SAIBA COMO COMPRAR UMA APÓLICE DE SEGURO PARA SEU CARRO

bons orçamentos só com especialistas

 

O preço do seguro de um veículo é determinado pela análise de riscos das seguradoras, que têm a liberdade para estipular quanto custam seus produtos. No entanto, alguns padrões relacionados ao carro são comuns a todas as companhias e é possível se aproveitar deles para economizar na hora da contratação.

No total, 11 milhões de brasileiros têm contratos em seguradoras, de acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenASeg).       O crescimento do seguro de automóvel chegou a 6,5% no ano passado. Com tantas empresas no mercado, o mais indicado é que se pesquise em pelo menos quatro delas.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) não interfere diretamente nos preços praticados. “A Susep acompanha as políticas de tarifação por meio das análises, nas quais são apresentados resultados, incluindo informações relativas à sinistralidade apurada”, explica Luciana Carreira, coordenadora do órgão.

A economia do preço do seguro do seu pode ocorrer quando o contratante examina o tipo de cobertura oferecido. Analise se as coberturas oferecidas atendem as suas necessidades, compatíveis com os eventuais prejuízos que possam ocorrer.

Além disso, a forma de pagamento pode significar alguma redução do custo. Praticamente todas as seguradoras têm várias formas de pagamento disponíveis: parcelamento com juros, sem juros, à vista com desconto. Se o segurado tiver capacidade econômica é bom que opte pelo pagamento a vista ou em até 04 parcelas sem juros ou 06 parcelas sem juros, a depender da seguradora.

.Na hora da contratação é bom atentar para algumas informações:

Contrate somente as garantias adicionais e serviços que considere úteis ou necessários. -Serviços adicionais como estacionamento livre, carro reserva, seguro para vidros, lanternas, retrovisores, assistência residencial, seguro residencial, danos morais, autonomia de guincho acima de 200km e acessórios só encarecem o preço do seguro.

Faça seu pedido de cotação com corretora oficial ou corretor que apresente a sua habilitação da SUSEP para seguro de todos os ramos e que possa apresentar preços de no mínimo quatro seguradoras. Por quê?          A política de preços entre as empresas é livre, é importante pesquisar e o corretor oficial tem essa possibilidade. Dessa forma, são possíveis preços diferentes do seguro com a mesma relação custo x benefícios.

Não esqueça que: Carro estacionado na rua encare o valor do seguro. Mas é aconselhável que o proprietário fale a verdade. Uma resposta mentirosa no preenchimento do perfil do seguro é considerada fraude. Se o preço do seguro subir demais por conta disso, é válido fazer um orçamento em algum estacionamento privado nos arredores do trabalho ou da residência para contar com o desconto da seguradora para o item de proteção e guarda do veículo.

Incluir mais um condutor no seguro custa mais caro. Ainda mais se a segunda pessoa tiver menos de 25 anos. No entanto, é importante que a informação não seja omitida na hora de preencher o perfil. Se não tiver jeito, encare esse extra;

A instalação de um rastreador no veículo pode baratear o seguro. Na maioria das seguradoras, esse sistema é oferecido gratuitamente, a depender do tipo, marca e valor.  Se o segurado já possuir um rastreador, precisa se comprometer a deixá-lo ativo durante a vigência da apólice. Algumas empresas podem dar um desconto de até 30% na apólice, variando de acordo com o carro e localização;

Algumas seguradoras oferecem descontos que podem ser de fidelidade – quando o segurado renova há anos com a mesma empresa -, por experiência – para quem possui seguros sem sinistro -, e até familiar, concedido a partir do segundo seguro emitido por membros de uma mesma família;

Se você não possui um segundo veículo, recomendo que não deixe de contratar a garantia de carro reserva, desde que você observe se pode pagar pela garantia de no mínimo 15 dias. No Estado da Bahia, é difícil ter seu carro reparado em um tempo inferior a 20 dias, e aconselho ainda a contratar o carro reserva tipo básico com ar.

Se você só utiliza o veículo dentro da grande salvador, por exemplo, ou em um raio de até 100 km, reduza o preço do seguro solicitando a Assistência 24 horas, tipo básica ou simples.

Se você possui um veículo importado, novo ou seminovo não fique sem a cobertura de retrovisores e faróis. Hoje, em média esse tipo de reparo chega ser de800, a 5.000, contra uns 10% desse preço para comprar a garantia do seguro.

Se desejar fazer o seguro, mas está com o orçamento apertado, contrate o seguro total com Franquia Majorada por que essa mesma franquia em caso de perda total do seu veículo por colisão ou roubo desaparece. Só será cobrada na perda parcial.

Se você possui um veículo financiado ou em regime de leasing, recomendo, urgentemente, contrate uma apólice de seguro, mesmo que tenha de pagar mês a mês.

Não economize no valor da garantia de Danos Corporais. O valor mínimo dessa garantia deve de R$100.000, menos, a Lei de Responsabilidade Civil e os advogados vão te dar muito trabalho. Só para você ter ideia a diferença entre 50 e 100 mil reais não passa de 30,00 por ano.

Felipe Paladino

9236-3616

Socyal seguros

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SAIBA ANTES DE COMPRAR UM CARRO BLINDADO

SAIBA ANTES DE COMPRAR UM BLINDADO

Resultado de imagem para foto de carro blindado

PRIMEIRAMENTE VOCÊ TERÁ QUE DECIDIR SE VAI COMPRAR UM CARRO:

  • USADO QUE FOI BLINDADO,
  • VAI BLINDAR O CARRO QUE VOCÊ TEM,
  • OU SE VAI COMPRAR UM CARRO NOVO BLINDADO.

NOS TRÊS CASOS VOCÊ TEM QUE TOMAR CONHECIMENTO SE A EMPRESA QUE BLINDOU OU VAI BLINDAR SEU CARRO, TEM ALGUM CERTIFICADO OUTORGADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO, SE NÃO FOR ASSIM NÃO TEM COMO SABER SE FORAM OU VÃO SER COLOCADOS NO SEU VEÍCULO OS PRODUTOS DEVIDAMENTE CONTROLADOS.

O CUSTO DE UM CARRO BLINDADO USADO SEMPRE É MUITO MENOR QUE BLINDAR UM CARRO NOVO, MAS DESSE JEITO NÃO E FÁCIL SABER (SE NÃO EXISTIR UMA NOTA FISCAL) QUAL FOI O NÍVEL DA BLINDAGEM QUE FOI COLOCADO NO CARRO.

OS NÍVEIS DE BLINDAGEM SÃO SEIS, MAS NA REALIDADE CADA EMPRESA APLICA SEU CRITÉRIO, PODENDO DE ALGUM JEITO TER MAIS OU MENOS NÍVEIS DE BLINDAGEM.

SE ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR UM CARRO USADO BLINDADO, VEJA ESTAS DICAS:

PRIMEIRO: PROCURE BOLHAS E DESCASCADOS NAS PELÍCULAS QUE COBREM O VIDRO BLINDADO, QUE NÃO PODEM EXCEDER 1 CENTÍMETRO, TENHA EM CONTA QUE TRINCAS DE ATÉ CINCO CENTÍMETROS NA PARTE EXTERNA SÃO ACEITÁVEIS, MAS SE FOR NA PARTE INTERNA TERÁ QUE TROCAR.

SEGUNDO: ENTENDA QUE A BLINDAGEM BÁSICA NO NÍVEL UNO, REPRESENTA UM PESO A MAIS DEPENDENDO DO CARRO DENTRE 120 E 170 QUILOS, COM ISTO QUEREMOS INFORMAR QUE OS AMORTECEDORES E FREIOS PODEM ESTAR MAIS DESGASTADOS QUE O NORMAL OU ATÉ NO FIM DA VIDA ÚTIL.

TERCEIRO: NO CARRO BLINDADO VOCÊ NÃO PODERÁ ABRIR AS JANELAS, PORÉM O AR-CONDICIONADO TEM QUE FUNCIONAR BEM OU MUITO BEM, PORTANTO DEVERÁ CHECAR O MESMO E SE ELE NÃO TEM O FUNCIONAMENTO APROPRIADO TERÁ QUE TROCAR FILTROS, CARREGAR GÁS E FAZER UMA HIGIENE DO MESMO.

QUARTO: TERÁ QUE SE INFORMAR BEM SE O CARRO TEM AROS METÁLICOS NAS RODAS, ISTO É DENTRO MESMO DOS PNEUS QUE PERMITEM PROSSEGUIR O CAMINHO UNS QUINZE QUILÔMETROS COM OS PNEUS VAZIOS, E SE FOR ASSIM TENHA CERTEZA QUE ESSE CARRO VALE MAIS; PARA SABER SE É VERDADE TERÁ QUE VERIFICAR O CERTIFICADO ORIGINAL EMITIDO PELA EMPRESA QUE BLINDOU O CARRO, CASO CONTRÁRIO TERÁ QUE DESMONTAR AS RODAS E VERIFICAR SEU PESO, COMPARANDO-A COM OUTRA DO MESMO CARRO OU DA RODA AUXILIAR OU ESTEPE.

QUINTO: NO NÍVEL DE PROTEÇÃO, MAIS DE 95% DAS BLINDAGENS DO BRASIL É DO TIPO III-A, PARA MUNIÇÃO ATÉ 9 MILÍMETROS E MAGNUM .44, SUFICIENTE PARA RESISTIR A TODA ARMA DE MÃO. A DE NÍVEL II SUPORTA ATÉ 9 MILIMETROS E .357 MAGNUM.

SEXTO: UMA TIRA DE AÇO SOBREPOSTA IMPEDE QUE A BALA ENTRE NO CARRO PELO ESPAÇO ENTRE O VÃO DA PORTA E O BATENTE. ESSA TIRA DE REFORÇO É CHAMADA DE OVERLAP OU FRAME. CONFIRA COM A BLINDADORA SE SEU CARRO TEM.

SÉTIMO; O CARRO DEVE SER TODO DESMONTADO PARA A BLINDAGEM, PODE HAVER PEÇAS DE ACABAMENTO SOLTAS. UM TEST-DRIVE PODE DENUNCIAR RUÍDOS DE PEÇAS MAL COLOCADAS. CONFIRA SE AS BORRACHAS DE VEDAÇÃO ESTÃO PERFEITAS, PARA EVITAR FUTURAS INFILTRAÇÕES.

OITAVO: PERGUNTE À EMPRESA QUE BLINDOU O CARRO SE ELA PROTEGEU MAÇANETAS, ANCORAGEM DO CINTO E FIXAÇÃO DO RETROVISOR, ÁREAS QUE NEM SEMPRE SÃO BLINDADAS. QUALQUER LUGAR DESPROTEGIDO PODE SER UM PONTO DE ENTRADA PARA UMA BALA.

NOVE: VErifique SE TODAS AS PARTES OPACAS ESTÃO PROTEGIDAS COM CHAPAS DE AÇO OU MANTA BALÍSTICA.

EMPRESAS  pouco CUIDADOSAS NÃO BLINDAVAM COLUNAS,       A DIVISÃO ENTRE MOTOR E CABINE E A SEPARAÇÃO ENTRE PORTA-MALAS E BANCO TRASEIRO.

DÉCIMO: DEVERÁ TESTAR TODOS OS BOTÕES DO VIDRO ELÉTRICO. COM O EXCESSO DE PESO, ALGUNS PODEM DEIXAR DE FUNCIONAR.

DÉCIMO PRIMEIRO; DÊ PREFERÊNCIA AOS CARROS AUTOMÁTICOS, MODELOS MAIS VALORIZADOS NO MERCADO, QUE APRESENTAM MAIOR LIQUIDEZ E SÃO RECOMENDADOS EM CASOS DE EMERGÊNCIA, POIS NÃO HÁ RISCO DE DEIXAR O CARRO MORRER NUMA FUGA.

DICAS

  • PARA QUE A BLINDAGEM DURE MAIS NUNCA FECHE A PORTA COM A JANELA ABERTA, POIS HÁ O RISCO DE O VIDRO TRINCAR; NÃO DEIXE AS PORTAS ABERTAS MAIS DO QUE O TEMPO NECESSÁRIO PARA ENTRAR OU SAIR, O EXCESSO DE PESO PODE DESALINHÁ-LAS; NUNCA ANDE COM O VIDRO ABERTO EM ESTRADA DE TERRA PORQUE A TREPIDAÇÃO PODE RACHÁ-LO.
  • USE APENAS UMA FLANELA, ÁGUA E SABÃO NEUTRO PARA LIMPAR A PARTE DE DENTRO DOS VIDROS PORQUE A PELÍCULA INTERNA PODE SE RISCAR OU SE SOLTAR COM PRODUTOS ABRASIVOS OU SOLVENTES.

TAMBÉM TOME CUIDADO COM ANÉIS OU CRIANÇAS COM BRINQUEDOS.

  • FUJA DA TRAVESSIA DE RUAS ALAGADAS. SE O CARRO FICAR PRESO NA ÁGUA, A MANTA BALÍSTICA PODE SER AFETADA PELA UMIDADE, O QUE REDUZ SEU PODER DE PROTEÇÃO.
  • VENTOSAS DE APARELHOS GPS DANIFICAM O POLICARBONATO DA PARTE INTERNA DO VIDRO, O QUE PODE COMPROMETER A EFICÁCIA DA PROTEÇÃO.
  • VARIAÇÕES BRUSCAS DE TEMPERATURA TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS, HÁ RISCO DE OCORRER TRINCAS NA BLINDAGEM E A EXPOSIÇÃO AO CALOR INTENSO PODE PROVOCAR A LAMINAÇÃO DOS VIDROS.

 

PERGUNTAS FREQÜENTES DOS INTERESSADOS EM BLINDAR UM CARRO

POSSO BLINDAR SOMENTE OS VIDROS?

É POSSÍVEL, MAS NENHUMA EMPRESA RECOMENDA. GASTA-SE MUITO DINHEIRO (CERCA DE 70% DE UMA BLINDAGEM COMPLETA) PARA POUCA PROTEÇÃO.

 COMO É FEITA À ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

HÁ EMPRESAS QUE OFERECEM A MANUTENÇÃO ATÉ MESMO EM FINAIS DE SEMANA. O IMPORTANTE É VER EM QUANTO TEMPO A OFICINA DEVOLVE O CARRO.

QUAL A GARANTIA DAS EMPRESAS?

OS DEFEITOS APRESENTADOS NA BLINDAGEM SÃO COBERTOS POR ATÉ DOIS ANOS. O PROBLEMA MAIS FREQÜENTE SÃO PEQUENAS BOLHAS NOS VIDROS. ELAS APARECEM NOS ESPAÇOS ENTRE AS LÂMINAS SUPERPOSTAS.

O AUMENTO DE PESO NO CARRO INFLUENCIA A DIRIGIBILIDADE?

A BLINDAGEM MAIS COMUM TEM DE 100 A 200 QUILOS. O AUTOMÓVEL FICA UM POUCO MAIS BAIXO E O TEMPO DE FRENAGEM AUMENTA. A RECOMENDAÇÃO É CALIBRAR OS PNEUS COM A PRESSÃO MÁXIMA.

COMO FICA O NÍVEL DE RUÍDO?

UMA BLINDAGEM BEM-FEITA NÃO CAUSA RUÍDOS. ACONTECE O OPOSTO. O VIDRO MAIS GROSSO E AS PORTAS RECHEADAS DIMINUEM O BARULHO DA RUA.

POSSO BLINDAR UM CARRO POPULAR?

PODE, MAS NÃO VALE A PENA. A BLINDAGEM, ALÉM DE SAIR PELO DOBRO OU TRIPLO DO PREÇO DO CARRO, REDUZ DEMAIS O DESEMPENHO DO MOTOR.

É MELHOR BLINDAR UM CARRO NOVO, UM USADO OU JÁ ADQUIRIR UM VEÍCULO BLINDADO?

DEPENDE DA CONDIÇÃO ECONÔMICA. QUEM ESTIVER SE APERTANDO DEMAIS PARA ADQUIRIR UM BLINDADO, DEVE PESQUISAR NO MERCADO DE SEMINOVOS, POIS HÁ EXCELENTES OPÇÕES, COM RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO BASTANTE INTERESSANTE.

 QUANTO PESA UMA BLINDAGEM E FAZ MUITA DIFERENÇA NO DESEMPENHO DO CARRO?

NÃO E SIM PORQUE NÃO SE PODE BLINDAR AUTOMÓVEIS COM POTÊNCIA INFERIOR A 90 CAVALOS, ENTENDA QUE UMA BLINDAGEM PESA EM MÉDIA 200 KG.

POSSO VISITAR A OFICINA PARA SABER COMO MEU CARRO ESTÁ SENDO BLINDADO?

MUITOS NÃO DEIXAM MAIS DEVE, ENTENDENDO QUE A TRANSPARÊNCIA FAZ PARTE DO PROCESSO.

DOS VÁRIOS NÍVEIS DE BLINDAGEM QUE EXISTEM, QUAL É O RECOMENDADO? 

O NÍVEL MAIS UTILIZADO NO MERCADO É O IIIA. É O QUE SUPORTA EM GERAL TODOS OS DISPAROS EFETUADOS POR ARMAS DE MÃO.

HÁ OUTROS NÍVEIS MENORES, MAS A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO NÃO COMPENSA.

QUAL É A GARANTIA?

A GARANTIA PADRÃO É DE TRÊS ANOS.

ANTES DE BLINDAR UM USADO, CONVÉM FAZER UMA REVISÃO GERAL NO VEÍCULO?

É OBRIGAÇÃO PORQUE SE O CARRO TIVER ALGUM PROBLEMA A CULPA PROVAVELMENTE SERÁ COLOCADA NA BLINDAGEM.

QUANTO TEMPO DEMORA UM PROCESSO DE BLINDAGEM?

DE 15 A 40 DIAS ÚTEIS.

COMO IDENTIFICO UMA BLINDAGEM BEM-FEITA? 

NÃO É UMA TAREFA  FÁCIL PORQUE OS BONS ACABAMENTOS PODEM CAMUFLAR BLINDAGENS RUINS. PODE PARECER ESTRANHO VER SEU CARRO TODO DESMONTADO, MAS É MELHOR ACOMPANHAR TODO O PROCESSO DE BLINDAGEM PORQUE LHE PROPORCIONARÁ MAIOR SEGURANÇA.

UM AUTOMÓVEL BLINDADO FICA MAIS OU MENOS SEGURO EM CASO DE COLISÃO? 

EM TESE NÃO EXISTEM TESTES CONCLUSIVOS PARA SABER SE FICA MAIS O MENOS SEGURO. A SEGURANÇA MAIOR É PROPORCIONADA PELA PRESERVAÇÃO DAS REGIÕES DE DEFORMAÇÃO DO VEÍCULO LEMBRANDO SEMPRE QUE AS BLINDAGENS DEVEM SER FEITAS EM VEÍCULOS QUE SEJAM EQUIPADOS COM AIRBAG.

BASTA BLINDAR O AUTOMÓVEL PARA SAIR TRANQÜILO ÀS RUAS? 

NÃO, UMA VEZ QUE NINGUÉM SABE AO CERTO QUE REAÇÃO TERÁ NO CASO DE UMA ABORDAGEM. NÃO FALTAM HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE ACABARAM ABRINDO A PORTA POR SE ESQUECER DE QUE ESTAVAM EM UM BLINDADO.

QUANTO CUSTA BLINDAR UM AUTOMÓVEL?

TEM VARIAS FORMAS DE BLINDAR UM CARRO, PORTANTO MUITOS VALORES, O PREÇO DEPENDERÁ DO TIPO DE BLINDAGEM; BLINDAR É UM PROCESSO CARO E TRABALHOSO.

A BLINDAGEM DE CLASSIFICAÇÃO III-A É O NÍVEL DE PROTEÇÃO MAIS COMUM NO BRASIL.

CONFERE-SE O PESO ORIGINAL DO VEÍCULO. COM A BLINDAGEM, A CARGA ADICIONAL É DE CERCA DE 130 QUILOS, MAS PODE SER MUITO MAIS.

O VEÍCULO É TODO DESMONTADO. RETIRAM-SE A CAPA INTERNA DO TETO E O FORRO DAS PORTAS, BANCOS E VIDROS. FICAM SÓ LATARIA, MOTOR E PAINEL. A ESCOLHA DE UMA EMPRESA SÉRIA É IMPORTANTE TAMBÉM PARA GARANTIR QUE A REMONTAGEM SEJA CUIDADOSA.

COMEÇA A BLINDAGEM DA LATARIA. O TETO, AS PORTAS E TODAS AS PARTES PLANAS (COM EXCEÇÃO DO CAPÔ) SÃO RECHEADOS COM MANTA DE FIBRA DE ARAMIDA, MATERIAL USADO NA CONFECÇÃO DE COLETES À PROVA DE BALAS. QUANDO ATINGIDA POR UM PROJÉTIL, A MANTA DISTRIBUI E ANULA A ENERGIA PROPAGADA POR ELE, AMORTECENDO O IMPACTO.

CHAPAS DE AÇO INOX COM ESPESSURA DE 3 MILÍMETROS SÃO COLOCADAS NAS COLUNAS, NA JUNÇÃO DO VIDRO COM A LATARIA, NOS CANTOS DAS PORTAS, ATRÁS DA MAÇANETA E DOS PONTOS DE FIXAÇÃO DOS ESPELHOS RETROVISORES

AS RODAS RECEBEM UMA FINA CINTA DE METAL,  COM CERCA DE 2,5 MILÍMETROS, QUE IMPEDE OS PNEUS DE SE ESVAZIAREM, PERMITINDO QUE O CARRO PERCORRA CERCA DE 20 QUILÔMETROS NUMA VELOCIDADE BAIXA. ALGUMAS EMPRESAS ENVOLVEM A RODA COM UMA RÍGIDA FIBRA DENÁILON, COM ESPESSURA APROXIMADA DE 6,5 CENTÍMETROS. ELA NÃO DEIXA A RODA TOCAR NO CHÃO E O CARRO CONSEGUE PERCORRER CERCA DE 35 QUILÔMETROS A 80 KM/H.

OS VIDROS COMUNS SÃO RETIRADOS. NESTE NÍVEL DE BLINDAGEM, QUE RESISTE A TIROS DE MUNIÇÃO CALIBRE 44, A ESPESSURA DO VIDRO VARIA DE 18 A 21 MILÍMETROS.

CINCO LÂMINAS DE VIDRO COMUM SÃO FIXADAS UMAS ÀS OUTRAS, POR UM FILME PLÁSTICO. A PARTE INTERNA É REVESTIDA DE UM OUTRO FILME, O POLICARBONATO, TAMBÉM UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DOS FARÓIS DE AUTOMÓVEIS CONVENCIONAIS. O POLICARBONATO EVITA QUE ESTILHAÇOS SE DESPRENDAM, CASO O AUTOMÓVEL SEJA ALVEJADO.

O CARRO É REMONTADO E, ANTES DE SER ENTREGUE AO CLIENTE, PASSA POR UM CHUVEIRO ONDE SE VERIFICA SE O ISOLAMENTO DA CABINE ESTÁ PERFEITO. CHECA-SE TAMBÉM A EXISTÊNCIA DE EVENTUAIS RUÍDOS.

QUAL É O PREÇO DO SEGURO DE UM CARRO BLINDADO?  ACESSE

 

Seguro para blindados necessita de análise especial para aceitação do risco pela seguradora

A blindagem de veículos continua em alta, sobretudo no eixo Rio-São Paulo, que concentra 70% do mercado, conforme dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). “Tanto a contratação quanto a renovação do seguro para veículos blindados seguem os procedimentos habituais, acrescidos da solicitação que o cliente faz para que a seguradora analise a aceitação desse risco específico”, explica o diretor de Automóvel da Porto Seguro, Marcelo Sebastião.

O executivo confirma que a finalidade da companhia é oferecer soluções sob medida que atendem distintos perfis de clientes. “A expectativa é que, em2013, abusca por esse tipo de proteção esteja alinhada com a evolução das estatísticas de blindagem veicular que, nos últimos anos, acumulou recordes de procura, com marcas superiores a 7 mil carros blindados por ano, segundo a Abrablin”, acrescenta.

De acordo com a Associação, o perfil do usuário de blindagem é composto por 65% de homens e 35% de mulheres. Desse universo, 27% estão na faixa etária que vai de40 a49 anos, 22% de30 a39 anos e 21% de50 a9 anos. Do número total dos usuários, 75% são executivos ou empresários, 9% artistas/cantores, 7% juízes, 6% políticos e 3% de outras ocupações.

A blindagem mais praticada no mercado é a de nível III-A, que suporta até tiros de submetralhadoras9 mme revólveres 44 Magnum. A entidade reforça que se trata do nível mais adequado à atual realidade enfrentada nos grandes centros, pois garante proteção contra as maiores ameaças de armas curtas de fogo (revólveres, pistolas e submetralhadoras).

O levantamento mais recente aponta ainda que o ranking dos veículos mais blindados é composto, em ordem decrescente, pelo Range Rover Evoque (Land Rover), Tiguan e Jetta Sedan (VW), Corolla (Toyota) e XC 60 (Volvo).

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