrenada. Como se não bastasse, o carro é bonito. A harmonia dos volumes é obra de Chris Bangle, um californiano radicado na Europa desde que foi trabalhar, no começo dos anos 90, na Fiat.

      Pessoalmente, ficaria com o corolla ser for 1.8 ou mais e na hipótese de preço de até 54 mil.
      Carro blindado “carro blindado com mais de cinco a dez anos de uso não segura o preço por que sua blindagem não está mais na garantia” “Na hora de revender, no lugar de agregar valor, o carro deprecia de preço, pois as peças e pneus ficam mais desgastados e o consumo de combustível é maior”.

      forte abraço, e sempre à disposição.
      Paladino

    • Diogo,
      Antes de responder a sua pergunta, devemos diferenciar dois pontos: a validade da blindagem e validade da garantia da blindagem oferecida pela empresa blindadora.

      A blindagem que é a proteção balística do veículo, se obedecido as normas e cuidados que vão da manutenção, revisão e limpeza, pode atingir entre 10 a 15 anos;

      A garantia de validade da blindagem oferecida pelas blindadoras, costumeiramente, é de 02 a 05 anos ( essa garantia é aquela que o blindadora oferece para reparar ou substituir alguma peça do serviço de blindagem). Existe uma empresa, em 2015, anunciando garantia de até 10 anos.

      Então a blindagem, na condição de equipamento fixado ao veículo
      de acordo com as normas brasileiras, podemos dizer, que quase é permanente e muito durador. Já a garantia do blindador possui limitação.

      Paladino

  36. Ola,
    Tenho um azera 2010/2011 com 12.000km em otimo estado. Estava pensando em blinda-lo nivel III-A. Vale a pena ou devo vende- lo e comprar um usado mais novo já blindado? Imagino que se blindar o meu saberei ao certo o nivel de segurança que estou adquirindo, não? Moro em SP, Capital. Quais as melhores blindadoras da região, por favor? Depois da reportagem dos vidros da SER fiquei bastante preocupada!
    Muito obrigada

    • Prezada Ana, voce possui um veículo com bom perfil para a estrutura da blindagem III-A. A questão agora é você avaliar realmente a sua necessidade de um carro blindado – uma vez que- ” A Vida não tem preço” e por conseguinte, o preço da segurança nem sempre deve ser levado tão em conta. É ter ou não ter. O seu veículo, que deve ser gls, automático, 3.3. tem um preço de compra em torno de R$ 38.000 a 40.000(se voce for procurar vender rápido) e tem um preço de venda, pela tabela Fipe em torno de 50.000. Uma boa blindagem OKM – nova- vai ficar em torno de 35 a 40 mil reais ( bem pesquisada). Com isso, teremos uma prospecção de valor final do seu veículo na hipótese de mandar blindar.
      Se você comprar um usado blindado – igual ao seu, mesmo ano, voce irá economizar em face do desagio da blindagem- em torno de 30 a 40 mil. Precisa pesquisar e tomar os cuidados certos. Acesse o link que segue agora e dê uma olhadela: http://www.compreblindados.com.br/buscar/tipo.carros-camionetes/marca.hyundai/modelo.azera/ano-fabricacao.2010/ano-modelo.2011/
      Um carro blindado – se toda a manuntenção e cuidados foram seguidos vocew pode ter mais 5 anos de tranquilidade e tempo.

      Então! pessoalmente, no momento, o melhor é vender e comprar um blindado usado.
      Fico à sua disposição.

  37. Boa tarde!

    Preciso de ajuda, tenho recurso limitado e preciso de um carro blindado.
    vou visitar um Audi A4 1.8 Tip./ Multitronic Turbo – 2003 – 120 mil km.
    valor 26 mil

    Minha duvida, por se tratar de um carro que inicialmente foi comprado em leilão e o airbag estar desativado, o valor esta bom?

    Grande abraço e agradeço a oportunidade.

    • Nelson,
      O preço do produto deveria está em torno de 20 mil – que é o preço de mercado para quem vai comprar e 14 mil para quem vai vender o carro. Voce sabe que existe uma diferença entre o ato de vender e o ato de comprar. A blindagem com a idade que 13 anos não tem mais preço comercial. Outros aspectos são: a origem; isso é muito importante. se você não conhece é bom mandar verificar se a kilometragem não foi adulterada; mecânicamente como se encontra a suspenção, amortecedores, pneus e vidros blindados….todas as peças deste veículo são carísssimas. E mais, ele blindado, na idade que está tem um altíssimo consumo de combustível.
      Se mesmo assim é urgente a sua necessidade de um carro blindado, precisa agora para ganhar algum tempo – veja se consegue pagar até 20 mil. A diferença gaste em revisões para a partir daí saber o estado mecânico do veículo. Não deixe de mandar avaliar a parte mecânica – pneus(carros) e verificar se não existem bolhas nos vidros.
      Paladino

  38. Olá! estou tentando comprar um veiculo blindado usado, e cada vendedor informa uma coisa… Agora bati o martelo num Tiguan 2009, porém a concessionária me diz que por “excesso de preciosismo” irá trocar o vidro dianteiro com uma marca funda de provável pedra. Ocorre que agora, sete dias depois do sinal, ela informa que a tal troca deverá passar por uma inspeção do Inmetro…e que não está achando o vidro para troca…então, vai deixar o carro ser recusado na tal inspeção, para transferir a documentação e depois reagendar a tal vistoria…
    Acho que tem algo de podre aqui neste reino… Me ajuda?!?!?

    • Olá Marlu!
      Nós nos oferecemos nesse processo de interação com as pessoas que, gentilmente, nos procuram buscando uma opinião técnica com relação as nuances da blindagem. A sua questão pontual, narrada, pertence agora a esfera da relação comercial que possui proteção pela Lei do Consumidor. E na esfera jurídica só temos opinião sem muito embasamento. Pela prática de mercado você com base no Código de Proteção ao consumidor tem a opção e o direito de desfazer o negócio. Isto é: ter o seu crédito de volta. Porém existe a hipótese de você aceitar a proposta mediante uma declaração da Vendedora com especificação da ocorrência e com prazo para solução.

      O cancelamento de compras de produtos é obrigatório, de acordo com as disposições do Código de Defesa do Consumidor, nas seguintes situações:
      art. 18 – Quando for constatado, no prazo de garantia, que o produto adquirido apresentou vício (defeito) e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo;
      art. 19 – Quando a quantidade for diferente daquela especificada em sua embalagem;
      art. 35 – Quando não houver o cumprimento à oferta (por exemplo, o não cumprimento do prazo de entrega);
      art. 49 – Desistência em sete dias se a compra foi realizada fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, etc);
      art. 1º, § 2º da Lei do Estado de São Paulo 14.516/11 – Desistência em sete dias úteis, contados a partir do recebimento do contrato, se a compra foi realizada por meio de “call center” ou outra forma de venda a distância.
      Para as demais situações, o cancelamento da compra será liberalidade do fornecedor.

      Se você já tiver comprado o usado e ainda não recebeu, pode sim desfazer a compra. Em outras situações, Normalmente as concessionárias garantem, por três meses, o funcionamento do motor e da caixa de câmbio. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) estabelece garantia mínima de 3 meses, a partir da compra, para os vícios aparentes (defeitos de fácil percepção), sem limitação a uma determinada parte do veículo. Além disso, se os problemas não forem de fácil constatação (ocultos), o prazo legal para reclamação é de 90 dias a partir da percepção do defeito.
      Faça uma reclamação à concessionária. A empresa tem 30 dias para solucionar o problema. Passado esse prazo, você pode exigir: a troca do veículo por outro similar, a devolução do dinheiro pago ou um abatimento proporcional do preço. Independente da opção escolhida, você pode pedir uma indenização por danos sofridos (moral ou material).
      Se tiver um amigo advogado(a) peça para redigir o documento do acordo na hipótese de não desejar ficar com o veículo.
      Paladino

  39. Olá tenho uma Pajero TR4 blindada, já algum tempo apareceu bolhas no para-brisa a aumenta cada dia mais, gostaria de saber se compensa eu fazer os reparos uma vez que tenho a intenção de vende-la, tem uma prévia de valores aproximados que possa me ajudar..pois na minha cidade não encontro empresa que faça o trabalho e não consigo me dispor de 1 dia para fazer somente o orçamento em São Paulo.
    Muito Obrigado!

    • Grande Marcos Roberto estamos respondendo a sua consulta com muito prazer. Voce cita que se trata de veículo Pajero, mas não informa o tipo e ano que nos permita opinar com maior precisão para uma avaliação da relação custo x beneficio. Mas não gostamos de deixar de oferecer uma opinião, porque nossa opinião somada a sua pode gerar uma melhor conclusão. Bolhas, significa delaminação…se começaram a surgir, não vai demorar a expansão, até começar a dificultar a dirigibilidade e a criação de pontos cegos e até multas em blitz.
      O preço vai variar. Se é só uma reparação ou a troca. Em média, vai custar em torno de 5.000 a 8.000,.
      se voce pretendente vender, nossa opinião é que faça isso sem reparar o vidro. Isso irá significar que o desconto representará mesmo perda do que reparar para vender. porque a blindagem com mais de 8 anos – não sei se esse é o seu caso- não agrega valor- ao contrário. Exige deságio.
      forte abraço,
      Paladino

      • Boa tarde! comprei um carro blindado 2005/2006, onde consta no CRVL que é blindado e preciso fazer a transferencia de propriedade, o que preciso fazer? É verdade que tenho de tirar outro documento do exercito referente a blindagem no meu nome?
        A blindagem está OK pois é feita a revisão anual, isso eu consultei junto a blindadora.

        • Ingrid,
          Sua documentação se encontra em ordem se o termo blindagem na consta no CRVL. Alguns detrans solicitam também uma cópia do Certificado de Blindagem – não necessariamente no seu nome. Mas em nome de quem realizou a blindagem pela 1a. vez.
          Nesse caso minha sugestão é procurar um despachante da sua região ou o próprio Detran. Não é necessário você tirar outro documento. O primeiro mantem a validade necessária.
          Paladino

  40. Olá! Achei uma saveiro 2011/2012 com blindagem feita em outubro de 2011 pela Trasco Bremen, que informa cinco anos de garantia, APENAS para o contratante da blindagem. Ou seja, se eu comprar o tal carro a blindagem não terá garantia!! Segundo a empresa, isso consta do contrato…Ora, a blindagem não é um item do carro?

    • Marlu, você está absolutamente certa. Quase com certeza, a pessoa que passou a informação para você deve está confundindo as coisas. Porém, você precisa da prova dos nove…..peça o certificado da blindagem e confira o prazo. Se vc está sendo atendida por algum vendedor desinformado “””””””,
      Essa blindagem pode já ter expirado a garantia de manutenção – só que a venda é mais fácil – é valorizada com o dizer que possui garantia – é bom você reconferir o certificado de garantia
      Leia-o – se esta expressão – pessoal- não consta do certificado de garantia – o que lhe foi dito não existe. Pode está confundindo com o documento de pedido da blindagem para M Exército.
      Um abraço
      Felipe paladino

  41. Conclusão:
    Comprar um carro blindado é a maior furada que vc vai se meter na sua vida.
    Não vai conseguir regularizar a documentação se estiver vencida e se for transferir para o seu nome,ai é pior ainda .
    Pode até conseguir regularizar os documentos ,mas vai gastar uma fortuna e perder um tempo absurdo com a burocracia….FUJAM DE CARROS BLINDADOS, < NAO COMPRE E NEM MSM ACEITE COMO PRESENTE

    • Olá João! Publicamos a sua opinião e os seus comentários. É uma opinião severa, mas é a sua opinião. Lembro contudo, que toda moeda tem duas faces!! As estatísticas do mercado de venda de carros blindados, usados, se encontra crescendo muito nos últimos anos. A questão da segurança e proteção familiar tem sido o principal requesito. É em função da sua opinião e/ou experiência com carros blindados usados que este canal, rico em informações tem servido aos que nos procuram e desconhecem os efeitos colaterais do carro blindado, principalmente – o usado- que requer, previamente cuidados com o veículo, com a blindagem e com a documentação.
      Voce possui toda razão. Comprar por impulso, comprar sem experiência e não se deter ou pesquisar os detalhes da compra é a maior furada que vc vai se meter na sua vida. Muito Obrigado por sua opinião!
      Paladino

  42. Caros, bom dia

    Estou vendendo um Golf GTI 1.8 turbo 2004, por 18.000 o carro está valendo de tabela 26.000. Não consta blindado no documento vi que vários veículos aqui também não consta..

    Minha pergunta é.. Apenas os vidros foram blindados, mesmo assim precisava constar no documento?
    Email./Kauan_oakley@hotmail.com.
    Obrigado.

    Abraços

    • Olá Kauan!
      Carro blindado que não possui registro – identificação de carro blindado- no documento do veículo é irregular, aliado de uma aventura – sujeito a multa e reboque. Parece que o carro é seu/ FOI ISSO QUE ENTENDI!
      Nessa hipótese – desejo sorte para que se livre dessa questão.
      A norma do Denatran não é especifica sobre blindagem disso somente ou daquilo somente – o Denatran entende que a blindagem é um equipamento que altera a originalidade do veículo e nesse caso tem de possuir documento constando a alteração.

      Se desejar mais informações acesse: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_292.pdf
      Muito Obrigado pelo acesso a este canal – qualquer dúvida- retorne
      Paladino

  43. Estou querendo pegar uma Zafira Elite 2005 Blindada. O vendedor tá pedindo 18.500,00 mas consegui negociar por 16.000,00. Será que vale a pena pelo preço? Meu interesse não é na blindagem em si mas no que o carro oferece como um todo, pois é o modelo top e está em ótimo estado. E no caso, quando for transferir para o meu nome terei alguma dificuldade relacionada a blindagem?

    • Amigo TIAGO,
      Meu ponto de vista pessoal é a não recomendação do negócio. Um veículo com 10 anos de idade, blindado, já gerou efeitos colaterais a outros setores do seu veículo – da suspensão- amortecedores – cx de câmbio, direção….pq o peso da blindagem, em si, é um pouco severa. Voce não pode visualizar o veículo somente pelo angulo lataria. Porém a decisão é só sua. Você está em contato com o veículo – eu não.
      Quanto a transferencia é bom analisar o estado atual do documento, do registro da blindagem no Detran, e da existência do Certificado de Blindagem com um bom despachante. Se não estiver tudo certinho não acredite em jeitinho – a dor de cabeça pode ser grande.
      Paladino

  44. Olá, estou querendo pegar um peugeot 406 2001 blindado (ainda não vi o veículo mas aparentemente está delaminado), será em uma troca e provavelmente não irei dar nada de entrada.

    Estou com umas dúvidas,

    1- Não dá pra andar com as janelas abertas em nenhum momento, porque pelo que li corre o risco dos vidros trincarem.

    2- Provavelmente irei mandar pra manutenção para arrumarem a de-laminação.

    3- É possível retirar só uma parte da película para não delaminar mais e eu não precisar fazer mais manutenção, porque tudo se retirar irá ficar um “buraco” mas somente a parte que ocorre a delaminação não irá deixar um buraco, porque não quero andar com os vidros fechados.

    • Luiz, a resposta é SIM. O que geralmente se faz, quando não se deseja mais a blindagem, é remover a camada interna do vidro blindado (lâmina de policarbonato) que provoca a delaminação.
      É bom verificar a relação custo x benefícios da operação.

  45. Boa tarde!
    Estou prestes a pegar um Nissan Pathfinder SE Luxo 3.3 V6 12V ano 2000 blindada! No documento consta a blindagem e tem a carteirinha da autorização do exercito com nível III-A (NIJ) – “essa sigla não sei o que significa”. Com tudo, aparentemente o carro está em excelente condições…motor foi refeito em outubro/14, pneus novos e segundo o proprietário a blindagem está na “garantia”. Não há deliminações nos vidros! Ah! o carro possui gnv… A pergunta é: essa carteirinha do Exército está datada de 2005. Gostaria de saber se eu adquiri-la sou obrigado a transferir para o meu nome? Como ficaria na hora da transferência do documento para o meu nome? Posso transferir o documento e andar com essa tal carteirinha no nome do antigo proprietário? Não terei problema em uma Blitz por esse motivo? Desde já agradeço. Será meu primeiro carro blindado!

    • Giovanny, todo carro para ser blindado requer dentre os pre requisitos necessários da comunicação e pedido de autorização do exército . Pelo seu comentário , o que deve ser visto e se o documento do veículo expedido pelo DETRAN já consta que o carro e blindado.
      Se não consta vc poderá ter mais trabalho para transferir….assim como quem vier a sucedê-lo
      A carteirinha não tem problema guarde para passar para quem comprar o veículo na sua mão. O que importa mesmo é o Dut ou certificado do DETRAN possuir o a informação de veículo blindado

  46. Boa tarde,
    Estou querendo comprar um carro blindado, um Audi A4 ano 2002, porém ele não é blindado de fábrica e o dono não possui a documentação de blindagem, gostaria de saber como seria feita a transferência nesse caso, se teria problema para regulamentar e do que é necessário para concluir esse processo. O dono ta me oferecendo por 15 mil, por isso achei muito interessante mais não sei como funciona essa questão de blindagem direito.

    Obrigado.

    • Diego, no caso específico, eu, observe bem, tenho a seguinte opinião: a) não faria a compra. Por que ? A- pela idade do carro e em função da blindagem não ser regularizada; b- a manutenção e revisões do veículo estão 10 anos ou mais sem garantia – e não se sabe se vem sendo feita em conformidade com o manual do fabricante; c- a hora de se serviço da autorizada e o preço de peças do fabricante são bastante salgadas(caras).
      Um carro blindado possui alterações na suspensão ! Molas, amortecedores que devem ser reforçados- a depender da idade e da região onde trafega ou trafegou vc poderá vir a ter muitos problemas….

  47. boa tarde, estou querendo comprar uma Land Rover modelo free lander 2 ano 2008 blindada, pelo que me infomei é um carro bem pesado, em torno de 1700 kg sem a blindagem, estou com receio porque iria aumentar ainda mais o peso, o que acham?

    obrigado

    • Marcel, voce está adquirindo um bom carro, principalmente se for movido a diesel. Existem muitos Prós e muito contra. O carro é bom para possuir blindagem. O peso não é um problema para ele. O principal cuidado que deve ter é passar devagar em quebra-molas. Muitos proprietários tem criticado e reclamado do sistema de arrefecimento ( indicam que se deve ter vigilância constante) também a ser observado é os trincos que ocorrem muito com as peças plasticas. Um fator importante que você deve pesquisar e verificar – são as reclamações do preço de peças de reposição – demoram muito- e o preço é bem salgado, além da fraca rede de concessionárias. Atente também para as pastilhas de freio – o desgate delas é muito acelarado. Então! na questão da blindagem – o peso não incomoda – só gera um consumo de combustível mais alto.
      Paladino

  48. Boa noite, estou negociando um Vectra 2001 Cd com 78 mil quilômetros e perfeito estado de conservação o corro e de um amigo meu, foi blindado nível. IIIA pela MAGNUNS ASSESSORIA com a data da expedição 176\2009 com todas as documentações notas fiscais, certificado de blindagem no documento. Levei o carro em uma oficina para uma aviação e não foi constatado nem uma avaria, como colisão ,podre de lataria, parte elétrica as rodas com as cintas o carro e nosso dês de Ok. A duvida e quanto a blindagem olhando a groso modo não vemos nada de anormal na blindagem. tem alguma forma de fazer uma avaliação precisa se ainda e segura. visando o seu conhecimento tendo em conta que tem empresas que dizem que tem blindagens que são valida por dez anos. Aguardo resposta. Muito obrigado.

    • Olá Marcio, muito obrigado por sua visita. De acordo com a sua informação o veículo possui uma blindagem com 05 anos de idade. Então deixa explicar uma coisa para você: Validade da blindagem que muito se fala tem dois aspectos: 1. Validade é aquela que o fabricante oferece para reparações onerosas ou não Digamos que seja uma garantia da Fábrica, mais ou menos como a garantia do fabricante do veículo….não confundir com a garantia da blindagem. Uma blindagem bem-feita e com material de primeira pode durar 20, 25 anos se for bem tratada e tiver o seu plano de revisão e manutenção atendido. 2. Aspecto do valor financeiro: nesse caso, a blindagem tem o valor inicial depreciativo. Anualmente, perde entre 15 a 20%(depreciação) ao ano. Seguindo essa teoria, o valor da blindagem em 05 anos não deve mais ser agregada ao valor do veículo.Essa é a razão porque carro usado blindado custa mais barato do que um carro sem blindagem.
      No caso específico do modelo do seu carro, recomendo muita atenção com a calibragem dos pneus, alinhamento e cambagem…..Por si só o veículo desalinha com facilidade, blindado então, muito mais….claro além do severo consumo do modelo com blindagem. Então. se tudo está em ordem com a documentação e com a mecânica, principalmente, a suspenção, vá em frente e esqueça a questão da validade da blindagem……até porque voce não ficará mais de 05 anos com um veículo 2001. Não é mesmo!
      Paladino

  49. Boa Noite ,estou querendo adquirir um honda civic achei um 06/07autom. blindado e o preço ate bem em conta por 27 mil queria saber se corre o risco de estar vencida a blindagem, perguntei ao dono ele disse que nao tinha validade. agora estou meio na duvida ele disse que tem a documentação e tudo blindado nível 3A inbra blindagens, certificado do exército
    tem algum lugar que possa levar pra comprovar isso ou posso confiar no documento em si?

    • Prezado Ramon, Estou passando para você as orientações da Associação Brasileira de Veículos onde inclui essa orientação pertinente a compra de veículo blindado, relativo a questão da documentação: vide : ” Outros cuidados básicos, entretanto, devem ser tomados na hora de adquirir um usado com proteção blindada. “Todos os produtos com resistência balística são controlados pelo Exército. As empresas que produzem, comercializam ou realizam qualquer outra transação comercial com este tipo de produto (mesmo as locadoras de veículos blindados) precisam possuir o Certificado de Registro (CR) junto ao Exército. Sem esse documento, essas empresas funcionam irregularmente. Deve-se verificar se o revendedor possui o certificado”, alerta Anspach.

      “A empresa também é obrigada a entregar um Termo de Responsabilidade a seus clientes. Todos os materiais utilizados na blindagem e seus respectivos números de ReTEx devem estar discriminados neste documento”, afirma. O ReTEx (Relatório Técnico Experimental) é emitido pelo Exército. Ele comprova que a empresa que produziu o material providenciou os testes exigidos.

      Atenção na hora da compra

      Confira as orientações do presidente da Câmara de Comércio da Abrablin:

      – É preciso conferir se a blindagem foi realizada em todas as partes do veículo. Não só o vidro, mas toda a cabine deve receber a proteção. A blindagem parcial é proibida pelo Exército.

      – Antes de efetuar a compra, deve-se observar a suspensão e os freios do carro. O excesso de peso, conseqüência da blindagem, aumenta o desgaste dessas peças e reduz o desempenho.

      – Inspecione os vidros e verifique se há bolhas. O vidro blindado é formado por várias lâminas. O deslocamento de alguma delas, chamado de delaminação, provoca o surgimento dessas bolhas, o que reduz a resistência balística. Dependo da situação, será necessária a troca do vidro.

      – Antes de concretizar o negócio, deve-se observar se a blindadora que efetuou o serviço ainda existe. Se a empresa já tiver fechado, não há a quem recorrer em caso de defeito. Além disso, o veículo perde valor no mercado.

      Venda e transferência de veículo blindado exige autorização especial – Muitos proprietários de veículos blindados não sabem que a venda e a transferência de um veículo com este tipo de proteção tem um trâmite diferenciado, aponta levantamento informal feito pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). “De acordo com a regulamentação, as transferências de propriedade deverão ser precedidas de autorização prévia e específica da Secretaria de Segurança Pública do Estado onde o novo proprietário reside”, afirma Franco Giaffone, presidente da Abrablin.

      O setor é regulamentado pela Portaria 013, do Departamento Logístico (D Log) do Exército, editada em 19 de agosto de 2002. As normas relativas à transferência estão no artigo 6º da portaria.

      “Normalmente, não há má-fé. Por puro desconhecimento do processo legal, os usuários não atentam para essa determinação e vendem seus carros como se fossem comuns”, afirma Giaffone. A primeira providência é a obtenção, pelo comprador, de uma autorização para adquirir veículo blindado, junto à Secretaria de Segurança Pública do estado de seu domicilio. Quem vende o carro somente deve passar seu veículo blindado para quem possua tal autorização.

      No caso de o carro ter pertencido a um único proprietário, junto com os demais documentos, o comprador deve exigir que o vendedor apresente o Certificado de Registro de Blindagem de Veículo (Carteirinha do Exército). Este documento comprova que o veículo foi blindado com autorização do Exército Brasileiro e que está perfeitamente regularizado junto a este órgão de fiscalização. Por outro lado, é muito importante que o antigo proprietário, após efetuar a venda de seu veículo, dê baixa na referida carteirinha, junto à Secretaria de Segurança de seu estado. “Muitas vezes esse documento fica jogado no fundo de uma gaveta. E perante os órgãos de fiscalização e controle, a responsabilidade pelo veículo continuará sendo do portador do documento, mesmo após a revenda”, alerta o presidente da Abrablin.

      Outro erro é não entregar ao novo proprietário o Termo de Responsabilidade da blindadora que produziu o veículo. “Quem compra um blindado deve exigir este documento, pois, mesmo após ter vencido o período de garantia dos produtos utilizados, a blindadora continua sendo responsável pelo serviço realizado. Como os produtos comuns, os blindados também podem apresentar problemas de fabricação”, explica o presidente da Abrablin. As revendedoras associadas à Abrablin não aceitam revender veículos que não estiverem acompanhados do Termo de Responsabilidade das blindadoras. “Do contrário, a quem recorrer no caso de haver algum problema?”, pergunta Giaffone. O carro que não possui este documento perde valor.

  50. Amigo pretendo comprar uma Rav4 ano 2001, em ótimo estado, com todos os vidros trocados(Novos também blindados), porem pergunto, qual tramite de transferência de propriedade junto ao Detran-RJ, já que a blindagem esta vencida? Fui informado pelo vendedor por se tratar de um carro anterior ao ano de 2004, o Detran não exige os Laudos de Blindagem para transferência de propriedade e vistoria anual, isso procede?

  51. Boa tarde. Estou comprando um A3 2003 blindado e gostaria de remove a blindagem, mesmo que parcialmente, retornando a um estado próximo ao original objetivando redução do peso. Trocarei porta e tampa traseiro e os vidros por originais e farei remoção da aramida. Isso já seria suficiente para redução considerável no peso total?

    Obrigado.

    • Olá Lucas,
      SIM- Os vidros blindados no tipo e modelo do carro indicado alcança, em média, 155kilos de peso.
      So não entendi o pq de comprar um carro blindado para depois fazer o retorno ao original. A relação custo beneficio – seguindo a sua linha de raciocínio vai ficar cara, mesmo que o veículo blindado tenha um custo muito baixo. Vai também correr o risco de deixar o carro com rangidos e barulhos difíceis de serem solucionados depois….
      Mas! gosto é muito pessoal.
      Paladino

  52. bao tarde eu adquiri uma pajero full 2007 no leilao de SP e ela é blindada, e vou trazer ela pro PR qual processo pra transferir a mesma, ja que o mesmo acredito que não vai vir nf da blindaguem e nem laudo

    • Leonardo,
      Salvo alguma norma pontual – de modo geral, a documentação necessária nos DETRAN´S é a seguinte:
      CASO 01 – Quando há a informação “VEÍCULO BLINDADO” no campo das observações do CRV/CRLV:
      Para executar a transferência de propriedade de um veículo blindado, há a necessidade do cliente, novo proprietário, apresentar a “Declaração de Blindagem de Veículos de Passeio” expedida pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar, além de toda documentação para o serviço Transferência de Propriedade.
      CASO 02 – Quando NÃO há a informação “VEÍCULO BLINDADO” no campo das observações do CRV/CRLV:
      Deverá realizar o serviço Alteração de Características juntamente com a Transferência de Propriedade.
      DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
      • Original e cópia do documento de identificação;
      • Original e cópia do CPF;
      • Original e cópia do comprovante de residência (documento com menos de seis meses de emissão e recebido através dos Correios);
      • Duda de Alteração de Características no código 002-7 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      • Duda de Transferência de Propriedade no código 014-0 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      • Original do Certificado de Segurança Veicular (CSV);
      • Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após a publicação da Portaria 013 – Dlog, de 19 de agosto de 2002, ou seja, 22.08.2002;
      • Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após 22.08.2002;
      • Nota fiscal quando o serviço for anterior a agosto de 2002.

    • Cara Daysi, mil perdões pela demora a sua consulta – um problema com a nossa administradora do site nos impossibilitou tempestividade na presente resposta. Bom não sei se ainda adianta tratar do assunto. Pelo sim e pelo não – e como não temos o modelo do carro – estamos considerando a hipótese, de ser um 2.5 VG a gasolina. Comercialmente, o preço está ótimo para um blindado e se passar por uma revisão de oficina mecânica de confiança. Contra. Os contra da aquisição são: se for o modelo tipo 2.5 ( fica franco em ladeiras e subidas de serra; consumo elevado de combustível, peças de suspenção caríssimas; elevado gasto das peças de freio e grande depreciação de preço se for revender)

      Paladino

  53. Boa tarde! Parabenizo pelo site que é bastante esclarecedor sobre o tema.
    Adquiri em 2014 veículo blindado em 2009 que não possuía no CRLV “blindado” mas possuía a Carteirinha do Exército. Por desconhecimento transferi o veículo para o meu nome ainda sem incluir no CRLV a alteração de características.
    Atualmente só possuo a Carteirinha do Exercito que foi emitida no Paraná, porem a blindagem foi executada no Rio de Janeiro e por uma empresa não mais em atividade aqui (Force One). No exercito do Paraná consta nos registro o Termo de Responsabilidade da Blindadora, porem eu não possuo este termo. Gostaria de regularizar minha situação, como devo proceder? Alguém teve experiência similar? Grato.

    • Felipe, muito obrigado pelos seus comentários. Considerando que voce possui a carteirinha e tem ciência da existência do Termo de Responsabilidade sugiro – ja que não sei qual o seu estado de domicilio que faça uma consulta ao seu Detran utilizando o argumento de regulação das alterações de características do veículo, colocando como prova a carteirinha do exercito pertinente a blindagem ou indo o immetro e solicitar deles uma inspeção oficial do veículo para fins de regularização das alterações de característica do veículo. Ou então, tente sem pressa vender o veículo.

      O cliente realizará o serviço de Licenciamento Anual, juntamente com a Alteração de Características (blindagem).
      DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

      Original e cópia do documento de identificação;
      Original e cópia do CPF;
      Original e cópia do comprovante de residência (documento com menos de seis meses de emissão e recebido através dos Correios);
      Duda de Alteração de Características no código 002-7 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      Original do Certificado de Segurança Veicular (CSV);
      Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após 22.08.2002; veja pelo site se possível conseguir a segunda via
      Nota fiscal quando o serviço for anterior a agosto de 2002;
      CRV original;
      Paladino

  54. Acabo de comprar uma Zafira blindada pela inbra em Pernambuco , ela teve 3 donos e nenhum deles a documentou , ou seja não possuem o laudo da blindagem . Entrei em contato com a imbra em SP e gostaria de saber qual o processo que devo fazer ? Eu mesmo farei a documentação.

    • Renato, veja o seguinte caminho, ressalvando-se, alguma atipicidade no detran da sua cidade.
      CASO 02 – Quando NÃO há a informação “VEÍCULO BLINDADO” no campo das observações do CRV/CRLV:

      Deverá realizar o serviço Alteração de Características juntamente com a Transferência de Propriedade.
      DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

      Original e cópia do documento de identificação;
      Original e cópia do CPF;
      Original e cópia do comprovante de residência (documento com menos de seis meses de emissão e recebido através dos Correios);
      Duda de Alteração de Características no código 002-7 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      Duda de Transferência de Propriedade no código 014-0 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      Original do Certificado de Segurança Veicular (CSV);
      Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após a publicação da Portaria 013 – Dlog, de 19 de agosto de 2002, ou seja, 22.08.2002;
      Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após 22.08.2002;
      Nota fiscal quando o serviço for anterior a agosto de 2002.

      Paladino

  55. Boa noite compro e vendo carros e sucatas de leilão em sua maioria de seguradoras, comprei para uso próprio e não para vender um Corolla 2010 que está com 30km e no documento segundo o leiloeiro consta blindado mas não tem nota da blindagem , e o mesmo esta batido um pouco na frente e também no paralamas e porta lado motorista, pensei em aproveitar e trocar todas as portas e vidros (parabrisas já está quebrado) minha pergunta é, após a substituição das portas e vidros e de outros acessórios da blindagem, tenho que fazer inmetro ou qualquer outra vistoria?

  56. Olá, gosto muito de carros antigos, encontrei uma BMW 2001 modelo 323 e comprei com um belo desconto, devido aos motivos já comentados no site, o carro está muito bom, mas gostaria de fazer uma revisão na suspensão para evitar surpresas, minha pergunta é a seguinte: é meu primeiro carro blindado e realmente não sei qual o tipo de alteração na suspensão de um blindado, logicamente, molas, amortecedores e batentes são diferentes do originais, mas quanto ao resto da suspensão ? bandejas, pivôs, buchas e caixa de direção´, também sofrem alterações de um carro original, minha dúvida é para não ser enganado com alegações de que todas as peças sejam diferentes das originais e super faturadas, o carro foi blindado pela Oregon e estarei levando em uma oficina de blindados, mas ainda tenho receio de ser enganado….. agradeço qq informação a respeito. Abç
    Nelson

  57. Bom dia! Estou em negociata num golf 2001 blindado N-III-A com 73.000km rodados,manual. Gostaria da sua opinião referente ao golf e sua relação custo benefício. Desde já agradeço.
    Atenciosamente,

      • possuo um golf gti 1.8 turbo motor audi, blindado com toda doc exigida, ano 2005, qual seria o valor venal dele? um carro blindado valoriza ou desvaloriza/

        • Caro Amigo Fernando,

          O veiculo blindado com as características informada – tem um preço médio de mercado, em torno de até R$ 18.000, e a depender do estado de conservação e da rodagem de pneu. O carro blindado tem uma desvalorização superior a do carro normal.
          Paladino

  58. Boa noite!!!
    Eu estou quase comprando um corolla 2005 , blindado.
    Provavelmente a blindagem deve estar vencida. `Porem o carro ta muito novo.
    puxei a ficha dele, com um amigo da policia civil, e esse carro só foi de 3 donos ate hoje. esta com apenas 60000 km rodados , confirmados com carimbos das trocas de oleo.
    estou comprando no preço da tabela de um carro normal. Porém, estou preocupados com as desvantagens da blindagem.
    ouvi dizer que o carro blindado, consome mais gasolina, suspençao.

    na hora da transferencia, existe muita burocracia , ou é normal igual a transferencia dos outros carros comuns???
    obrigado

    • Na pratica o veículo corolla suporta bem a blindagem….TODO CARRO BLINDADO CONSOME MAIS COMBUSTÍVEL – NESSE CASO- SE A VELOCIDADE MÉDIA NA ÁREA QUE TRAFEGA FOR DE ATÉ 40KM H. O CONSUMO SERÁ REDUZIDO EM 50% EM RELAÇÃO AO MESMO CARRO SEM BLINDAGEM…AS DEMAIS PARTES QUE AFETAM A MECÂNICA INCLUSIVE A SUSPENÇÃO PRECISAM SER VISTAS POR MECANICO DE CONFIANÇA – ASSIM COMO DEVE VERIFICAR E CRUZAR COM ATENÇÃO O MANUAL DE MANUTENÇÃO – VERIFICAR SE ELE FOI SEGUIDO COMO ORIENTA O FABRICANTE E A BLINDADORA……
      NA HORA DA TRANSFERENCIA ENCONTRA PROBLEMA QUANDO O DOCUMENTO ATUAL NÃO CONTEM A INFORMAÇÃO ” CARRO BLINDADO”

  59. Olá, por favor, estou interessado num Tucson blindado 2008/2008 2.0 GL 16V 142 CV automático por R$ 29.990 e 66.000 Km, minhas dúvidas são:
    1. Com quase 8 anos de uso, ainda é um bom negocio?
    2. O motor 2.0 de 142 cv tem potência suficiente para aguentar o peso da blindagem?
    3. Qual o consumo médio por litro deste carro blindado?
    4. Quando tiver problemas com delaminação, quanto custa refazer o servico?

    Desde já, obrigado.

    • ANDRÉ,
      O CARRO TUCSON SUSTENTA BEM A BLINDAGEM; O PREÇO TÁ BOM; A BLINDAGEM COM 08 ANOS – DESDE QUE- SE FOI DADO A MANUTENÇÃO RECOMENDADA PELA BLINDADORA NÃO TEM PROBLEMA; O CONSUMO DO BLINDADO JÁ É MAIOR DO QUE NO CARRO SEM A BLINDAGEM, O AUTOMÁTICO POR SI SÓ CONTRIBUI ; DEPENDE TAMBÉM DA VELOCIDADE MÉDIA DE TRAFEGO – SE ESTIVER BEM REGULADO O VEÍCULO – A MEDIA SERÁ DE 5KM P/L DENTRO DA CENTRO URBANO E 9 NA ESTRADA.; DELAMINAÇÃO DE PARCIAL A TOTAL CUSTA EM TORNO DE 4 A 9 MIL REAIS

  60. Ola, adorei toda atenção dada por vcs, estao de parabens.
    Bom, estou agora negociando meu carro um focus 2010 por um modelo mercedes bens C320 2002 com 80km ela esta muito boa com blindagem no documento, um carro pelo outro e nao possue laminados nos vidros, o que acham?

    • SÓ SE A SUA ATIVIDADE EXIGE QUE TENHA UM CARRO BLINDADO E NÃO PRECISE TROCAR DE CARRO CEDO. OU SE É UMA QUESTÃO DE DESEJO DE CONSUMO.
      O CARRO MERCEDES INDICADO COM 80 KM SE ENCONTRA EM ESTADO DE NOVO REFERENTE A MECÂNICA E POR ISSO É CONVIDATIVO. PORÉM POSSUI 14 ANOS DE IDADE E ESSE É O PROBLEMA NO FUTURO PARA A SUA REVENDA. TAMBÉM OS VIDROS PODEM ENTRAR EM ESTADO DE DELAMINAÇÃO A QUALQUER MOMENTO POIS JA ESTÃO COM 08 ANOS DE IDADE.
      ALÉM DE TUDO ISSO O CUSTO DA MANUTENÇÃO DA MERCEDES É BEM SALGADO….

  61. Boa tarde ADMIN, venho tirar minhas dúvidas a respeito da blindagem estou adquirindo uma Ômega 2004, pois o veiculo se encontra blindado porém tem duas delaminações uma no vidro vigia e outra na porta traseira o carro por sinal esta bem apresentável porem com essas avarias e o dono atual trocou o para brisa e colocou comum, neste caso tenho minhas duvidas primeiro compensa, pois terei que realizar estas manutenções e outra será que passo na vistoria do DETRAN, consta no doc. a blindagem mas pra mim ja não esta sendo um veiculo blindado, e o custo pra esta manutenção ???….. To perdido agora !!!!

    • Willian,
      Você não está perdido não! As delaminações – depois de 05 anos da blindagem, visibilidadepodem acontecer com varias extensões. No caso mencionado, as avarias não prejudicam a visibilidade o que é bom. SE O DOCUMENTO DO DETRAN JA TEM A INFORMAÇÃO, NÃO VEJO PROBLEMA NÃO. Outro aspecto é que a blindagem principal inclui o chassis do veículo e os vidros(sendo este um dos pontos importantes da blindagem – porque se imagina que quem quer um carro blindado é porque está preocupado com a segurança….se não for por isso) não se recomenda um carro blindado. Ah! a outra parte da blindagem fora os vidros permanecem
      Pessoalmente, opino que não se deve comprar carro blindado sem necessidade real do uso da blindagem – ou porque, aparentemente possa está com um preço menor do que o carro comum
      Os vidros laterais delaminados podem ter um custo de 4.000, aproximadamente, quando se trata de vidros – não confundi com o para-brisa.

  62. Olá, primeiramente parabéns pelo serviço de informação prestado, essa área é muito difícil de se obter informações ainda. Em segundo lugar, comprei um veículo em leilão, em que a nota consta como blindado, o documento não, e eles também não entregaram nem certificado da blindagem, muito menos nota fiscal da mesma, alguns vidros estão delaminados.
    Minha pergunta é a seguinte, qual a melhor opção para regularização do veículo (custo benefício) desblindagem do carro (se isso for possível) ou reparo do mesmo? Caso faça o reparo, como faço pra regularizar a blindagem, já que não tenho nenhum documento, além da NF do leilão indicando a blindagem?

    Obrigado novamente pela atenção!

    • Ola Leandro, fiquei preocupado! Se não for por uma questão muito particular e com enorme vantagem financeira você vai ter de se virar para passar essa compra para a frente ou ter de enfrentar algumas dificuldades. A regularização junto ao detran de carro blindado exige alguns documentos obrigatórios – que me parecem ser de difícil acesso para você. Os casos dessa natureza que enfrentei ou tenho conhecimento foram resolvidos, em parte, com a ocultação da blindagem – ou seja, o despachante consegue regularizar o carro sem a blindagem…….A desblindagem é muito onerosa. Significa desmontar tudo e substituir tudo na area blindada – Esqueça. Quanto aos reparos não vou poder opinar – não sei quais são.

  63. Bem vamos lá estou vendo um omega australiano 3.8 ano 2001 ainda não vi pessoalmente, segundo o vendedor mecanica exelente blindado de fabrica consta no documento, mas ele não possui as respectivas notas fiscais da blindagem, pedida 12.000 aceitou 7.000 pois pelo ano niguem quer o blindado ainda mais se tratando de um omega rsrs, queria comprar esse carro e ver se roda uns 2 anos, tenho um corolla 2010 de uso, esse omega ia ser só par tirar onda até acabar e ir para baixo de um pé de manga rsrs não possui vidros delaminados,

    perguntas vou precisar de algum certificado para transferir esse veiculo mesmo ja estando no documento.

    Tem que fazer vistoria no exercito ou não

    Sei que é um pessimo negocio pelo ano mas a fipe passa de 21000 to pegando por 7000 e quero usar fazendo as manutenções menores como suspenção freio quando for motor ou cambio fazer um galinheiro kkkk pode me ajudar desculpe as brincadeira

    • Caro ANDERSON – VOCÊ ME FEZ FICAR ALGUNS MINUTOS PENSANDO O QUE POSSO RESPONDER…primeiro: tudo que um vendedor diz como argumentação das suas propriedades de vendas ( divida por 2) e ai pode ter um melhor balizamento. Não tenho conhecimento da quilometragem real ( o velocímetro – nesses casos, se já teve mais de dois donos anteriores pode ter sido adulterado). Por outro lado, sempre defendo a tese de que aquisições por hobby ou desejo de consumo e não necessidade real não tem preço. E como você diz é um objeto de brincadeira. Então os aspectos técnicos e financeiros são acessórios de pouca importância. O mais importante ja existe que é o registro do DETRAN – ” um bom despachante” pode fazer essa transferência sem problema. Bom! acho que deve ir fundo!

    • Grande Lucas, – PARABÉNS! é um excelente sedan, confortável, mecânica robusta não quebra, motor forte 150CV turbinado, por onde passa desfila, todo mundo quer olhar e pergunta se esta a venda, – até os mais experientes confundem perguntando se o ano do meu passat é 2007/08. Consumo muito bom pro ano e pro carro 9 km/l cidade
      Peças compre tudo pela internet pois é muito mais em conta ex.: Mercado livre: farol frente R$150, homocinética R$99, velas ngk jogo R$100, cubo rolamento traseiro R$150 e por ai vai. Não paga mais IPVA sendo que não deve nada para carros de luxo novos vide focus, fusion, jetta, cruze, corolla, civic acima de 2009.
      CUIDE BEM DA MECÂNICA – QUANTO A BLINDAGEM -NUNCA ABRA OS VIDROS TRASEIROS E NEM DEIXE FAZER LIMPEZA PESADA NA PARTE INTERNA DO PARA-BRISA – CUIDADO COM OS FREIOS….

    • Leandro, A blindagem de um veículo, mesmo com poucos cuidados é de longa durabilidade. Portanto não se torna inútil.
      O QUE PODE APRESENTAR SÃO PROBLEMAS, DEPOIS DE CERTO TEMPO, DECORRE DA DELAMINAÇAO DOS VIDRO ( BOLHAS ) QUE PODEM CRIAR PONTOS CEGOS NA CONDUÇÃO DO VEÍCULO E DÃO UM CERTO AR POUCO SIMPÁTICO. PORÉM PODE SER REPARADO. O RESTANTE DA BLINDAGEM CONTINUA OFERENDO SEGURANÇA. O TERMO BLINDAGEM VENCIDA” é um termo aplicado a garantia da Empresa blindadora. ( que significa – dentro de certas clausulas, na qual e Empresa de Blindagem – reparar danos que podem
      ocorrer durante o período da Garantia.

  64. Estou comprando um veículo na agência blindado 2011 porém não consta no doc a blindagem e não tem carteira do exército nem NF como proceder o veículo está licenciado 2016 porém como faco para regularizar? Marcio sp

  65. Olá!
    Estou vendo um Azera 2008 blindado para comprar, e minha dúvida é quanto a garantia da Blindagem. Com certeza está vencida já pelo fabricante, mas gostaria de saber se ela ainda tem a mesma eficácia de quando foi instalada. Vi já muitos comentários aqui que a blindagem não vence, o que vence é a garantia, outros falando que depois de 10 anos não é a mesma coisa, estou confusa!!

    • Mirela, peço desculpas por tanto tempo de demora a sua consulta.Meu provedor de mensagem, sem que haja maior explicação, registrou a sua mensagem e muitas outras como spam…..somente agora na limpeza da caixa, identificamos como mensagem limpa.
      No que concerne a sua pergunta, pela nossa experiência e em conformidade com as consultas que temos com muitas empresas de blindagem, problemas, problemas com relação a garantia de proteção, ocorre muito pouco. Exceto com vidros traseiros ( quando o condutor não segue as instruções de uso), delaminações dos vidros ou se o veículo sofreu colisão sem os reparos profissionais. Desculpe-nos….

  66. Boa tarde! Estou negociando um Fiat Marea Turbo blindado nivelII, por 12 mil, a tabela é 20 mil. Os dois vidros traseiros já estão delaminados. Porém o estado do carro é muito bom. Não consta no documento a blindagem, porém tem o certificado do Exército. Mesmo com o certificado, terei problemas em blitz? Vc acha que vale a pena adquirir este veiculo? Ou se eu optasse por remover a blindagem, comprando as portas e vidros em desmanches credenciados, valeria a pena remover? Grato

    • Alex, responder a sua pergunta agora, em decorrência do tempo, com certeza não faz mais sentido. Contudo, pedindo desculpas – uma descortesia da nossa parte. Não pessoal. Técnico Sim. Muitas pessoas passaram a invadir essa ferramenta para anunciar suas propagandas – que não é nosso objetivo. Consequência foi que enquanto procurávamos conter essas invasões, muitas mensagens iguais a sua foram para caixa de spam sem que nos dessemos conta desse desvio.
      Quanto a sua pergunta – são muitos veículos blindados com igual situação a que mencionou – o mais incrível é que existe uma fatia de compradores…..As blitz na maioria dos estados não veem ainda se prestando a identificar se o veículo é ou não blindado. Não aconselhamos remover a blindagem – não é um trabalho que possa ser feito por empresas sem especialização – também é onerosa. Se não deseja um veículo blindado – então busque um não blindado sem problemas…
      Paladino

  67. Boa tarde, estou interessado numa Kia Sorento 2011 com 64 mil km. Gostaria de saber qual é a média de gasto mensal com manutenção e revisão de um carro desse porte.

    Obrigado

  68. Ola, primeiramente parabéns pelas informações. No inicio do ano adquiri uma Mercedes s500 v8 ano 2000 blindada no valor de 50mil, o carro esta com 60mil km, a blindagem nao apresenta nenhuma delaminação, os pneus estão até com cabelos, motor tudo ok, suspensão otima, carro de garagem.Gostaria de saber se aparentemente fiz um bom negocio, pois este é meu primeiro carro blindado e com blindagem com mais de 15 anos. Obrigado e aguardo retorno.

    • Olá Gustavo! Parabéns pela excelente aquisição. Não só pela qualidade do veículo, e mais ainda pelo fato de ser um veículo Blindado – que comporta muito bem a blindagem – com segurança para você e sua família.
      De modo geral, o consumidor da marca possuem perfil de pessoas que prezam pelas orientações do fabricante e seguem religiosamente o plano de manutenção e revisão do veículo.
      Fez um grande negócio! pelo veículo e pelo preço.
      Paladino

  69. Caro amigo;
    Atualmente possuo um Ford Fusion 2010/2011 convencional, ou seja, sem blindagem, com apenas 35.000 Km. Um amigo está me oferecendo, para venda em condições cordiais, o mesmo carro, porém blindado, todavia com 100.000 Km, cujo posso optar para colocá-lo diariamente no trabalho. E segundo esse amigo, não vale à pena fazer seguro.

    Questão 1: o que vale mais à pena? Comprar o blindado com 100.000 Km ou mandar blindar o meu atual que tem 35.000Km? Se possível peço a gentileza de uma rápida análise em termos de tabela a cerca deste comparativo.

    Questão 2: qual a diferença aproximada de valor de IPVA/Licenciamento de um pro outro?

    Questão 3: qual o “prejuízo” no que diz respeito a consumo de combustível entre o Fusion blindado e o convencional? O motor de ambos é o SEL 2.5.

    Desde já obrigado.

    • Caro André, MIL PERDÕES…….Desejo registrar que não se trata de DESCORTEZIA OU FALTA DE TEMPESTIVIDADE nas nossas respostas….As invasões indevidas ao nosso site e blog, com temas de propagandas e mensagens indesejáveis nos obrigaram a adotar algumas medidas preventivas…nessa fase, muitas mensagens inclusive a sua foram barradas no novo sistema de anti-virus e bloqueios de spam…..Desculpe amigo.
      Para atender a sua pergunta – nessa altura com mais de 30 dias de atraso, não sabemos de ainda é do seu interesse. –
      O seu pedido exige uma analise pontual da situação que envolvem: valor da operação – estado do veículo a ser adquirido, plano de manutenção do veículo a ser adquirido ( veículo e blindagem)……
      Não é um bom negócio blindar o veículo atual em face do custo. O combustível no blindado aumenta em torno de 30 % na relação km/litro por kilometro.
      Paladino

  70. Ola estou pretendendo comprar um golf gti blindado em sao paulo , gostaria de saber se tem como eu transferir o carro como veiculo normal? ( ja que a blindagem nao consta no documento e teria que gastar muito pra colocar)

    • A resposta mais exata para você é: Procure uma empresa Despachante de Veículo. Converse, peça assessoria deles
      assim, de posse dessa assessoria e analise de custo você pode calibrar a sua decisão.
      Paladino

    • Olá Kendson, por motivos técnicos de invasões indevidas ao nosso blog, medidas preventivas, estou atrasado nas respostas a dezenas de consultas que chegaram na última quinzena. Perdão pela demora.
      – Depois da validade da blindagem – sua pergunta – asseveramos que a blindagem continua com toda a garantia de proteção.
      Não confundir tempo de garantia da blindagem com validade da garantia da empresa blindadora. DEPOIS DA VALIDADE DA BLINDAGEM O QUE OCORRE É QUE A MANUTENÇÃO, REVISAÕ OU REPAROS DOS VIDROS deixam de ser gratis..
      Paladino

  71. Ola, comprei um carro blindado 2008/2008. Na documentação já consta que é blindado. Junto com o documento me deram a nota fiscal da blindagem e uma carteirinha do exercito. Preciso de mais algum documento específico para transferência de propriedade?

    • Vera, A principio está tudo em ordem. Como estou atrasado com a resposta é provável que já tenha tido orientação e resolvido a questão. Caso não tenha feito, sugiro que entregue a transferência para uma empresa de despachantes…..
      Paladino

  72. Estou negociando um Land Rover Discovery 3 4.4V8 2006 blindado O’Gara 3A com 90.000km por 45.000,00. O carro está perfeito, revisões em dia e sem delaminações. Tenho outros carros não blindados e penso neste carro para viagens ou saídas à noite para lugares mais possíveis de assaltos. Seria um carro-coringa. Achei bom de preço pelo carro que é, parece que a O’Gara é uma boa blindadora e ainda fico com um bom carro pelo preço de um popular. Acham um bom negócio?
    No caso de a blindagem estar vencida, se eu fizer a revisão e manutenção da mesma na blindadora que o fez em 2006 a blindagem volta a ser 100% segura?

    • Caro Sidney,
      O carro mencionado está com preço satisfatório, principalmente, e estado da rodagem estiverem semi-novos…..
      – MESMO QUE NÃO FAÇA NENHUMA REVISÃO AGORA DA BLINDAGEM NÃO SIGNIFICA QUE ESTEJA MENOS SEGURA. ELA ESTÁ 100% BEM SE O VEÍCULO NÃO SE ENVOLVEU EM COLISÃO. VOCE NÃO DEVE CONFUNDIR GARANTIA DA BLINDADORA COM A GARANTIA E SEGURANÇA DA BLINDAGEM….UMA VENCE A OUTRA NÃO.
      PALADINO

  73. Bom dia, parabéns pela iniciativa do blog sobre blindagem.
    Eu e minha esposa teremos um bebê em breve, pensando nisso a preocupação com a segurança redobra, devido a recessão que o país passa não estou em condições de adquirir um blindado novo. Fiz algumas pesquisas de mercado de um veículo blindado entre 30 a 40 mil. O que me agradou foi o Jetta 2008 2.5, já tive um veículo desse sem blindagem e é um bom carro. Gostaria de sua opinião para me ajudar na escolha. Visitei alguns veículos e percebi muito desconhecimento por parte dos vendedores.
    Minhas dúvidas são:
    – Blindagem sem a certificação do Exercito é um risco? Onde devo levar o carro para analisar se o mesmo realmente é seguro?
    – É exigência do Detran a certificação do exercito em caso de veículos blindados? Por exemplo sou parado em uma blitz. A blindagem é registrada no documento?
    – Sabendo que a blindagem é de 2008 quais blindadoras realmente eram confiáveis para esse trabalho na época?
    – Dificilmente encontra-se um vidro sem laminação, indica alguma empresa séria em SP?

    Espero que me ajude na escolha de meu blindado. Estou buscando segurança para minha família.
    Com o aumento da criminalidade crescendo a cada dia em nossa capital (São Paulo) andar com um blindado está se tornando obrigatório.

    Aguardo retorno.

    • TIAGO, Parabéns!!! Parabéns!!!
      Pela chegada daquele que aumentará a alegria e a união……E, também por pensar na segurança de vocês. Infelizmente, essa é uma das duras realidades brasileiras.
      O veículo mencionado sustenta bem a blindagem.
      – Sem a certificação da blindagem e nivel da blindagem. Não faça negócio. Procure outra opção no mercado de blindados que vem em alto crescimento;
      – faça o seguinte para realizar uma compra correta: escolha o veículo, de preferência com cavalagem acima de 2.0 – que tenha apresente o manual do fabricante com as devidas revisões atendidas…. certificado do veículo registrado no detran com a opção de veículo blindado, cópia da \n. \fiscal da BLINDAGEM E O CERTIFICADO DA BLINDADORA, mesmo que a garantia da blindadora já tenha seu tempo esgotado. Verifique o estado dos vidros, acionamento dos vidros, ausencia de trincas no painel e bolhas nos vidros. Esse é o passo a passo da sua garantia.
      Paladino

  74. Ola.
    Primeiramente que parabeniza-lo pelos detalhes enriquecedores desta página.
    Mas vamos as minhas dúvidas: estou negociando uma Passat Variant 2010 único dono com 70.000km e todas as revisões feitas em concessionaria. Os vidros estão em perfeito estado, blindagem IIIA no documento e aparentemente o carro está em ótimas condições.
    Minhas dúvidas:
    A pessoa bate o pé no preço de tabela FIPE – mas com essa idade da blindagem é um bom negócio?
    Ele me disse que tem a NF da blindagem e certificado mas precisa procurar – é fundamental que eu exija isto na compra?
    Do ponto de vista de comércio futuro, posso ter problemas de liquidez comparando a um não blindado do mesmo modelo?
    Para realizar a transferência do veículo, terei algum trabalho extra comparado a um veículo não blindado?
    Obrigado

    • Prezado Guilherme,
      Agradeço-lhe, primeiramente, por simpático comentário sobre as informações que podem ter sido úteis…
      Sobre as suas perguntas que nos foram dirigidas, devo esclarecer que: são na grande maioria opinião pessoal – e devem ser somadas as suas, tendo em vista que, muitas questões são pontuais e possuem variações de região para outra região. Razões que impõem a necessidade de serem calibradas por você também. Mas vamos Lá – Vamos trocar idéias com as suas dúvidas:

      1. A pessoa bate o pé no preço de tabela FIPE – mas com essa idade da blindagem é um bom negócio? A Blindagem é um equipamento que altera a originalidade do veículo, modificando-o. Possui custo depreciativo. O preço da blindagem se desvaloriza na velocidade, média de 20% ao ano. O que significa que depois de 05 anos, o valor do investimento perde em torno de 80%…..Não significa que o veículo não continue blindado. Ela, se bem feita pode levar mais de 10 ou 15 anos mantendo a mesma garantia a que se propôs; O que ocorre é que em casos de danos a carroceria do veículo os custos da reparação são bem superiores a do veículo não blindado. A depender da idade do veículo, a relação custo FIPE x reparos podem até ficar iguais.Essa é a razão por que o veículo blindado, a despeito da garantia pontual, proteção dos ocupantes – em relação a tabela fipe do veículo original possui uma depreciação em torno, médio, de até 30% ;

      2. Ele me disse que tem a NF da blindagem e certificado mas precisa procurar – é fundamental que eu exija isto na compra?. A resposta é sim. Tem de ter os dois documentos ou até 03, digamos assim: Nota Fiscal – CERTIFICADO DA BLINDADORA e registro no Detran que deve constar no documento de transferência. Esses elementos só possuem validade quando existem todos. A Certificação é obrigatória;

      3. Do ponto de vista de comércio futuro, posso ter problemas de liquidez comparando a um não blindado do mesmo modelo? Eu diria que a questão não é problema. Observe: Veículo, geladeira, televisão, armário……são bens de consumo pessoal. Não é investimento. Portanto, todo bem usado é depreciado…- mesmo que você compre e nunca o use. Se você fala em perder dinheiro comparado com veículo não blindado, se foi isso que entendi, eu direi que – DEPENDE DE COMO COMPRA O BLINDADO. Se comprar pelo preço da tabela fipe vai perder… porque quem vier a comprar depois não vai pagar o preço da tabela Fipe. Se comprar com o deságio, praxe de mercado, vai vender também o de´sagio. Ai as coisas ficarão elas por elas….

      4. Para realizar a transferência do veículo, terei algum trabalho extra comparado a um veículo não blindado? Não ou sim. Depende da compra. Se o CRVL possui o registro de VEICULO BLINDADO, a N.Fiscal da Blindagem e o Certificado, e o veículo está em perfeitas condições não haverá problema algum na transferência de propriedade.
      Então Guilherme, é isso aí! Espero ter contribuido para a sua decisão.

      Paladino
      http://www.socyal.com.br

  75. Olá.
    Parabéns pelo exlente trabalho .
    Tenho interesse em um Pajero Dakar 3.2 diesel blindado , com 70 mil Km, no valor de 100 mil .
    Seria um bom negócio ?
    Quais os cuidados que devo ter antes de fechar negócio ?
    Desde já, agradeço.

  76. Amigo, primeiramente queria lhe parabenizar pelo Blog.
    Estou comprando uma Vera Cruz 2008 blindada, mas como muitos aqui, não tenho conhecimento algum sobre o assunto. Gostaria que me informasse qual seria o passo a passo na compra de um veiculo blindado. Em relação a mecânica o que devo examinar? e no que tange a blindagem?
    grato desde já!

  77. Estou negociando uma Pajero full 2010 diesel blindada n3a, a dúvida é que é um carro de leilão. Foi trocado três vidros pois foi pt por tentativa de assalto. Contudo, o novo proprietário não tem registro da blindagem no exército e na civil. O preço é bem convidativo. Que posso fazer para ter maior segurança?

    • Caro Natal,
      Como diz um velho ditado ” Laranja madura na beira da estrada……” Mas vamos lá. Segurança do veículo no que diz respeito a blindagem sem a certidão de quem blindou, do registro da blindagem no Detran não pode oferecer a você nenhuma segurança. Além do mais, é um carro de Leilão…..sem origem….Na minha opinião – Não é um Negócio. Então só resta aconselhar que utilize o seu tino e a intuição comercial.

      Paladino

  78. Minha duvida é, encontrei uma passat variant 2008 4motion 3.2 v6. Carro impecável em todos os aspectos. 130.000km todas revisões feitas em concessionaria, preço muito atrativo pois a tabela é 57.000 e estão vendendo por 42.000. Blindada no documento. Tenho interesse o veiculo por ser raro , excelente e otimo preço. Não tenho interesse na blindagem por dois motivos. Minha cidade não é violenta e outra é que todas as revendas da minha cidade, por não ter comercio pra esse tipo de veiculo me disseram, se comprar casou com o carro, ninguem mais compra. A pergunta em questão é: Seria viável remover a blindagem? Se for removida a blindagem de for segura e correta, trocando todos os acabamento alterados, portas e tampa traseira, qual o procedimento após a remeção da blindagem, na questão da documentação. Será possivel remover no docunto? Lembrando que meu interesse é no veiculo e não na blindagem, por ser um carro muito raro e todos que estão a venda geralmente são a preço de tabela ou acima da tabela, obviamente os que estão em excelente estado de conservação como este.

    • Robinson,
      Diz um velho ditado de que “Carro é como vaga no estacionamento – se perde uma – é só aguardar que aparece outra”…..Se você desblindar o veículo perderá toda a vantagem financeira que aponta na transação do negócio, em primeiro lugar. Em segundo, corre o risco de ter um carro com muitos problemas futuros – que vão de vazamento a barulhos internos difíceis de serem resolvidos. Sugiro que adquira o veículo por que parece que o encantou e, o mantenha blindado.

  79. bom dia, estou negociando um corrola 2008 com 80 mil km, o valor do carro é de R$ 39000,00 o que acha? ele aparentemente está em bom estado.

    • Claudio,
      É um carro blindado? Qual é o tipo e modelo. Se você estiver no Estado de S. Paulo ou Rio de Janeiro, sugiro negociar um desconto……
      Verifique o estado dos pneus……trincas no painel e se existem bolhas se iniciando nos vidros…. Se estiver na região do nordeste o preço está acima da media do mercado.
      Paladino

  80. Gostaria de entender o que significa a validade de uma blindagem. Passado o prazo a blindagem perde a eficiencia ou isso é apenas uma questão burocrática. A autorização para a pessoa fisica usar o carro blindado é exigido para o comprador do carro usado já blindado? Atenciosamente

  81. Prezados,
    Primeiramente grato pelas informações, estou negociando uma Pajero Sport 09/10 com 89.000km N3a BSS, o carro está integro, blindado no documento e com o início de pequenas delaminações, como meu veiculo está entrando na troca, acho que preço está compatível, minha dúvida é:

    O vendedor possuiu o certificado do exército, mas não a NF, não localizou a carteira da policia civil, algum impedimento? Pelo que li e entendi a carteira da policia civil é pessoal e deve ser feita pelo novo proprietário, para tal é necessário o certificado, assim sendo a NF é indispensável?

    Grato pela ajuda

  82. Prezados,

    Li diversos posts e ainda me restou uma dúvida em relação a eficácia da blindagem após a garantia de fábrica.

    Estou negociando a compra de um toyota corolla 2005 blindado (11 anos blindado), vidros sem delaminações. O vidro e demais componentes ainda estão válidos?? Ou além da garantia a blindagem “vence”?? Ou seja, não me protege…

    Obrigado

    • Olá Rafael, seja bem vindo!
      Seu questionamento é pertinente. Mesmo quem tem carro blindado ainda tem muitas dúvidas. De modo geral – pela prática de mercado e por observações de vida útil da blindagem – o que posso responder a você é um pouco relativo e não muito efetivo. Vamos ver: Um carro blindado depende de dois fatores importantes, a saber: Primeiro: Qualidade da Blindadora ( se é ou foi uma empresa de ponta); Segundo: Se o proprietário teve a condição de seguir duas obrigações importantes: plano de manutenção indicado pela blindadora nas revisões da blindagem – e o plano de manutenção do fabricante do veículo. Se isso foi seguido, mesmo que com pouco atraso, podemos dizer que a blindagem, mesmo depois da garantia da Blindadora Vencida – é para mais de 20 anos….mantendo a sua proteção e em conformidade com o nivel da blindagem. Pequenos problemas pontuais não invalida a proteção que foi aplicada ao veículo. Exceto se ocorreu colisão e essa não foi devidamente reparada./
      Espero ter contribuido para esclarecer a sua dúvida.
      abraço, Paladino

  83. Bom dia. Estou adquirindo um Civic EXS que contém no documento “BLINDADO” porém não é, ou seja, segundo antigo dono, ia blindar o carro, fez o processo de documentação e não blindou. Saberia me dizer qual procedimento para a regularização deste documento para excluir do dute e que não interfira na transferência de donos e estado? Aguardo contato, desde já agradeço.

    • Amigo,
      Você, ou um despachante, deve se dirigir ao Detran do Estado em que o veículo foi emplacado. Fazer um requerimento informando a ocorrência. Isso irá exigir que o veículo passe por vistoria para emissão de um novo Certificado de Registro do Veículo, sem constar que se trata de veículo com a expressão ” Blindado”
      Paladino

  84. Estou pra adquirir um Vectra elegance 2.4 78mil km blindaro nivel III esta no doc blindado e valido até 2019 porem tem que trocar os batentes e os dois pneus traseiros estao comendo as laterais e os vidros traseiros nao abrem nesta troca estarei dando meu Megane Dynamique 2007/2008 manual com 150mil km mais 2mil reais compensa esta troca? Meu veículo não é blindado

    • Prezado JP,
      Suas informações estão incompletas ( aquelas sobre o veiculo vectra ( ano – modelo ) e aquelas sobre o seu veiculo ( modelo e tipo completo). Sem essas informações não temos comparar e opinar sobre a sua dúvida.

  85. Comprei um Gof 2.0 blindado. Foram trocados os vidros blindados por originais, restando apenas a lataria e o vídeo traseiro blindados. Consta no documento a blindagem, porém, não tive acesso na compra a nenhum tipo de certificado ou validade. Existe a possibilidade de eu remover a blindagem do documento?
    Esse carro vale menos que os demais apenas por ser blindado? Carro é ótimo mas preciso vender e onde moro agora existe muito preconceito nas agências e pessoas para adquirir. Alguém poderia me esclarecer essas perguntas? Desde já agradeço.

    • Prezado Túlio, A troca de vidros não exclui a caracterista da Blindagem do veículos. O certificado deve existir na posse do proprietario que solicitou a blindagem. Caso tenha adquirido de outros terceiros, um deles deve ter esse documento em seu poder. Quando o adquiriu, deveria ter observado que o certificado da blindagem é um documento obrigatório e acompanha os demais documentos. Assim, o que posso informar é que o seu veículo continua blindado e será dificl fazer essa alteração de forma legal junto so seu Detran.

  86. Boa noite. Tentarei ser objetivo: estou negociando um Golf VR6 2003 blindado. Os problemas são os seguintes: o atual proprietário não sabe quando a blindagem foi feita nem o nível dela, ele não tem nenhum documento da blindagem (Certificado, nota fiscal, nada!), a blindagem não consta no documento, e, pra finalizar, ele acredita que a blindadora já faliu. Quero o carro por ser edição limitada e não por ser blindado, até preferiria que não fosse blindado. Minha dúvida é, existe alguma possibilidade, mesmo que onerosa, de regularizar toda essa situação já que não pretendo ter dor de cabeça em uma blitz policial. Muito obrigado

    • Guilherme! Nessas condições voce tem duas opções: Desisti da compra para não ter as chamadas dores de cabeça e revenda do veículo – ou pagar pra ver….

  87. Olá,
    penso em adquirir um veiculo blindado usado cujos pneus possuem proteção.
    Ocorre que um dos pneus está antigo, necessitando ser trocado.
    Como faço a troca do pneu por um novo? A manta pode ser retirada e recolocada no pneu novo?
    Tem idéia do custo disto?
    (pneu-255-65-r17 de pajero sport).
    Obrigado

    • Paulo, os preços desse serviço dependem de cada região. Sugiro manter contato com uma empresa de blindagem perto de você para fazer um orçamento e negociá-lo

  88. Caríssimos Consultores,
    Estou interessado em comprar um Honda Accord EX 3.0 – V6 – 2007/2007 – como 80 km – blindado – tenho muitas dúvidas, como:
    1 – é um automóvel grande – a suspensão precisaria ser modificada;
    2 – certamente a validade expirou em 2007;
    3 – as seguradoras aceitariam blindagem fora da validade;
    Seria meu primeiro automóvel blindado.
    Tenho receio de fazer um mau negócio.
    Aguardo vossos comentários.
    Cordialmente,
    Sérgio Weber – São Paulo – SP

    • Prezado Sérgio: Vamos lá! Primeiro: modificação da suspensão. Se é um veículo blindado, esse reforço já foi feito. ( o que precisa ser visto por empresa especializada) é se o estado é bom. Se as revisões foram feitas de forma comprovada. Pela quilometragem, se foi feito revisões o estado ainda é bom;
      Segundo: Validade Expirada: Se o veículo foi blindado no estado de novo, a garantia da blindagem terminou em 2010 a 2012, a depender da blindadora – A validade da blindagem não deve ser confundidada com a blindagem, propriamente dita. Essa, a blindagem pode demorar muitos anos se revisões foram feitas em consonância com a orientação da empresa blindadora e a manutenção do fabricante do veículo. Portanto, o que se perdeu é a garantia da blindadora em reparar danos da blindagem sem custos ;
      Terceiro: Seguro: As seguradoras do mercado nacional, 99% delas, só aceitam fazer o seguro de carros, cuja blindagem esteja dentro da garantia da blindadora – em média, essa aceitação é de no máximo até 05 anos. No seu caso, ao que tudo indica, não pode mais fazer o seguro.

      Quarto; Pelo tempo e a idade do veículo, voce tem de observar alguns pontos: Vestígios de delaminação dos vidros; trincas no painel, estado dos pneus, e de preferência levar o veículo para uma empresa blindadora fazer uma vistoria.
      Também não deve adquirir veículo, cujo documento não conste o termo ” Blindado” e que não possua o Certificado e nota fiscal da Blindagem…

  89. Como analisa o negócio que estou prestes a fazer. Adquirindo um Jeep Commander 2006 motor hemi 5.7 com 106 mil km. Blindagem nível IIIA, valor 48 mil. Blindagem da Biscaynne. A tabela está em torno de 63 mil. Abraços.

    • Renato, desculpe pela demora.Problemas técnicos na base de operação retardaram nossa tempestividade. No que concerne a sua indagação, temos a responder para voce que – comercialmente – o preço de 63.000, é base da tabela para um veículo sem blindagem….O veículo blindado informado por você – possui um deságio normal- e não apresenta essa vantagem comercial anunciada para você. Digo isso porque encontrará a mesma restrição de preço para revendê-lo quando a hora chegar. Entretanto, o veículo é muito bom….Se vai no seu gosto adquira-o. Recomendo-lhe, no entanto solicitar uma vistoria dos vidros, suspenção, painel, pneus, e acionamento dos vidros. Não esqueça de solicitar o Certificado da blindagem e nota fiscal, também, da blindagem. Paladino

  90. Boa tarde!

    Sou delegado de polícia e em razão da minha profissão sempre pensei em adquirir um veículo blindado. Acompanho constantemente a comercialização de veículos blindados (carros mais velhos), principalmente a desvalorização acentuada.

    Comprei recentemente um veículo usado (VW/Jetta, 2013/2014) e pretendia blindá-lo, mas, nos últimos dias, um conhecido está vendendo um Marea ano 2003/2004, completa, blindagem III- A, por R$ 11.000,00. O veículo foi blindado quando ele adquiriu, em 2003, portanto, não está mais na garantia. Ele fez várias revisões, pendente as últimas revisões e há prescrição no documento da blindagem.

    Penso, a princípio, em fazer negócio com este conhecido, até mesmo porque nunca tive e nem andei em um carro blindado. Tenho receio em blindar o meu VW/Jetta e depois não conseguir mais vede-lo.

    Caro moderador, é vantajoso adquirir tão velho blindado? A blindagem pode estar deteriorada em razão do tempo? Qual o custo aproximado de uma manutenção semestral?

    Att;

    Muito obrigado!

    • Prezado DR MARCELO. Suas indagações são pertinentes e possuem pontualidades próprias. Tentarei respondê-las objetivando a apreciação do campo financeiro. Vejamos:

      1. Seu atual veiculo Jetta possui um valor comercial em torno de 60.000, se for comprar ou 45 a 50 mil se for vendê-lo. A blindagem desse veículo com preço bem negociado ficará em torno de 40 mil reais. No resultado você terá um carro de R$ 100.000, que na hora de revendê-lo terá um deságio de 20% a 30% em relação ao preço do veículo não blindado. Pessoalmente, considero uma operação comercial onerosa.;

      2. O veículo que intenta adquirir não é um veículo estruturado para suportar por muitos anos os equipamentos de blindagem – mesmo que tenha passado por um processo de reforço especial; Além do mais, o preço está elevado para a idade e por ser blindado. Ter um veículo blindado com essa idade não é problema. O problema é a estrutura do veículo. Além do mais, há de se saber como vai o estado das revisões – do veículo e da blindagem…..Adquirir pode sim. Porém pode não contar com ele quando mais precisar – inclusive porque possui um pequeno problema de bateria. ( claro que não são todos da serie que apresentam isso), mas é comum.

      3. Entendo que a sua necessidade de um veículo blindado está vinculado com a sua proteção. O que sugiro. Adquirir um veículo de maior porte com idade mais nova. Essas ofertas são enorme, hoje, no mercado de blindados.

      4. Não devemos confundir BLINDAGEM com garantia da Blindagem. A garantia se refere a responsabilidade da blindadora em reparar danos da blindagem executada dentro da garantia ( de certo prazo) uns 3 anos, outros 05 anos e agora um pouco mais….Já blindagem – que é o equipamento de proteção é perene.

      Forte abraço
      Felipe Paladino

  91. pede me ajudar comprei um reno megane 2.0 2008 no leilão da marinha e ele veio com os vidros todos brindado não consta informação no documento que o carro e brindado to pensando em troca as porta e vidro pode ser feito já que so tem os vidro brindado foi barato so 6800.00 o que paguei carro se eu trocar as portas e vidro vai FICAR bom OBRIGADO

    • Adão…. Entendo que você deve ter feito um ótimo negócio quando decidiu pela compra. Se o documento do veículo junto ao Detran não possui a informação de que o veículo é BLINDADO, tudo fica mais fácil. Pode sim. O valor dessa operação deve ser avaliado em uma oficina.

  92. Bom dia senhores e senhoras!

    Gostei muito do espaço da pra tirar muitas dúvidas e esclarecer outras.
    Excelente, parabéns!!!!

    Quero aproveitar para fazer uma pergunta.
    Estou interessado em um X5 2003 4.4i v8 32 valvulas blindado no dut e gostaria que o Sr. me falasse sobre o carro prós, contras,o que devo analisar e observar no carro antes de fechar o negócio?

    • ALECIO, muito prazer! Muito obrigado por seus comentários…..
      O X5 foi o carro com a qual a BMW entrou no mercado de SUVs. Se considerarmos o lançamento em 2000, o carro ainda possui um estilo contemporâneo.Foi o sonho de consumo de muita gente. É robusto, valente e seguro.
      Contudo, é um carro muito pesado. Se blindado, fica muito mais pesado o que exige constantes manutenções do alinhamento de rodas….As principais desvantagens são: preço de peças e mão-obra e os tres kilometros com litro de gasolina.

      Se veículo possuir mais de 150 mil km rodados, o ideal é solicitar uma vistoria de uma empresa blindadora que forneça um laudo do estado da blindagem. Na ausência disso – fique atento a:
      – manual das revisões do veículo ( se em dia e com carimbo da concessionária nas folhas de revisões);
      – certificado da blindagem com N.fiscal da Blindagem. ( um só vale com o outro)
      – sistema de acionamento dos vidros;
      – existencia ou não de delaminações dos vidros
      – trincas no painel
      – estado dos pneus
      – estado da forração do interior do veículo
      Testar o alinhamento da direção
      E por fim, verificar se existem vestígios de o carro possa ter passado por alguma colisão.

      Boa Sorte
      Paladino

  93. Bom dia, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelos esclarecimentos e pela atenção a todos conforme li ao longo de todas os comentarios, e eu gostaria tambem de esclarecer uma duvida. Comprei um carro blindado de uma loja de automoveis blindados em 2010, essa loja me forneceu um recibo da compra com os dados do carro marca/tipo/ano/modelo/etc., porém não se refere que o veiculo é blindado. Junto com esse recibo ele me entregou a carteirinha do exercito onde o proprietario é a General Motors Do Brasil e o nivel de blindagem é o IIIA, uma Declaraçao da Inbrablindados da Cerficacao dizendo da implantacao da blindagem em 2002, um Termo de Responsabilidade da Inbra e uma copia da Nota Fiscal da Inbra para a General Motors. No documento do carro não consta a blindagem no campo de observacao e só fui saber dessa obrigatoriedade quando tentei vender, alem disso tbm fiquei sabendo atraves dessa tentativa de venda, que o vidro dianteiro e o lateral do motorista não estão blindados. Com tudo isso que descrevi a minha duvida é a seguinte, terei problemas se eu andar com esse carro com esse documento que não consta a blindagem? Posso ser multada por isso? Já fui parada por policiais uns 5 e 4 anos atras e ao apresentar os documentos ninguem falou nada de irregularidade, e se eu quiser regularizar, o fato de dois vidros já não terem a blindagem sera que vou conseguir a regularizacao? Eu não gostaria de gastar mais nada com esse carro porque em breve pretendo dá-lo como parte na negociacao de um carro novo.
    Obrigado, agradeço antecipadamente.

    • MARCIA! Esse quadro situacional é comum a muitos proprietarios de carros blindados – Analisamos as suas informações – e de certa forma temos dificuldades em oferecer uma resposta que ti atenda sem que seja onerosa. Onerosa porque o correto é regularizar a situação do veículo junto ao Detran do seu Municipio. Para tanto, os serviços de um despachante será necessário. Todavia, o risco de ser multada em blitz é possível….porém pequena, nessa questão. Os itens de verificação são mais apurados para pneus, lanternas, retrovisores, taxa e documentos do condutor….
      Considerando que os documentos básicos da blindagem existem torna tudo mais fácil. E ainda, considerando que não deseja mais gastar com despesas do veículo, o certo é tentar passar para frente o veículo tão logo posso fazê-lo.
      Paladino

  94. Bom dia
    Comprei um veículo que esta escrito blindado, fiz a transferencia em meu nome sem problema (pois me informaram que isso era normal para este modelo de carro). O carro não é blindado (pelo que pude ver), mas agora fui vende-lo e o comprador esta me questionando. O que devo fazer para consultar se me enganaram, se foi um erro do detran?
    obrigado, aguardo sua ajuda

    • Marcelo, A ausência dos fatos, principalmente no que concerne a forma da aquisição, a data, e a vistoria de transferência junto ao Detran, e ainda, talvez a inexistência da carteira do exercito que autorizou a blindagem e o certificado da empresa de blindagem……Minha sugestão é que você procure um despachante e solicite a ele os serviços de regularização da documentação mediante a vistoria onde fique constatado a ausencia da blindagem…..Paladino

  95. Ao saber como ter um carro blindado , voce tera melhores condicoes de garantir a protecao de todos que estiverem em seu automovel, aonde quer que voce va com ele. Comprar carro usado – dicas e cuidados antes de comprar um carro .

  96. Ola, primeiramente parabéns pelo blog.

    Estão me passando oferecendo um Corolla 2001 XEI 158000 rodado em excelente estado por R$16.000,00 blindado na concessionária.

    Perguntas.
    1 – O valor está dentro dos conformes por ser um blindado?
    2 – O proprietário não fez a revalidação do laudo nos últimos anos, contudo não consta como blindado no documento, qual o problema terei se uma blitz me parar?

    Desde Já muito obrigado

    Elias

    • Caro Elias,
      Respondendo as suas informações: 1. Preço: Para o ano e a quilometragem o preço pode ser reduzido em pelo menos R$ 4.000,. Mesmo assim, recomendo que não faça negócio sem que seja feita uma vistoria do estado da suspenção, pneus e vidros, assim como, a verificação do estado do motor e das ultimas revisões do fabricante…

      2. Documento Detran sem registro da blindagem. Opinião. A revenda do veículo vai ficar mais dificil. Pode até fazê-lo, mas será com perda financeira.
      3. Procure ver se existeM: certificado de blindagem, cópia da n. fiscal da blindagem e a carteira do exercito que autorizou a blindagem…
      4. Isso é uma opinião pessoal! Você decide!
      Paladino

      • Paladino , como vai ?
        Estou interessado em um Honda Accord LX 2004 , blindado , inclusive pneus e capô . Nunca tive carro blindado e tenho algumas duvidas . O veiculo está parado a mais de um ano e o proprietário me disse que consta blindagem no documento. Gostaria de saber :
        1-Quais cuidados quanto à documentação devo ter ?
        2- Para transferi-lo pro meu nome preciso ter autorização especial do Exército ?
        3- Valor de Tabela Fipe 23.800,00 – quanto você acha que devo pagar por esse carro
        Obs : Delaminação nos vidros
        Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo Blog

        • LUCIANO! muito obrigado pela sua visita. É minha obrigação explicar que NEM SEMPRE temos a resposta plena ou com a certeza absoluta. Vários são o fatores que implicam nessas questões….Prefiro que considere nossa resposta como MAIS UMA OPINIÃO PESSOAL – que somada a sua – Pode auxiliar a sua tomada de decisão!
          Respondendo as suas indagações, recomendamos observar os seguintes pontos:

          1. Quanto à documentação: N.Fiscal da Blindagem; Certificado da Empresa Blindadora ( mesmo que esteja vencido) e Carteira do Exército ( que autorizou a blindagem) No Certificado da Empresa que Blindou o veículo deve existir a informação do tipo da Blindagem…..= + O documento de porte do veículo com a informação do Detran que se trata de CARRO BLINDADO.

          2. Transferência: Não precisa de autorização do Exército. Com os documentos mencionados contrate os serviços de um despachante – isso facilta tudo. Pela idade o carro vai passar por vistoria.

          3. Valor do veículo: Não tenho como precisar com exatidão – pois – alguns fatores implicam nessa questão. A principal é o estado de conservação da blindagem e da mecânica do veículo, estado do domicilio, kilometragem, dentre outras. Todavia, o valor médio é de 16 a 18 mil reais para um veículo blindado em bom estado ( o valor que você indica é de um carro não blindado – o carro blindado usado possui um bom deságio em relação ao carro normal). Também, se os vidros estão delaminados – isso implica em pelo menos 7.000, por baixo, para a recuperação.

          4. Se é sua vontade possuir um veículo blindado ( seja qual for a razão) sugiro continuar pesquisando outras opções. As ofertas nesse segmento são enormes….
          veja no link a seguir o numero de ofertas: http://carros.mitula.com.br/carros/honda-accord-ex-v6-blindado

          Forte abraço

          Paladino

  97. Boa Noite amigo, primeiramente meus parabéns pelo Blog….
    Um amigo me ofereceu uma Ranger Rover de ano 2006 a Diesel, porem com blindagem feita em 2011, segundo ele a blindagem não consta no documento, mas o carro esta muito bem conservado, ele me pede R$ 62 mil reais, achei um preço bom pelo nivel do carro ser top mas será que compensa ?

  98. Li em algum lugar que as blindagens tem validade de 5 anos, após isso elas deixam de ser eficientes. Isso está correto?

    Estou comprando um TR4 para minha filha e tenho receio de comprar um carro blindado achando que ela estará mais segura e se a blindagem tiver validade pode ocorrer o contrario, ela achar que esta segura e a blindagem não funcionar.

    • Marcos!
      No que diz respeito a sua dúvida, esclareço que não existir o que afirma ter tido notícia!. A blindagem de um veículo tem validade por mais de 20 anos. Desde que observado o manual de assistencia e recomendaçãoes da empresa blindadora. Isso é como a sua Televisão que vem de fabrica com a VALIDADE DE 01 ano por exemplo – o que não significa que esgotado esse prazo a sua Televisão não serve mais….e assim sucessivamente para outros bens.

      Existe uma confunsão com a questão da Garantia e da Validade da Empresa que blindou. A notícia que teve se refere a Validade de reparação de ocorrências ofertado pela empresa que blindou sem ônus. Que em outras palavras significa o seu direito de retornar a empresa para reparar defeitos que possam ter surgidos…..É como faz o fabricante de veículo. Vende com a garantia de validade de reparos de fabricação por x anos…..Assim, a validade da blindagem de responsabilidade da Blindadora pode ser de 03 anos, 05 anos e agora algumas oferecem até 10 anos….Porém nada tem a ver com a proteção da blindagem – que se bem assistidada é quase que permanente.

  99. Parabéns pelo blog!
    Eu possuo uma Defender 90 ano 2002, que foi blindada em 2006. Consta no doc a blindagem, tudo regularizado e tenho a carteirinha do exército.
    Porém o para brisa começou a delaminar e eu estou cogitando abrir mão da blindagem, visto que só tenho usado o veículo na roça e esse muito peso extra não tem nenhuma utilidade. Consegui as 3 portas (motorista, carona e traseira) originais completas (c/ vidros) por um bom preço, e estou planejando trocar o para brisa e vidros laterais da traseira por original (ou delaminar, o que for possível). E não mexer nas partes opacas.
    As minhas dúvidas:
    1- a diminuição do peso seria considerável (ainda é a blindagem antiga e muito pesada) trocando todas as portas e todos os vidros?
    2- é possível alterar o documento e retirar a blindagem? (E nem sei se eu faria, só questão de esclarecimento)
    Abs

    • Frederico! Bom Ano Novo para você! No que se refere as suas indagações, apesar de serem objetivas, a minha opinião é a de que elas deveriam ter sidas analisadas previamente. Voce sabe que a blindagem não se resume as peças apontadas por você. Poder fazer pode – porém você deve analisar que irá descaricterizar o veículo e ter tarefas administrativas onerosoas para resolver depois quando desejar passar o veículo para frente…..Além do mais seu carro irá apresentar barulhos incomodantes em terreno trepidante. Para fazer isso corretamente, só posso sugerir que procure uma empresa de blindagem e faça um orçamento das mudanças. Oficinas sem a capacitação de operar com blindagem não é recomendado. Acho que não vai gostar do preço!!!!
      A forma mais sensata de tratar dessa questão é tentar vender o veículo sem essas mudanças e procurar outra opção que o atenda.
      Devo esclarecer que isso é só a nossa opinião e, somente uma empresa blindadora pode lhe oferecer ou convencer de que é melhor vender o veículo se não está atendendo-o. Nossa limitação se deve ao fato de que estamos opinando somente com base nas suas informações sem analise visual do quadro situacional do veículo.

    • Ivson! Bom ano novo amigo!
      Estamos entendendo que você não possui os documentos legais da blindagem e o documento do carro está sem essa referencia junto ao Detran! Entendi também que deseja fazer isso. Se for isso pode regularizar sim! Todavia, voce deve procurar o vendedor. Obter dele ou do proprietário anterior os documentos necessários ( Nota Fiscal da Blindagem e cópia da carteira do exercito que autorizou a blindagem – procurar um bom despachante na sua cidade e solicitar que faça essa alteração no documento.
      Terá de verificar se o veículo está em boas condições pq – muitos Detrans só fazem isso depois de uma vistoria.

      Caso a busca da documentação esteja dificil encontrara dificuldades para regularizar e o melhor será começar a tentar a venda do veículo para alguem que aceite comprar um veículo blindado sem levar esses pre requisitos em consideração.

  100. Ola sou do rio de janeiro.. sabe como esta aqui ne rs então estou para adquirir uma Pajero tr4 ano 2008 automática valor R$ 22 mil com blindagem no documento, entretanto o camarada não tem a nota fiscal da blindagem, não tem a carteirinha do exercito, consta no documento carro blindado, contudo não tem estes documentos.. 1) Vou ter problemas? 2)o preço esta legal ou não. Claro na sua opinião ? 3)tem 2 vidros delaminados, se for para trocar o vidro, já não vai valer a pena pelo preço ? 4) tenho como fazer a vistoria no detran e passar o carro para meu nome somente com o documento constato blindado? obrigado pela resposta e parabéns pela gramatica culta e escrita perfeita. Peço desculpas desde já pela minha descrição sobre o assunto (:

    • Bruno! muito legal o seu contato! Bom Ano novo!
      Se o CRLV já possui registro junto ao Detran a transferencia fica bem mais fácil….Um bom despachante fará isso sem a necessidade dos demais documentos mencionados por você!

      Quanto ao preço está dentro da média de mercado – que varia entre cidades. Todavia, voce acusa a delaminação de dois vidros ( entendi que nesse caso os para-brisas estão bons….) O preço do veículo sairá muito da média se o orçamento de troca for superior a 5.000 reais – e isso só uma empresa blindadora poderá oferecer para você) que com base no orçamento permiti a você avaliar o preço final.

      Chamo sua atenção para o fato de que existem outros aspectos do estado do veículo e da blindagem que devem ser observados – nem sempre visiveis – tais como a suspenção, pneus, trincados de painel, ruidos excessivos, motorização, gerador, dentre outros. Não se limite aos vidros. Pague uma vistoria em uma empresa blindadora para lhe oferecer um relatório do quadro situacional. Caso contrário você poderá não está fazendo um bom negócio como pode achar que está fazendo.
      O primeiro trimestre de cada ano sempre oferece umas boas oportunidades de carros blindados bons. – Que tal olhar outras opções?
      abraços
      Paladino

  101. boa tarde, estou querendo trocar meu carro blindado, azera 2014, pois estou tendo muitos problemas na suspensão, estou pensandoem comprar um corolla, gostaria de saber se alguem tem informação se a suspensão do corolla é mais resistente, ou se tem algum outro carro mais apropriado para blindar..

    grato

    • Prezado Isaias – é consenso entre as empresas que o veículo mais adequado é o utilitário esportivo. Mais alto e robusto, o SUV suporta bem a blindagem e encara melhor uma colisão que se mostre necessária para escapar de uma situação de risco.

      Modelos com câmbio manual não têm restrições técnicas, mas vão virar mico, já que nesse segmento quase todos os carros são automáticos: além de mais confortáveis, eles reduzem a possibilidade de o motorista deixar o motor morrer numa emergência. Uma versão sem ar-condicionado, então, nem pensar, pois os vidros estarão fechados o tempo todo.

      No mercado, os preferidos são Toyota Corolla (barato, fácil de blindar, é simples e robusto e tem ótima liquidez na revenda), Honda Civic (é como o Corolla, mas com liquidez e porta-malas menores), VW Tiguan (não é um SUV luxuoso muito caro, motor de 211 cv, alta liquidez), Hyundai Tucson (barato e discreto, apesar do motor fraco) e Evoque (preferido no alto luxo, motor de 240 cv e câmbio de nove marchas).

      O fato principal é conhecer um pouco da qualidade da empresa blindadora – pois a suspensão e o reforço adequado é uma peça fundamental em face o excesso de peso que a blindagem soma ao veículo.

  102. Bom dia! Tenho um VW TOUAREG V8 BLINDADO e a blindagem aparentemente esta delaminando porem consegui perceber q e o POLICARBONATO “É O Q PARECE RS” gostaria muito de saber se eu consigo tirar essa película de policarbonato?!! Porem estou com medo de acabar trincando o vidro!!! Desde ja agradeço a atençao! Se me dessem essa luz ficarei grato! Wpp(15)974077800 se puderem entrar em contato cmg pelo whatsapp ficarei mais grato ainda

    • Amigo, sem visualização do quadro situacional seria uma aventura oferecer um parecer que o satisfaça! Por se tratar de um veículo blindado – não entendi se voce se refere ao policarbonato da blindagem do vidro ou de alguma pelicula – tipo insulfim que esteja aplicada sobre o vidro blindado. Se for só a pelicula é possivel retirar e não irá danificar os vidros. pelicula aplicada sobre policarbonato sempre apresentara bolhas porque o policarbonato emite gás – o que gera a bolha . Certamente, a melhor recomendação é passar numa empresa de blindagem….

  103. Estou querendo adquirir um veículo Zafira elite 8v. Flexpower 2005/2005 blindado lllA
    Está com a documentação em dia mas tem uma bolha no vidro lateral direita traseira só veículo isso vai me causar problemas na vistoria do veículo?
    Não sei nada sobre carros blindados então gostaria de saber sobre garantia se tem tempo de uso?
    O pneu direito traseiro está com uma bolha e preciso comprar outro terei dificuldade em encontrar pneus para carro blindado?
    Agradeço se puderem me ajudar…pois tem muita gente falando para eu não fechar negócio.
    Pois o custo é muito alto.

    • Cara Suzana, não sei se já encontrou resposta para os seus questionamentos. Demoramos para oferecer essa resposta, porque nosso site e blog foi invadido por robôs…..gerando uma enorme confusão.
      Mas vamos lá! :
      Garantia da Blindagem: A idéia de que a garantia tem tempo ou validade – Isso só vale para a parte da empresa blindadoura. ( que oferece x anos de garantia para reparação de danos eventuais a blindagem); No que se refere a blindagem propriamente dita não existe um tempo validade. Ela é quase que perene ( claro que, se as recomendações, cuidados, tratamentos e revisões forem observados).
      No que se refere ao veículo blindado e a sua aquisição, o modelo indicaado por você não é o que podemos considerar um bom carro para o nível da blindagem que possui. Porque digo isso. Por que a blindagem pesa muito na estrutra do veículo. Então, os problemas que mencionou são pequenos, muito embora onerosos, diante de outros que face a idade e kilometragem desse veículo poderá vir a tê-lo.
      Qualquer empresa blindadora pode oferecer orçamentos sobre os atuais danos. Isso ti permitirá avaliar a relação custo x benefícios.
      Quanto a vistoria no Detran, talvez passe, desde que, as bolhas não estejam comprometendo a visibilidade do veículo.
      Bom! Sugiro procurar um carro mais novo, baixa kilometragem, e que tenha procedencia documental sobre revisões da blindagem e mecânica do veículo. Quando comprar vai gostar. Se sentir seguro com a familia nessa terra de sem DEUS é muito!

  104. Prezados boa tarde.
    Excelente iniciativa em ter esse espaço para informações úteis aos interessados em veículos blindados. Estou acostumado a ler muita coisa na internet apenas copiada e colada e também cheia de informações erradas ou imprecisas.
    Embora aqui nesse site a maior parte das informações estejam corretas, existem algumas precisando ser retificadas ou atualizadas pois podem levar o leitor a ser mal orientado, que são as seguintes:
    Primeiro em relação as cintas metálicas na quarta dica e no final do texto.
    Existem 3 tipos de cintas de proteção para rodas e pneus de carros blindados e nenhuma delas impede o esvaziamento dos pneus alvejados por projéteis de armas de fogo conforme é afirmado no final do campo de perguntas frequentes. A citada de aço 2,5 mm é a mais fajuta das 3 e infelizmente a mais oferecida pelas blindadoras por seu baixo custo. Na prática só “dificulta” que o pneu vazio saia do aro e nada mais. Considero impensável trafegar quinze ou vinte quilômetros com o pneu vazio em velocidade baixa, sem que bem antes de completar tal trajeto, primeiro o pneu e depois a roda sejam muito danificados e até mesmo destruídos pelo atrito desses itens no asfalto sob o peso do veículo. Quem já tentou andar com um pneu arriado sabe que o veículo se arrasta com muita dificuldade. Com relação a cinta de fibra de nylon com 6,5 cm ela realmente impede que o aro da roda toque o chão, mas considero altamente improvável que permaneça íntegra trafegando num percurso de 35 quilômetros na velocidade de 80km/h. Já tive veículo blindado com essa cinta da fabricante inglesa Hutchinson Rodgard e precisei usá-la em 3 ocasiões. Na última, quando insisti em trafegar mais de 5 quilômetros em velocidade bem baixa, ela se partiu, acabou com meu pneu e por pouco não destruiu minha roda. As únicas cintas que conseguem trafegar em trechos medianos a velocidades moderadas são as feitas de borracha com interior em aço flexível fabricadas pelas empresas Shield Tyres & Wheels ou a Flats Over, ambas extensamente testadas com vídeos no Youtube e certificadas pelo Instituto CESVI Brasil. Infelizmente são muito caras custando no mínimo R$ 3.500,00 o jogo com 4, pois tive oportunidade de cotar seus preços.
    Em segundo lugar com relação à clássica e nonsense pergunta dos leigos no assunto de blindar somente os vidros, acho inadequado usar a frase “possível” mas não recomendado por questões de custo. Na verdade deve-se dizer “proibido” ou ao menos “expressamente não aconselhado”, já que certamente nenhuma empresa blindadora irá concordar com tal absurdo, e muito menos o Ministério do Exército iria homologar tal prática. É importante deixar claro para o leitor, que blindagem automotiva é coisa séria que segue rígidas normas de segurança com normas específicas, não admitindo variações e adaptações bizarras.
    Em terceiro lugar, a maior parte das blindagens pesa algo em torno de 200 quilos ou mais, sendo a carga adicional de apenas 130 quilos algo bem pouco comum, teoricamente possível somente em picapes de pequeno porte cabine simples derivadas de veículos sedan ou hatch, por estas usarem menos vidros balísticos que são os reais responsáveis pela maior parte do peso das blindagens.
    Por último em quarto lugar, a maior parte dos vidros blindados é formado não por 5 camadas de vidro comum e sim por 3 camadas de vidros balísticos mais resistentes, separados por 2 películas de PVB (polivinil butiral), mais 1 quarta camada interna de policarbonato, separadas por uma película de PU (poliuretano), ou a variação mais leve com 2 camadas de vidro mais 2 de policarbonato, com 2 de PVB e mais 2 de PU. Por último a mais moderna onde a camada de policarbonato é substituída por hard-polyurethan que na laminação se funde com a terceira camada de vidro mais interna, o que irá impedir o processo de delaminação dos vidros por um período de tempo muito maior de 8, 10, 12 ou mais anos ao invés dos atuais variando entre 2 e 5 anos para ocorrer esse efeito indesejado.
    Espero ter contribuído com esse espaço.
    Muito grato.
    Mario.

  105. Olá, gostaria de tirar uma dúvida…
    irei comprar um honda civic blindado, ano 2007.

    o valor para o seguro é o mesmo/
    ouvi dizer que fica mais caro…
    obrigado.

    • Prezado Celso! No que se refere ao sua consulta, informo que, O Seguro de carro blindado, em relação ao carro não blindado, possui o custo do seguro da blindagem – que é adicionado como sendo um acessório ( equipamento) adicionado ao veículo em carater permanente. Por isso, a depender do perfil do condutor, do uso, e do cep, pode ou não ter um preço diferente em relação ao carro não blindado. Existe também a possibilidade de não conseguir fazer o seguro em face do tempo da blindagem – normalmente, as seguradoras não aceitam fazer o seguro de carro blindado, cuja blindagem tenha mais de 05 anos ( se essa for a garantia da blindagem – existente na certificação da empresa blindadora).

  106. Comprei um honda civic 2007 em são paulo tudo por telefone,só não sabia que era blindado,tenho o recibo de quitação tudo preenchido, em meu nome, mas não fala nada de blindagem no documento ,vou conseguir passar para meu nome?

    • PREZADO SERGIO! EXISTEM INFORMAÇÕES QUE NÃO TEMOS, RAZÃO PELA QUAL, NOSSA RESPOSTA PODE NÃO SER COMPLETA…MAS VAMOS LÁ! INDEPENDENTEMENTE, SE COMPROU DE PESSOA FISICA OU JURÍDICA, VOCÊ DEVE SOLICITAR A NOTA FISCAL DA BLINDAGEM, O CERTIFICADO DA EMPRESA BLINDADORA JUNTAMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DA BLINDAGEM. COM ESSES DOCUMENTOS, NA VISTORIA DO SEU VEÍCULO, O NOVO DOCUMENTO VIRÁ COM A INFORMAÇÃO DA BLINDAGEM – REGULARIZANDO ASSIM A SITUAÇÃO DO VEÍCULO JUNTO AO DETRAN DO SEU ESTADO.

    • CARO CLEBER CRISTIANO! PODE FAZER A RETIRADA DA BLINDAGEM É POSSÍVEL. O CUSTO QUE É INVIAVEL….. QUANTO AOS VIDROS TAMBÉM É POSSÍVEL – SÓ QUE VOCE TERÁ, DIGAMOS, EFEITOS COLATERAIS QUE NÃO SÃO RECOMENDÁVEIS. .A substituição dos vidros blindados por vidros originais, além de economicamente inviável, deixaria buracos enormes entre o vidro e o acabamento do veículo, uma vez que painel e forração de portas são cortados para receber os vidros blindados.”…EM RESUMO, CUSTA CARO E A POSSIBILIDADE DE BATIMENTOS NAS CALHAS É GRANDE E CRIARÁ UM ENORME STRESS AO DIRIGIR EM FACE DO BARULHO..
      COMO DISSE1 PODER, PODE. SÓ QUE NÃO É RECOMENDDÁVEL E É ONEROSO NA RELAÇÃO CUSTO DO PROCESSO X PREÇO DO VEÍCULO.

  107. O que fazer com um veículo após expirada a validade da blindagem? Por exemplo, uma BMW 540I Protection blindada de fabrica, ano 2000, com 17 anos. Consigo licenciar um veiculo desses, mesmo estando em bom estado?

    • Olá Amigo!

      Esclareço que a Blindagem possui carater de equipamento permanente incorporado ao veículo. E, se, as manutenções foram feitas em conformidade com as recomendações da empresa de Blindagem, melhor ainda!

      ….Blindagem expirada não existe. O que ocorre é a Garantia da Empresa de Blindagem que vence ( para as reparações dentro do período, observado o manual e o tempo concedido pela a empresa). Então! a blindagem é uma coisa e o certificado de gaarantia da fabrica é outra coisa. É como por exemplo: A garantia do carro okm – possui X anos de garantia do fabricante – o que não significa que depois disso o veículo esteja desablitado para uso. Licenciar! sim, voce consegue.
      Paladino

  108. Em primeiro lugar, parabéns e muito obrigado pela ajuda a todos que nos interessamos em receber esclarecimentos pertinentes a veículos blindados. Sou leigo no assunto , e tenho muitas dúvidas em relação ao assunto. 1.Existe alguma diferença entre o veículo ser blindado de fábrica ou blindado por empresas especializadas depois da aquisição do mesmo? Se sim, quais são? 2.Se o veiculo for blindado de fábrica, quais os documentos ele deve possuir? 3.Qual o consumo em circuito urbano para um mercedes E430 2001 blindado de fábrica? 4.No que consiste a revisão de blindagem de um veículo? No caso de eu adquirir um veículo blindado, para que o mesmo seja transferido para o meu nome, preciso de um certificado de revisão da blindagem? 4.Por fim, o que significa a sigla B4 , que acompanha a descrição deste modelo de mercedes? Muitíssimo por vossa colaboração. GRANDE abraço.

    • IZAQUEU! EU AGRADEÇO MUITO O CONTATO. PEÇO DESCULPAS PELA FALTA DE TEMPESTIVIDADE. NOSSO SISTEMA DE INTERNET, VEZ POR OUTRA É ATACADO POR PESSOAS INDEVIDAS E NÃO EM VINDAS….
      NO QUE SE REFERE A SUA CONSULTA, NOS SEMPRE RESPONDENMOS COM A INFORMAÇÃO DE QUE – OPINAMOS TENTANDO SOMAR NOSSAS INFORMAÇÕES AS QUE JÁ POSSUI OU JA FORAM PESQUISADAS.
      1. SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CARROS BLINDADOS DE FABRICAS E CARROS BLINDADOS POR EMPRESAS PARTICULARES : A QUESTÃO É A SEGUINTE: O setor de blindagens tem que seguir a norma ABNT NBR 15000:2005, que atualiza a antiga legislação utilizada pelo setor de blindagem, desde seu surgimento no Brasil. A nova norma classifica as blindagens para impactos balísticos e fixa critérios de avaliação. Além de disso, especifica como deve ser realizadas a fabricação, a rastreabilidade, o acabamento e a embalagem da blindagem, e determina os requisitos de avaliação, os métodos de ensaio e os níveis de aceitação e rejeição das mesmas.
      A norma aplica-se tanto às blindagens transparentes (vidros) quanto opacas (lataria). A ABNT NBR 15000:2005 envolve materiais e composições balísticas e suas associações, de acordo com os níveis de proteção, diretamente relacionados à forma, material, ângulo de incidência, energia e área do impacto – FALANDO-SE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. AO PASSO QUE O VEÍCULO BLINDADO, TOTALMENTE IMPORTADO OBDECE A NORMA Ao nível internacional, as normas do National Institute of Justice (NIJ) e da European Normalisation (EM) são balísticas que classificam materiais balísticos de acordo com sua capacidade de impedir uma perfuração
      EM FIM! É POSSIVEL DEFINIR UMA RESPOSTA QUE A BLINDAGEM SEGUE NORMATIZAÇÕES, COM PEQUENAS VARIAÇÕES, IGUAIS EM QUASE TODOS OS PAÍSES, EXCETUANDO-SE CASOS PONTUAIS E A QUALIDADE DA EMPRESA BLINDADORA;

      2. QUAIS DOCUMENTOS DEVE POSSUIR: CERTIFICADO DA EMPRESA BLINDADORA – NOTA FISCAL DA BLINDAGEM
      3. CONSUMO: A BLINDAGEM SIGNIFICA PARA O SEU VEÍCULO UM ACRESCIMO DE PESO EM TORNO DE 200 KILOS SEM A SUA CAPACIDADE DE PASSAGEIROS. SEM MUITA PRECISÃO, O CONSUMO DO CARRO BLINDADO É MAIS 40% A MAIS DO QUE O CARRO NÃO BLINDADO AO FINAL DE CADA 12 MESES.;
      4. REVISÃO DE BLINDAGEM : EXISTEM DUAS FORMAS: A) AS RECOMENDADAS NO MANUAL DA EMPRESA BLINDADORA ENQUANTO ESTIVER DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA; B) AS DE DESGATE NATURAL, PRINCIPALMENTE, SUSPENSÃO, FREIOS, GERADOR
      QUE DEVEM SER REVISTAS PERIODICAMENTE POR EMPRESA ESPECIALIZADA.
      5. DOCUMENTO DE TRANSFERENCIA: DUT DO VEÍCULO COM O TERMO DE BLINDAGEM APLICADO PELO DETRAN – COPIA DA NOTA FISCAL DE BLINDAGEM E O CERTIFICADO DA EMPRESA BLINDADORA, INDEPENDENTE DA DATA DE VALIDADE DA MESMA.
      6. TERMO B4 : SIGNIFICA QUE A BLINDAGEM SEGUIU AS NORMAS INTERNACIONAIS E CORRESPONDE A BLINDAGEM MAIS SEGURA QUE EXISTE. ( nível III-A (NIJ) ou B4 (EN))

  109. bom dia, tenho um corolla com blindagem apenas nas portas e nos vidros, porem devido a delaminação foram retiradas as peliculas de policarbonato, e no documento do carro não consta a informação de veiculo blindado, será que mesmo assim preciso fazer todo o traminte para poder colocar a informação no documento ?.

  110. Bom dia, tudo bom?

    Para adquirir um veículo blindado no leilão, a “empresa” desse leilão exige o CR (Certificado de Registro) para eu poder dar o lance. Como obter esse documento? No site desse leilão não aparece informações do veículo, como placa, renavam, etc, apenas fotos do veículo, km rodados.. enfim…

  111. o meu golf nao conta brindagem no documento , a duvida eé , que mesmo com a brindagem no documento, eu nao precisar de autorizacao da policia e exercito? sim ou nao? que eu preciso e o que todos dizem, me falam tbem se nao tiver brindagem no documento se a policia prende e muito dificio de retirar do patio, se tiver brindagem no documento a policia pode prender ? mesmo sem autorização? sao essas duvidas.

    • DE ACORDO COM AS NORMAS DO DENATRAN DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SERVIÇO DE LICENCIAMENTO ANUAL:

      DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

      Original do Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
      Comprovante de residência (original ou cópia), que será anexado ao processo, caso o cliente tenha alterado seu endereço dentro do mesmo município.
      CASO 02 – Quando NÃO há a informação “VEÍCULO BLINDADO” no campo das observações do CRV/CRLV:

      O cliente realizará o serviço de Licenciamento Anual, juntamente com a Alteração de Características (blindagem).
      DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

      Original e cópia do documento de identificação;
      Original e cópia do CPF;
      Original e cópia do comprovante de residência (documento com menos de seis meses de emissão e recebido através dos Correios);
      Duda de Alteração de Características no código 002-7 pago em qualquer agência bancária por meio de GRD;
      Original do Certificado de Segurança Veicular (CSV);
      Original da autorização do Exército, conforme a Resolução CONTRAN nº 292/2008, para blindagens realizadas após 22.08.2002;
      Nota fiscal quando o serviço for anterior a agosto de 2002;
      CRV original;
      A informação “VEÍCULO BLINDADO” deverá constar no campo das observações do CRV e do CRLV recebidos pelo cliente.

  112. Bom Dia ! Estou comprando um Nissan 2008 Blindado, mas não esta marcado no documento , o atual proprietário esta me informando que para este ano de veiculo não era necessário a restrição de blindagem no documento , e sim sempre manter o contrato da blindadora junto com os documentos do veiculo , gostaria de saber se procede esta informação ? Já pesquisei e a blindadora que fez este carro não existe mais ** Formula Blindadora ** caso não proceda a informação prestada pelo vendedor , o que eu irei precisar fazer para regularizar este documento e não ter problemas , caso seja parado em alguma blitz . Obrigado

    • Prezado Marcio, Desculpe a demora! Não sei se a resposta irá ajudar mais! Tivemos problemas de invasores no site – somente agora – solucionado. Mas é o seguinte:
      Pelas normas vigente o registro de blindagem no documento do veículo é obrigatório. Como também, a existencia do Documento Certificador da Blindagem por empresa credenciada pelo exercito.
      O que pode ser feito é você procurar o Detran da Cidade para transferir o veículo para o seu nome com a informação de que se trata de veículo blindado. Em caso positivo, então conclua sua compra somente a partir dessa transferencia.

  113. estou vendo se compro uma Pajero Full ano2004 por 37mil blindagem feito na imbrabrindagem feito em2004 mais não consta no documento pra por no documento o que teria que fazer e se compensa compra está sem de laminação o que vcs acham

  114. Boa noite
    Comprei um passat ano 2006/2007 o veículo e blindado.No CRLV e no recibo de compra e venda não consta BLINDAGEM mas junto com os documentos veio o certificado de registro de blindagem de veículo com expedição no ano 2009
    O carro já foi vendido depois da blindagem que ocorreu para 3 pessoas e em nenhuma das transferências foi colocado a observação de blindagem no documento, eu posso dirigir o carro mesmo sem o CR e mesmo sem estar no documento a observação de blindagem, pois vou transferir o carro para meu nome e já passou na vistoria. Aguardo retorno

    • Henrique, voce e muitas outras pessoas tem conseguido emplacar ou tranferir de nome o veículo blindado sem essa informação no documento do veículo. Não é certo! Todavia, a maioria das intervenções policiais não se atentam a essa observação. É um risco sim! todavia, ande com o certificado da blindagem para se defender caso seja necessário. Não exiba logo, não. Só se for questionado. Pelo Denatran o registro da blindagem no documento é obrigatório. Abraços

  115. Boa noite amigo,
    Estou em negociação com uma BMW 325 blindada de fábrica com 57 mil km rodados, segundo o proprietário.
    Eu gostaria de lhe pedir gentilmente o que devo investigar no carro para fechar a compra ou não!
    Grato, cordialmente.

    • Prezado Evandro! É um enorme prazer falar com você! No que concerne a sua indagação, entendi, salvo engano, que a sua preocupação se refere a questão da Blindagem. Assim vou limitar a minha resposta a este item e não ao veículo, propriamente dito. Então verifique: Estado dos pneus; existencia ou não de delaminações nos vidros – principalmente nos traseiros, se existem trincas no painel; estado dos amortecedores; acione para baixar e levantar os vidros para identificar se não existe travamentos – data da última troca da bateria. Quanto a documentação: se o documento Detran possui a identificação de veículo blindado. Certificado de Blindagem com a cópia da Nota Fiscal. Adicionalmente, verifique se existe o manual da empresa blindadora com as orientações e veja também as datas de validade da garantia da blindagem. Importante ver se o veículo não sofreu alguma colisão. Lembro que se você faz seguro é um bom verificar a cópia da apolice anterior ou vigente – Lembrando que se a blindagem tem mais de 06 anos ( não tenho como avaliar por falta do ano do modelo) você terá dificuldades para contratar o seguro. Se desejar mais segurança – encaminhe o veículo para uma empresa Blindadora fazer um check-up. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *